Copa do MundoGames
Tendência

Copa do Mundo começou no FIFA 23 com experiência divertida e que aposta no hype da competição

Com seleções e uniformes oficiais, DLC é fidedigna e sem grandes inovações

A Copa do Mundo começou no FIFA 23! A DLC que adiciona a principal competição de clubes chegou na última semana, mas só teve seu conteúdo completo com a atualização que chegou nesta quinta-feira – com a formalização dos elencos oficiais que vão ao Catar e o ajuste em itens cosméticos, como as chuteiras que antes estavam genéricas. Em uma aba nova no menu inicial, o jogador pode mergulhar no conteúdo especial em diferentes modos de jogo.

Vinícius Júnior na DLC da Copa do Mundo no FIFA 23

No menu inicial do jogo, um novo bloco foi adicionado com a logomarca do evento e a identidade visual da Copa do Mundo. Ao acessá-lo, inicia-se a vinheta com o tema oficial da competição e o menu passa por uma reformulação visual. Tudo conversa com a identidade do evento e o jogador do seu time favorito aparece vestindo o uniforme oficial de sua Seleção. Pode se tornar uma experiência corriqueira depois, mas as primeiras vezes impactaram demais e é impossível não se animar com a Copa.

Caminhos para a Taça

O modo de jogo apresenta quatro formas de explorar a Copa do Mundo: Modo Ao Vivo, Copa do Mundo, Jogo Rápido e Torneio Online. No primeiro deles, é possível jogar as 64 partidas do chaveamento oficial da competição – inclusive em uma bela estética que mostra o ingresso do jogo na parte de seleção da partida. Na FIFA World Cup você pode disputar o torneio completo do Catar com um dos esquadrões e traçar o caminho até a final ou inserir uma das Seleções que não se classificou e jogar um torneio personalizado. No jogo rápido, basta selecionar uma fase da competição e disputar um amistoso contra a inteligência artificial ou um adversário local. Caso vença a final, rola até animação da taça. Por fim, o Torneio Online é um sistema de disputa em rede que chaveia a partir das oitavas de final e possibilita o embate online – similar ao modo Temporadas.

Pedri (Espanha), Vinícius Júnior (Brasil), Virgil Van Dijk (Holanda) e Alphonso Davies (Canadá) em representação para a Copa 2022 no FIFA 23 (divulgação)

Elencos

Além das 32 seleções classificadas, também é possível utilizar outros esquadrões que não vão ao Catar – como a Noruega de Haaland ou a tetracampeã Itália. Você pode reescrever a história e adicionar um desses times no modo Copa do Mundo ou apenas testá-lo no jogo rápido.

A Seleção Brasileira é um dos tabus do simulador por não contar com seus jogadores licenciados e ser apenas composta por avatares genéricos. Este problema está resolvido no modo Copa do Mundo e jogadores do futebol brasileiro – como Weverton, Pedro e Éverton Ribeiro – foram incluídos na base de dados do jogo. Outros jogadores que não foram convocados, como Gabriel Barbosa e Edenilson, também estiveram no jogo, mas já foram retirados depois da atualização que fechou os elencos e numerações oficiais.

A Copa do Mundo no Ultimate Team

O principal modo de jogo do FIFA não poderia ficar de fora da principal competição de Seleções. O evento “Caminho para a glória” começou na última sexta-feira com cartas dinâmicas que vão evoluir de acordo com o desempenho das suas nações no Catar. Estas versões estão disponíveis em pacotes, DMEs, Objetivos e também no Sistema de Trocas. Você acompanha em detalhes no Semana Ultimate.

Foto de João Belline

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.
Botão Voltar ao topo