Holanda

Van der Sar apresenta quadro estável e sem risco de morte, mas segue na UTI

Ex-goleiro sofreu uma hemorragia cerebral na última sexta-feira, enquanto passava férias na Croácia

Edwin van der Sar permanece internado em terapia intensiva na Croácia, após sofrer uma hemorragia cerebral na última sexta-feira, enquanto passava férias com a família. No entanto, as notícias sobre a recuperação do ex-goleiro são positivas. Nesta terça-feira, a esposa de Van der Sar ofereceu uma atualização sobre o estado de saúde do marido nas redes sociais do Ajax. Embora ele continue na UTI, o veterano de 52 anos está consciente e sem riscos de morte.

“Edwin ainda está na unidade de tratamento intensivo, mas estável. Ele não está em risco de morte. Todas as vezes que o visitamos, ele está comunicativo. Temos que esperar pacientemente para ver como sua situação irá se desenvolver”, explicou Annemarie van der Sar. A família do ex-goleiro também agradeceu o carinho e o apoio manifestados nos últimos dias.

Empresário de Van der Sar, Rob Jansen deu outros detalhes em entrevista à Voetbal International: “Logicamente não está tudo bem. Há coisas boas e ruins. A situação está sob controle, é como dizem. Você precisa proteger a família nesse momento. Edwin está em boas mãos, Annemarie está presente com o filho deles. Há constante contato com médicos holandeses para saber como proceder. Ele precisa descansar bastante. Estamos confiantes de que tudo dará certo, mas não é algo pequeno. A própria Annemarie teve um AVC em 2009. Ela reconhece muito do que aconteceu com ela”.

Van der Sar tinha acabado de deixar a direção do Ajax

Van der Sar havia deixado o Ajax ao final da temporada. Ídolo histórico do clube nos tempos de goleiro, o veterano trabalhou por 11 anos como dirigente dos Godenzonen. Virou um dos homens fortes nos bastidores do clube e participou de campanhas marcantes, sobretudo nas copas europeias. No entanto, havia desgaste ao redor de sua imagem e também críticas por conta dos resultados na última temporada. Em consequência, Van der Sar deu um passo para trás e renunciou ao cargo de chefe-executivo dos Ajacieden.

Antes de sua saída completa, Van der Sar auxiliou ainda no processo de transição do departamento de futebol do Ajax. A principal figura do clube neste momento é Sven Mislintat, diretor de futebol com passagens por Borussia Dortmund, Arsenal e Stuttgart. As férias garantiam um descanso ao ex-goleiro depois de uma temporada dura, em que chegou a ser vaiado pela torcida diante das decisões ruins da direção.

No sábado, o Ajax homenageou Van der Sar dentro de campo, antes do amistoso contra o Den Bosch. Todos os jogadores da equipe posaram para a foto oficial com a camisa de goleiro dos Ajacieden, com o número 1 em destaque. O duelo terminou empatado em 2 a 2.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo