Holanda

Clássico Feyenoord x Ajax é suspenso por causa da polícia holandesa; entenda

O clássico entre Ajax x Feyenoord seria realizado neste final de semana, mas foi suspenso devido aos policiais da Holanda

O clássico entre Ajax x Feyenoord, que seria realizado no próximo domingo (1º), em Roterdã, válido pela 4ª rodada da Eredivisie, foi suspenso por causa da polícia holandesa, que está de greve.

Segundo o jornal De Telegraaf, o prefeito da cidade, Marrocos Ahmed Aboutaleb, alegou que, sem os policiais, não há como garantir a segurança no estádio. Como consequência, o jogo entre Ajax x Feyenoord foi adiado.

A segurança dos jogadores e do público não pode ser garantida o suficiente sem o envolvimento da polícia

— Marrocos Ahmed Aboutaleb, prefeito de rotterdam

Por exigência dos servidores, a paralisação da polícia visa melhorias nas diretrizes envolvendo a aposentadoria dos militares. Obviamente, o futebol também foi afetado no país devido à greve.

Os sindicatos dos policiais declararam que não estão surpresos com a suspensão do clássico. Eles também lamentam que a partida entre Ajax x Feyenoord não possa ser realizada sem o apoio dos servidores.

Foto: (Imago) - O último clássico terminou Feyenoord 6 x 0 Ajax, pela 29ª rodada da Eredivisie 2023/24
Foto: (Imago) – O último clássico terminou Feyenoord 6 x 0 Ajax, pela 29ª rodada da Eredivisie 2023/24

Maarten Brink, porta-voz dos quatro sindicatos que representam a polícia na Holanda, deixou claro que a paralisação não irá terminar até que as exigências dos servidores sejam atendidas:

Enquanto não houver um novo acordo para uma nova reforma antecipada ou a perspectiva da mesma, continuaremos a fazer campanha inabalavelmente.

— Maarten Brink, porta-voz dos sindicatos dos policiais

Ajax e Feyenoord se posicionam após adiamento do clássico

Tanto Ajax, quanto Feyenoord, se posicionaram após o comunicado do prefeito de Roterdã sobre o adiamento do clássico. Ambos os clubes usaram suas redes sociais para se manifestar sobre a greve dos policiais holandeses:

O Feyenoord está muito decepcionado porque a partida não pode acontecer no domingo. Como indicado anteriormente, entendemos que as pessoas defendem a sua causa. No entanto, lamentamos que, não pela primeira vez, o futebol seja utilizado para impor questões em que não somos parte. Compreendemos e concordamos que o prefeito não considera responsável permitir que a partida aconteça sem a presença da polícia.

— Feyenoord

Atual vice-campeão holandês, o Feyenoord está na 6ª posição da Eredivisie 2024/25com cinco pontos em três rodadas. O time de Roterdã está garantido na fase principal desta Champions League e aguarda o sorteio da Uefa para conhecer seus adversários.

Veja a nota oficial do Feyenoord.

O clássico, que estava marcado para domingo (1º) foi cancelado. Esta decisão foi tomada pela Prefeitura de Roterdã devido à ação policial anunciada, que resultaria em nenhuma presença policial na partida. A ação policial foi anunciada na segunda-feira (26) e gira em torno da preservação da aposentadoria antecipada. Ainda não se sabe quando a partida contra o Feyenoord será remarcada.

— ajax

Já o Ajax foi o 5º colocado da última Eredivisie, garantindo vaga nos playoffs da Liga Europa, onde enfrenta o Jagiellonia, em casa, pela partida de volta. Na ida, goleada de 4 a 1 para os holandeses. Na atual edição do campeonato nacional, a equipe de Amsterdam está no 9º lugar com três pontos em dois jogos.

Confira abaixo o comunicado oficial do Ajax.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo