Copa do MundoFutebol femininoGames

FIFA 23 é anunciado com Copa do Mundo, futebol feminino de clubes e crossplay como grandes novidades

Copa 2022 masculina e Copa 2023 feminina estarão no FIFA 23 em forma de DLCS gratuitas e ligas inglesa e francesa femininas entram pela primeira vez no jogo

A EA Sports anunciou o FIFA 23 com duas novidades interessantes. Estamos em ano de Copa do Mundo e os jogadores terão DLCs das duas Copas do Mundo que vem aí, masculina e feminina. A Copa 2022, no Catar, e Copa 2023, na Austrália e Nova Zelândia, chegaram em DLCs gratuitas que os jogadores poderão baixar. Além disso, pela primeira vez o jogo terá duas ligas de clubes femininos: a inglesa e a francesa, duas das mais fortes do mundo. O jogo estará disponível globalmente no dia 30 de setembro, com acesso antecipado a quem comprar a versão Ultimate a partir do dia 23 de setembro.

O FIFA 23 será o último jogo de futebol da EA que levará o nome da entidade que dirige o futebol mundial. O contrato de licenciamento acaba e, como contamos aqui, a mudança não irá além do nome. A rigor, o que mudará é que em 2026 a EA não poderá licenciar a Copa do Mundo dentro do jogo – e a FIFA deve explorar a possibilidade de fazer um jogo exclusivo da Copa com outra parceira.

O jogo usará tecnologia Hypermotion2, o que promete trazer ainda mais realismo ao jogo. Como era de se esperar, as jogadoras também foram chamadas para gravar animações, de modo a tornar mais realista também no futebol feminino. A EA promete um novo sistema de drible inteligente, transição mais natural e fluida para o chute, mecânica de aceleração nova e percepção aprimorada do jogador.

O crossplay também é uma novidade bastante esperada. O recurso permitirá que jogadores de Playstation 5, Xbox Series S|X, Stadia e PC possam jogar entre si. As versões de Playstation 4 e Xbox One só poderão jogar entre si e não com a nova geração. O uso da tecnologia Hypermotion2 também só estará disponível na nova geração, ou seja, Playstation 5, Xbox Series S|X, PC e Stadia.

“Nós ultrapassamos os limites do realismo no EA SPORTS FIFA 23 por meio do HyperMotion2, ao utilizar tecnologia de ponta para capturar equipes profissionais masculinas e femininas em partidas de intensidade total que traduzem milhões de pontos de dados em novas animações em tempo real”, revela Nick Wlodyka, vice-presidente sênior e gerente geral da EA SPORTS FC.

“O resultado é o movimento mais natural e realista em jogos de futebol, que, quando combinado com a inclusão das Copas do Mundo masculina e feminina, futebol de clubes feminino e recursos de crossplay, envolverá jogadores, jogadoras e fãs de futebol de todo o mundo por anos por vir”.

É Copa do Mundo, amigo! Masculina e Feminina

A Copa do Mundo é sempre um evento muito esperado também nos videogames, já que a EA costuma fazer conteúdo exclusivo. Em 2018 o jogo já chegou como uma DLC gratuito – para alívio dos nossos combalidos bolsos – e desta vez será igual. A empresa não revelou quando a DLC estará disponível, mas anunciará mais adiante.

A novidade em relação à Copa do Mundo é que o jogo incluirá também a Copa do Mundo feminina, que acontecerá em 2023 na Austrália e Nova Zelândia. Assim como a masculina, trará todo o conteúdo do evento, como estádios, os times, uniformes e grafismo. É uma excelente novidade, já que a Copa do Mundo Feminina deu um grande salto em 2019 e o evento já atrai muita atenção. Também será uma DLCs gratuita, mas esta deve sair apenas em 2023, já mais próximo ao evento.

Futebol feminino de clubes da Inglaterra e França

Duas ligas importantes do futebol feminino estarão no FIFA 23, o que marca a primeira vez que a franquia terá clubes femininos. A Barclays Women’s Super League, da Inglaterra, e a Division 1 Arkema, da França, estarão completamente licenciadas no jogo.

Isso quer dizer que os times ingleses, que se tornaram potências, como Manchester City e Arsenal, serão plenamente jogáveis. Na França, terá o Lyon e o PSG, para ficar nos dois clubes mais poderosos no futebol feminino.

“Estou muito feliz que a Barclays Women's Super League será uma das primeiras competições de clubes femininos a aparecer no EA SPORTS FIFA 23, com a franquia historicamente tendo uma das maiores e mais engajadas comunidades de jogos do mundo”, comenta Navin Singh, Diretor Comercial da FA.

“A visibilidade adicional que uma marca global como EA SPORTS proporcionará à nossa liga, equipes e jogadoras não pode ser subestimada. Isso apoia muito nossa ambição de acelerar o crescimento do futebol feminino na Inglaterra e destaca nosso compromisso de abrir a Barclays Women's Super League e torná-la ainda mais acessível para novos públicos em todo o mundo”.

“Esta parceria entre a D1 Arkema e a EA SPORTS é uma excelente notícia para a liga, para os clubes, para as jogadoras, mas também para os torcedores e torcedoras que, a partir deste ano, poderão descobrir suas jogadoras favoritas e participar de ativações exclusivas”, afirma François Vasseur, Diretor de Marketing da Federação Francesa de Futebol. “Representa um grande passo para a D1 Arkema como uma liga líder com seguidores em todo o mundo”.

Licenças exclusivas continuam

As ligas inglesa e francesa femininas se unem a outras muitas ligas importantes. O FIFA 23 mantém a exclusividade da Champions League, Liga Europa, Conference League, Libertadores, Sul-Americana, Premier League, Bundesliga e La Liga. Isso falando apenas das ligas exclusivas, já que outras ligas continuarão licenciadas, mas não são exclusivas. A EA diz que são mais de 19 mil atletas licenciados, mais de 700 clubes, mais de 100 estádios e mais de 30 ligas. A lista completa, porém, ainda não saiu.

A Serie A, por exemplo, não é licenciada, mas muitos dos seus clubes serão – inclusive a Juventus volta ao jogo e outros como a Inter e o Milan seguem no jogo. Além disso, há outros retornos, como o Camp Nou, agora, Spotify Camp Nou, que era exclusivo do e-Football, da Konami, mas volta a estar plenamente licenciado no FIFA 23.

Outros estádios que estarão no jogo e não estavam na edição passada são Allianz Arena (Bayern), Allianz Stadium (Juventus). Stadio Olimpico (Roma/Lazio) e City Ground Stadium (Nottingham Forest). Será a primeira vez que o City Ground, do Forest, aparece na franquia. Os outros já estiveram em algum momento e retornam.

O FIFA 23 também terá o retorno de algumas seleções completamente licenciadas no jogo. São elas: Croácia, Senegal, Camarões, Marrocos, Gana e Tunísia. Há também uma liga nova licenciada, embora não seja das mais apetitosas para o público geral, deve agradar aos jogadores de futebol mais apaixonados: a Vanarama National League, da Inglaterra, que é a quinta divisão do país. Ou seja: serão cinco divisões da Inglaterra licenciadas no Fifa. É o único país a ter tantas divisões licenciadas no jogo.

Mais mudanças à vista

A EA ainda não detalhou, mas disse que veremos mudanças em todos os modos de jogo do FIFA 23, desde o popular Ultimate Team até o Modo Carreira, sempre muito pedido pelos jogadores. Nas palavras da produtora:

O EA SPORTS FIFA 23 apresenta uma variedade de avanços e inovações no Modo Carreira, Pro Clubs, VOLTA FOOTBALL, FIFA 23 Ultimate Team™ e muito mais. O novo sistema de treinamento do Centro de Treinamento também dará aos jogadores e jogadoras novos e menos experientes a capacidade de aprender facilmente os fundamentos do jogo e aprimorar suas habilidades antes de entrar em uma partida.

FIFA 23 é desenvolvido pela EA Vancouver e EA Romênia e estará disponível mundialmente no PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, Stadia, PS4 e Xbox One em 30 de setembro. O acesso antecipado para FIFA 23 Ultimate Edition começa em 27 de setembro de 2022.

Trailer do FIFA 23

Galeria de fotos do FIFA 23:

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo