Copa do Mundo Feminina

Nova Zelândia confirma abertura da Copa, apesar de tiroteio em Auckland

Três pessoas foram mortas e pelo menos dez ficaram feridas no centro de Auckland, cidade que receberá o jogo de abertura da Copa

Um atirador matou duas pessoas e deixou pelo menos dez feridas em Auckland, na quinta-feira local. O atentado ocorreu horas antes da realização do jogo de abertura da Copa do Mundo Feminina na cidade neozelandesa. O atirador foi morto pela polícia. O homem de 24 anos, que cumpria prisão domiciliar por violência doméstica, abriu fogo com uma espingarda num canteiro de obras. A polícia investiga o caso para descobrir a motivação do ataque. Primeiro ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins garantiu que o horário de início do Mundial está mantido.

“Claramente, com o início da Copa do Mundo Feminina nesta noite, há muitos olhares sobre Auckland. O governo conversou com os organizadores da Fifa nesta manhã e o torneio continuará conforme planejado. Quero reiterar que não há uma ameaça maior à segurança nacional”, declarou Hipkins.

O atirador foi identificado como Matua Tangi Matua Reid. Em prisão domiciliar, o homem usava tornozeleira eletrônica e tinha permissão para se deslocar ao canteiro de obras. Entre os feridos, um policial se encontra em estado grave e foi submetido a uma cirurgia. Como não há, a princípio, qualquer correlação do ataque a motivações políticas ou ideológicas, o governo neozelandês não acionou o alerta de segurança nacional.

Ataque aconteceu perto de hotéis de seleções

O ataque aconteceu no centro de Auckland, a poucos metros da área dedicada à Fan Fest da Fifa. Por conta disso, o evento suspendeu seu horário de início. A polícia local fechou ruas de acesso à região. Serviços de transportes também foram interrompidos, o que pode impactar no trajeto ao estádio da abertura do Mundial. No entanto, o governo neozelandês confirmou à Fifa que o planejamento para a partida está mantido. Nova Zelândia e Noruega se enfrentam às 19h no fuso local (4h da manhã em Brasília).

Auckland será palco de nove partidas da Copa Feminina, seis na fase de grupos e três nos mata-matas. Além disso, oito delegações que disputarão o Mundial estão hospedadas na cidade – parte delas em regiões próximas ao local do ataque. A Fifa reiterou em nota oficial que está em contato com as federações e que oferece apoio a qualquer impacto que possa ter ocorrido. A Itália chegou a ter seu treinamento adiado por conta do incidente.

Seleções transmitem tranquilidade

A seleção da Nova Zelândia estava concentrada no centro de Auckland durante a manhã. Em nota oficial, a federação declarou: “Podemos confirmar que toda a equipe e os funcionários das Football Ferns estão seguros, mas não podemos mais comentar enquanto os detalhes ainda estiverem surgindo. Os preparativos para o jogo continuarão conforme o planejado”.

A seleção da Noruega também estava nas proximidades do ataque. A capitã Maren Mjelde se manifestou: “Todos provavelmente acordaram quando o helicóptero pairou do lado de fora do hotel e um grande número de veículos de emergência chegou. A princípio não sabíamos o que estava acontecendo, mas vimos as atualizações na TV. Estamos seguras. A Fifa tem um bom sistema de segurança no hotel e temos nosso próprio oficial de segurança. Todos parecem calmos e estamos nos preparando normalmente para o jogo desta noite”.

A nota oficial da Fifa

A FIFA envia suas mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas que perderam a vida após o incidente ocorrido nesta manhã em Auckland/Tāmaki Makaurau, Aotearoa Nova Zelândia. Nossos pensamentos e orações permanecem com aqueles que ficaram feridos neste trágico incidente .

Imediatamente após o incidente, o presidente Gianni Infantino e a secretária-geral Fatma Samoura entraram em contato com as autoridades da Aotearoa Nova Zelândia. A Fifa também está em contato constante com as equipes participantes afetadas por este incidente.

A Fifa foi informada de que este foi um incidente isolado que não estava relacionado às operações de futebol. A partida de abertura, nesta noite no Eden Park, ocorrerá conforme o planejado. O horário de abertura da Fifa Fan Fest no centro da cidade de Auckland/Tāmaki Makaurau será confirmado oportunamente.

As equipes participantes próximas a este incidente estão sendo apoiadas em relação a qualquer impacto que possa ter ocorrido.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo