Games

FIFA 22 terá comentarista mulher pela primeira vez na história da franquia

Alex Scott, ex-jogadora e comunicadora na BBC, trará uma nova voz ao game de futebol na versão em inglês

A EA Sports confirmou nesta quarta-feira, dia 21, que contará com uma voz feminina no FIFA 22. Alex Scott será a responsável por emprestar sua voz ao novo game da franquia. Ela publicou em suas mídias sociais a novidade e declarou que este “é um grande momento para o FIFA, para o futebol e para todas as mulheres e meninas espalhadas pelo mundo”. A ex-jogadora, e também comentarista de esportes da BBC, não escondeu a alegria com a notícia e frisou que “apesar de ser a primeira, ela não será a última”.

LEIA TAMBÉM: Com o Hypermotion, expectativa é que FIFA 22 suba de nível, mas só para a nova geração de consoles

Alex Scott é a segunda jogadora que mais vezes vestiu a camisa da seleção inglesa, com 140 aparições. Ela também representou a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A defensora fez carreira entre 2002 e 2018 e teve como principal time o Arsenal Ladies, clube pelo qual teve três passagens. Além deles, ela também vestiu a camisa do Birmingham City e do Boston Breakers, dos Estados Unidos. Em 2019, um ano após aposentar-se, ela entrou para o Hall da Fama do Futebol Inglês, honraria concedida pelo Museu Nacional do Futebol, localizado em Manchester.

Enquanto ainda jogava, Alex começou a fazer participações como comentarista em emissoras como BBC, Sky Sports e BT Sports. Formada em Jornalismo Esportivo, hoje ela é uma das mais populares especialistas esportivas da Inglaterra e esteve presente no time de cobertura da BBC da Eurocopa 2020. Scott também está escalada para a cobertura das Olimpíadas de Tóquio pela emissora britânica. Ela é destaque nas transmissões da Premier League da BBC e vai comandar a partir da próxima temporada o BBC Football Focus, revista televisiva semanal de esporte que era comandada desde 2009 por Dan Walker. O programa, que já teve Gary Lineker como apresentador, também nunca teve uma mulher à frente da atração até agora.

A entrada de Alex Scott como primeira comentarista do FIFA é um novo passo no avanço do futebol feminino no game. Lançada em 1993, a franquia só foi contar com o futebol feminino na edição de 2016, quando foram incorporadas as seleções da modalidade. Em 2019, houve uma atualização especial para a Copa do Mundo da França, contando com as 22 seleções classificadas. Três anos depois, no FIFA 22, a entrada de uma voz feminina é simbólica. Ainda assim, não há nenhuma confirmação ou rumor sobre a entrada dos clubes de futebol feminino.

Alex Scott, ex-jogadora, que comenta pela BBC (Imago / OneFootball)

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time do Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo