FIFA 23: a gameplay e as novidades que a EA quer valorizar
Vìdeo e nota oficial começam a explicar as mudanças da nova edição
A EA Sports iniciou a comunicação da nova edição de seu simulador de futebol há algumas semanas, quando liberou o trailer oficial em suas mídias sociais. Agora, a empresa continua a debruçar-se sobre as novidades do jogo e divulgou nota oficial e vídeo sobre a gameplay do FIFA 23. Estruturado com os seis principais destaques do vídeo, este texto vai repercutir os itens e também mostrar algumas coisas que “escaparam” na gameplay comentada.
Hypermotion 2
A tecnologia que vai sustentar a maior parte da estrutura do jogo, em especial a gameplay, o Hypermotion 2 é mais parrudo que a versão inicial. A EA Sports destaca que foram feitas “duas vezes mais capturas do que na primeira versão” e que o processo resultou em “6 mil novas animações realistas de futebol”. A promessa é que este nível de dados vai se aliar ao machine learning para entregar uma experiência realística de futebol. Em alguns momentos do vídeo, é possível ver jogadores atrasados na última linha de defesa, em movimento nada correto no comportamento de um time. Como o jogo ainda não foi entregue, é possível relativizar – mas é algo preocupante.
Futebol Feminino de Clubes
Uma das novidades da edição 23, o Futebol Feminino recebe expansão e passa a contar com times – expansão ainda discreta, pois conta com poucas ligas e deixa de fora a importante Primeira Divisão Espanhola. Ainda assim, não deixa de ser um avanço para a representatividade feminina, já que a capa conta com Sam Kerr, do Chelsea, e os clubes da modalidade passam a integrar o jogo. Ponto positivo do vídeo da gameplay, a nova tecnologia Hypermotion 2 fez capturas de imagens exclusivas de mulheres jogando e promete entregar uma movimentação mais realista baseada nos arquétipos femininos, movimentos “assinatura” de estrelas e mecânica mais real.
Ataque
Queridinha da maioria dos jogadores, a fase ofensiva recebeu atenção da equipe de desenvolvimento da EA Sports. São diversas novas features para o FIFA 23. Os sistemas de drible técnico e de corrida foram repaginados e vão demandar adaptação no começo do próximo ciclo. Agora os jogadores contam com três arquétipos de corrida (explosivo, longo e controlado), que farão com que o comportamento ao longo do arranque seja diferente para cada fenótipo. Além disso, o “Chute Potente” é uma nova ferramenta que pode dar trabalho – assim como o Timed Shot fez quando entrou como novidade no jogo.
Houve o redesenho do sistema de bolas paradas, em especial para pênaltis e faltas. Na penalidade máxima, o jogador terá que acertar o tempo certo para bater na bola e, de acordo com a precisão, poderá colocar mais ou menos potência no chute. Para as faltas, agora há a opção de direcionar a trajetória da bola e escolher em qual parte da bola deseja que o avatar realize o chute. Promessa de mais dinâmica nos tiros livres!
Defesa
Para tentar compensar tantas melhorias no ataque, a fase defensiva também recebeu atenção. São dois principais pontos: carrinho forte e ML-Jockey. Recurso presente em jogos de futebol nos anos 90 e 2000, a entrada mais forte retorna ao jogo e deve ser uma faca de dois gumes. Vai chegar firme e bloquear recursos como o “Chute Potente”, mas pode causar cartões e expulsões se utilizado de maneira errada. Já o ML-Jockey é a forma de cercar o atacante, mantendo o defensor em postura de reação. A promessa da EA é que esta mecânica seja mais efetiva – pode relembrar o FIFA 12, quando ela foi introduzida e era muito efetiva. Praticamente, não era necessário utilizar a roubada de bola e bastava cercar.
Goleiros
Um dos pontos mais criticados, em especial no começo do FIFA 22, o comportamento dos goleiros é novamente uma das principais promessas de melhoria para a nova edição do game. O movimento dos dedos dos goleiros agora devem ser perceptíveis, isso altera a física no desvio da bola e também na parte estética do jogo. Uma nova mecânica de reação para os arqueiros agora vai levar em consideração a visão: se ela estiver encoberta, o goleiro vai demorar mais a reagir. Se estiver clara, ele vai ser muito mais forte e, inclusive, será mais sólido em bolas aéreas. Como em todos os anos, este quesito vai receber muitas críticas – esteja bom ou ruim – e sofrerá alterações no começo do jogo.
Com lançamento previsto para o dia 30 de setembro, o FIFA 23 será o último da parceria entre a entidade que comanda o futebol mundial e a Electronic Arts. O jogo contará com as duas Copas do Mundo, de futebol masculino e de futebol feminino, e já está em pré-venda.