Games

Gamepédia do Futebol – #20 Kick Goal

Retrocedendo enquanto simulador de futebol, o jogo foi o primeiro exclusivamente de futsal e focou inteiramente no entretenimento

Em uma época marcada pelo começo da disputa entre EA Sports e Konami pelo domínio do mercado, algumas empresas decidiram apostar em uma nova abordagem para representar o futebol. Foi o caso da TCH S.A, produtora espanhola que lançou em 1995 o primeiro jogo de futsal – por mais que a modalidade já tivesse aparecido em outros títulos como “Striker”. Protagonista do vigésimo episódio da nossa Gamepédia, Kick Goal foca apenas no entretenimento e assemelha-se à estética de jogos de luta da época.

Kick Goal é um jogo arcade em duas dimensões, visão lateral, dinâmica horizontal e com sistema de disputa exclusivamente eliminatório. Apesar de não ser recorrente para os jogos de futebol, este game utiliza-se do estilo Beat’em Up – formato de avanço lateral com cenários renderizados em duas dimensões e com plano de movimentação vertical e diagonal. Apesar de não haver progressão e os jogadores se manterem dentro do campo, a estética dos jogadores e a forma de se mover é similar aos jogos que fizeram tanto sucesso nos arcades da época.

No menu de entrada, o jogador tem apenas duas decisões a fazer. A primeira delas é a escolha dos times. São 16 equipes disponíveis que não são seleções e nem times, sendo caracterizadas apenas pela mudança das cores do fardamento e a formação no jogo. Como os jogadores não possuem individualidades e o padrão tático não é seguido, basta selecionar qual uniforme mais lhe agrada. Depois, a decisão é se o campo haverá limites de linha ou se a bola baterá nas paredes e voltará ao jogo, similar ao formato do showbol.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A jogabilidade é praticamente aleatória. Num ritmo de jogo bem arcade que em nada busca simular uma partida real, os comandos são muitos simples e a bola tem alguns comportamentos inconstantes e os goleiros também alternam de rendimento ao longo da partida. O jogo é totalmente disputado em mata-mata em partidas de 1 minuto e meio de duração e, caso haja empate, o desafiante é eliminado. Dentro da partida, cada equipe pode fazer apenas três faltas, pois, nas posteriores, acontece o tiro livre direto.

Com um ritmo frenético e foco na diversão em detrimento da simulação, Kick Goal garante sua posição da Gamepédia por ser o primeiro jogo completamente de futebol de salão. Apesar de deixar para trás muitos avanços tecnológicos dos seus contemporâneos, o jogo da TCH tenta entregar o fator que julgam mais importantes nos videogames: o entretenimento. 

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo