Gamepédia do Futebol – #1: Taito Soccer
Primeiro jogo da história utilizava o plano de fundo, mas pouco tinha do futebol em si

Para você que nos acompanha avidamente, já ficou nítido que a editoria de games terá um novo volume de conteúdos aqui na Trivela. Vamos acompanhar de perto as franquias de futebol e ajudar você a ter sucesso nessas novas edições dos simuladores. Mas como nem tudo é notícia quente e conteúdo de última hora, vamos também resgatar a história destes jogos eletrônicos e relembrar os grandes sucessos que nos trouxeram até aqui. Assim começa a Gamepédia, a nossa enciclopédia dos jogos de futebol virtual. Semana a semana, vamos construir um guia dos games que marcaram época nas décadas de simuladores de futebol, contando histórias e relembrando algumas pérolas perdidas. Como é importante começar do início, buscamos o primeiro registro de game de futebol já encontrado.
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O “Soccer” é o primeiro game de futebol da história. Ele foi um fliperama lançado em 1973 pela Taito Electronics, produtora e distribuidora japonesa de jogos eletrônicos, e tem assinatura de Tomohiro Nishikado. O engenheiro e desenvolvedor havia criado no ano anterior um dos primeiros arcades japoneses, o Elepong, bem similar à mecânica do ping-pong, e seis anos depois seria responsável pelo Space Invaders, um dos mais icônicos games da história. Desde os anos 60, a Taito construía apenas máquinas de pinball e a chegada de Tomohiro consolidou a entrada nos arcades. Antes das máquinas de jogos, a empresa foi fundada produzindo máquinas de vendas e jukeboxes.
O jogo era bastante similar aos pongs da época, em que há um bastão de cada lado de um quadrado e o objetivo é fazer o cursor ultrapassar o seu adversário. Em Soccer, o jogador controlava dois bastões, um goleiro e um atacante, como o próprio folheto de divulgação chamava. De acordo com a velocidade que girava o knob e o ponto de contato com o bastão-jogador, a bola tomava uma determinada velocidade e direção. A dinâmica pouco lembrava o futebol em si, mas assemelha-se ao joguinho “Artilheiro”. O que garante o arcade como o primeiro jogo de futebol, além do nome, é o fundo verde simulando o campo. Ao final, quem fizer 9 ou 11 gols, de acordo com a escolha antes da partida, torna-se o vencedor. O tamanho dos jogadores também poderia ser aumentado ou diminuído, alternando entre as dificuldades iniciante ou especialista.
Contextualizando a época, os pinballs já eram realidade na cena de jogos eletrônicos e os arcades tomaram conta no início dos anos 70. A Atari fez muito sucesso com Pong, lançado em 1971, e a Taito tomou carona com o Elepong. Como o formato estava consolidado, as empresas começaram a criar diferentes planos de fundo para um estilo de jogo parecido. Apesar de ainda pouco difundido no Japão, o futebol foi uma dessas alternativas. Outro exemplo contemporâneo é o Davis Cup, também da produtora japonesa, que utilizava a mesma mecânica e trazia a roupagem de outro esporte, o tênis. Naquele momento, os consoles e jogos domésticos ainda estavam sob estudo, a única possibilidade de jogo era o fliperama com o sistema de fichas.
Infelizmente, as imagens do Soccer são extremamente escassas, mas visualizando o folheto de divulgação acima dá pra ter uma boa ideia do gráfico e do funcionamento do jogo. A máquina também contava com uma reprodução do som que prometia “o som realístico de um jogador chutando a bola”. Entretanto, se hoje nós conseguimos jogar on-line com 11 jogadores no time e conversando em party, também é porque o Soccer é começa uma longa história e é um importante passo. Dentro da própria Taito, por exemplo, em 1990, é desenvolvido o Hat Trick Hero, distribuído no Brasil como Super Soccer Champ, um dos hits do Super Nintendo.
E você, já lembrou de algum jogo importante da sua infância? Tem algum jogo que não pode ficar de fora da nossa série? Deixe o seu comentário aqui embaixo e ajude a alimentar os próximos textos!
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