Games

Como comprar o Football Manager 2022 no Brasil

Football Manager 2022 será lançado no dia 9 de novembro e te mostramos como comprar legalmente no Brasil

O Football Manager 2022 está chegando. O lançamento oficial será no dia 9 de novembro. Quem comprar antes poderá desfrutar da versão beta duas semanas antes, ou seja, no dia 26 de outubro. Uma das novidades deste ano é que o jogo estará disponível desde o dia do lançamento no Game Pass, tanto para Xbox quanto para PC. Como há restrições no Brasil, será preciso dar alguns passos. Você pode checar como fazer isso mais abaixo no texto. Aqui nós iremos mostrar como comprar e ativar o seu jogo oficial de Football Manager 2022 no Brasil, mesmo que você não tenha o Game Pass. Sim, isso é possível.

No Brasil, o jogo não é oficialmente vendido, por causa dos conflitos de licenciamento, desde 2017. Ainda assim, é possível comprar uma licença e aproveitar o jogo por aqui. Assim como tudo que envolve games no Brasil, o problema é que o preço não é baixo. No PC, os jogos costumam ser mais baratos e, sem a venda no Brasil, o preço fica um pouco mais alto pela desvalorização do real, já que a versão vendida aqui acaba dependente desse valor.

Há várias formas de comprar o jogo. Há sites que vendem a licença, mas é sempre preciso tomar cuidado para se certificar ser uma versão que pode ser ativada no Brasil. Nem todas podem. Por isso, mostraremos aqui as formas que consideramos mais seguras para comprar o jogo e não ter nenhum problema legal.

As versões: completa, Xbox e Mobile

Há quatro versões vendidas do Football Manager. A mais comum é a versão completa, que é também a mais jogada, para PC. Há a versão para Xbox, chamada Xbox Edition. Esta é uma versão muito mais direta, com muito menos detalhes. Ela é uma versão diferente de todas as outras, parecida com a antiga Touch, que não existirá mais. Dá para dizer que ela é ainda mais simples que a versão Touch, priorizando que os jogadores consigam fazer mais jogos e menos tempo. Não é preciso lidar com as conversas de vestiário ou mesmo tenham que lidar com detalhes de olheiros ou mesmo de imprensa — está ainda está presente, mas bem simplificadas.

Por último, há a versão mobile. Não adianta procurar nas suas lojas de aplicativos, seja seu celular Android ou iOS: o jogo não aparece para usuários do Brasil, assim como acontece na versão completa. É possível comprar, assim como as duas primeiras versões, será preciso comprar em plataformas como o Mercado Livre para conseguir jogar. Você comprará e receberá um código para resgatar o jogo no seu celular. Esta é a versão mais difícil de conseguir e talvez valha a pena procurar outros jogos do gênero, disponíveis no Brasil, porque a versão mobile de FM, além de bem mais simplificada, é bem mais complicada e arriscada, tanto no processo de compra quanto na instalação.

Compra pelo Steam

Para comparar pelo Steam ou pela Epic, será preciso mudar a sua conta para outro país. Para fazer isso, será preciso usar um VPN. No caso do Steam, a plataforma colocou uma restrição que só é permitido mudar de país uma vez a cada 90 dias. Ou seja, caso você mude a sua conta, só poderá mudar de volta para uma conta brasileira em 90 dias. Nesse meio tempo, não é possível usar nenhum meio de pagamento local, só usando crédito do Steam, como aqueles cartões pré-pagos.

Nós aqui no site compramos pela Marton Shop, que vende pelo seu próprio site. Você terá que seguir as instruções detalhadamente, mas são bem simples e bem fáceis. Há dois jeitos de receber o jogo. A maneira mais fácil é que o vendedor crie uma nova conta para você e você já a receba com o jogo ativado. Você ainda pode usar o cupom FIDELIDADE5OFF para ganhar 5% de desconto. Há também uma promoção para quem comprar até a data do lançamento, dia 9 de novembro, com preço promocional de R$215.

Se você faz questão de jogar na sua conta atual do Steam, você terá que ceder o acesso para o vendedor entrar na sua conta e colocar o jogo lá. É um processo que exige muita confiança e, portanto, não faça se você não conhece a reputação do vendedor. Por isso podemos recomendar a Marton Shop, onde compramos aqui há alguns anos.

O vendedor entrará na sua conta, colocará o jogo lá, e te devolve. A sua conta será temporariamente mudada para outro país (o que exige uma compra) e depois receberá o jogo como presente. O vendedor te devolverá a sua conta em seguida, já com o jogo na Biblioteca, normalmente. Desta vez, a conta estará em outro país e você mesmo terá retornar a uma conta brasileira dentro de 90 dias.

O jogo ficará na sua biblioteca para sempre e é totalmente legalizado, você terá uma licença legítima, com uma licença comprada e ativada no exterior.

Como conseguir baixar o Football Manager pelo Game Pass

No PC

Para quem quer jogar pelo PC, é simples. No Windows, clique no botão iniciar e clique em configurações. Depois, em “Hora e Idioma”. Em seguida, clique em “Região”. Mude o país para Estados Unidos. Abra o aplicativo de Xbox e procure por Football Manager. Você verá que o jogo fica disponível. Por enquanto, só o Football Manager 2021 e o Football Manager 2021 Xbox Edition. A partir do dia 9, também estará disponível o Football Manager 2022.

No Console

Vá até as configurações do Xbox, entre em sistema e, em seguida, em “Idioma e localidade”. Lá, mude a localidade de Brasil para Estados Unidos. Clique em “Reiniciar agora” para que as alterações sejam registradas.

Vá até a tela de jogos disponíveis da Game Pass, procure o Football Manager. Se não quiser procurar um a um, aperte Y e pesquise diretamente pelo nome. Ao encontrar o jogo, é só clicar em “instalar”. Quando terminar de baixar, é só executar e voilà! Aí é só jogar.

Por enquanto, só está disponível o Football Manager 2021. A partir do dia 9 de novembro, estará disponível também o Football Manager 2022.

Compra pela Epic Games

A compra pela Epic pode ser feita de forma similar à da Steam. Se você não tem uma conta ou não faz questão de usar a conta atual, pode criar uma conta no exterior – usando um VPN, como o do navegador Opera, que é gratuito e confiável. Com uma conta no exterior, você precisa adicionar uma forma de pagamento. Uma delas é o PayPal, que é uma forma confiável de comprar no exterior e você pode cadastrar o seu cartão local. Isso, em tese, é suficiente. Mas o preço (US$ 49,90, no momento que escrevemos) é alto.

Se você faz questão de usar a sua conta atual da Epic, precisará mudar o país da sua conta e isso é bastante trabalhoso e é arriscado. Será preciso entrar em contato com a Epic e pedir essa mudança e esse processo pode não ser aprovado. Com a sua conta de outro país, e com o VPN ativado, você busca o jogo e faz a compra. Se você for usar um cartão de crédito, será preciso que seja internacional. Idealmente, prefira comprar créditos ou usar formas de pagamento alternativas, como PayPal. Depois da compra, o jogo estará na sua biblioteca.

Explore os recursos extras

É possível melhorar muito a sua experiência no jogo corrigindo clubes que não estão licenciados, como a Juventus, na Itália, e os times brasileiros, que vem com siglas, em vez dos nomes reais. Para isso, há diversas atualizações feitas por usuários, tanto na Oficina, dentro do Steam, quanto em sites especializados, como o fórum FManager.

Recomendamos você visitar sites especializados em Football Manager se quiser adicionar recursos interessantes ao jogo, como fotos dos jogadores e escudos oficiais dos clubes (a maioria dos clubes não tem escudos, assim como as competições, ou as federações dos países). Além do FManager, um fórum que já em si traz muitos recursos, além de discussões, há sites como o FM Scout e Sortitoutsi com complementos, pacotes de escudos e logos de competições; rostos de jogadores; camisas dos times; além de acertos de licenciamento, um dos mais importantes, corrigindo nomes de clubes ou competições não licenciados. Por lá também você encontra as instruções (em inglês) de como fazer isso).

Por fim, ressaltamos algo fundamental: somos contra a pirataria. É possível comprar a licença de forma legalizada e recomendamos fortemente que você o faça, justamente para aproveitar todos os recursos que ele tem, incluindo as atualizações que a própria SI fará no jogo. As atualizações serão constantes e acontecem ao longo de todo o ano, com atualizações para correções de rota, problemas e até atualização de elencos.

Football Manager é uma grande experiência de futebol, como poucos no mundo. Nessa categoria de managers, certamente não há nenhum outro jogador de futebol que chegue perto. Vale aproveitar. E se você comprar, nos mande a sua experiência e nos conte dos saves que você fizer! Se você permitir, publicamos aqui no site. Mande mensagem para [email protected]

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo