Por que CEO do Ajax foi suspenso com só duas semanas de trabalho?
Alex Kroes foi desligado de seu cargo após prática ilegal de compra e venda de ações do clube
Alex Kroes teve pouco tempo para demonstrar seu trabalho como CEO do Ajax e foi suspenso de suas atividades do clube nesta terça-feira (02), após investigações apontarem que o dirigente teria praticado insider trading, uma prática ilegal de compra e venda de ações em agosto de 2023, quando foi oficialmente anunciado pelo clube.
O profissional assumiu os cargos de CEO e também de presidente do conselho deliberativo apenas no último dia 15 de março. A chegada de Kroes ao Ajax foi adiada por conta de uma cláusula de um ano de não competição em seu contrato com o AZ Alkmaar, clube no qual era diretor de estratégia de futebol internacional. O dirigente foi indicado para substituir Edwin Van der Sar, que deixou o cargo de CEO e diretor-geral em maio de 2023. Na época, Kroes chegou a comprar mais de 17.000 ações antes da sua contratação ser anunciada e este teria sido o motivo pela suspensão de seu contrato.
SB chairman Van Praag:
"Buying shares when you know that you will become a director of a listed company, while others do not know that, means you are acting with insider information. That is a crime. Suspending Alex Kroes was the only option." #Ajax | #Kroes pic.twitter.com/WPHPBR0rxO
— All About Ajax (@AllAboutAjax) April 2, 2024
Em comunicado, Michael van Praag, presidente do conselho fiscal do Ajax, afirmou que as ações de Alex Kroes não representam os ideais do clube, referindo-se a prática de insider trading. Ainda segundo a nota, tal violação não pode ser tolerada, concluindo que a posição do agora ex-CEO é insustentável.
“Estamos profundamente consternados que isso tenha ocorrido no Ajax, pois é altamente prejudicial para o clube e todos que o prezam. As ações de Alex Kroes não estão em linha com o que o Ajax representa. O momento de sua compra de ações indica insider trading. Tal violação da lei não pode ser tolerada por uma empresa de capital aberto, especialmente quando envolve o CEO.
Após uma análise cuidadosa, o conselho de supervisão concluiu, portanto, que a posição de Alex como diretor do Ajax é insustentável. Quero enfatizar que a política técnica continuará com os indivíduos no lugar e no caminho que o Ajax já estava com Alex”, disse Michael van Praag, presidente do conselho fiscal do Ajax.
Alex Kroes se posiciona sobre suspensão do Ajax
Em uma publicação feita em sua página no LinkedIn, Kroes afirmou que vai encaminhar o caso para a Autoridade dos Mercados Financeiros da Holanda (AFM), a fim de conseguir um “julgamento independente”. O ex-CEO do Ajax afirmou que comprou tal volume de ações do clube em 26 de julho por acreditar no projeto no qual estava inserido.
Kroes segue dizendo que sempre esteve envolvido no clube, seja como jogador, ou como sócio e que vai recorrer da decisão do Ajax em suspender seu contrato de trabalho.
“Sou jogador do Ajax desde os nove anos. Sempre estive envolvido no clube, como jogador e como sócio. No meu coração e depois também através dessas partilhas. Ações que comprei por envolvimento no clube. Fora da confiança no clube. Não para ganhar dinheiro rápido, mas como um sinal positivo para todas as partes interessadas. Minha bússola moral diz que não posso simplesmente aceitar esta decisão do Conselho de Supervisão. Vou agora de forma independente ao AFM apresentar a minha questão, a fim de chegar a um julgamento independente”, afirmou Alex Kroes.
O que é insider trading?
Insider trading é uma prática ilegal que consiste em comprar e vender ações de uma empresa, utilizando informações privilegiadas para garantir vantagens financeiras nas operações. Sabendo que seria contratado pelo Ajax, que é um clube-empresa, Alex Kroes investiu na compra de 17.000 ações do clube.