Copa do Mundo Feminina: Espanha goleia e elimina Suíça e Japão despacha Noruega no 16º dia
Nos primeiros jogos das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, as duas favoritas conseguiram vitórias com autoridade para serem as primeiras nas quartas de final

O primeiro dia de oitavas de final da Copa do Mundo começou com duas vitórias com muita autoridade. A Espanha passou como um trator sobre a Suíça por 5 a 1, vencendo com muita facilidade. O Japão, que veio do mesmo grupo da Espanha, bateu a Noruega por 3 a 1. São as duas primeiras classificadas às quartas de final.
Copa Feminina: resultados, gols e destaques do 16º dia
Suíça 5×1 Espanha: uma aula de Bonmatí

A Espanha goleou a Suíça para avançar com autoridade para as quartas de final. O placar de 5 a 1 veio com uma facilidade imensa, com quatro gols no primeiro tempo. O time soube reagir bem até a um momento bizarro, quando marcou um gol contra.
Logo no começo do jogo, Aitana Bonmatí marcou 1 a 0. Eram quanto minutos quando a meio-campista recebeu dentro da área e, com o pé esquerdo, bateu para tirar da goleira adversária e marcar o primeiro gol do jogo.
Depois, a Espanha passou uma situação um tanto desagradável. Laia Codina fez um recuo daqueles que não se faz nunca, forte, na direção do gol e, pior ainda, longe da goleira. Um gol contra daqueles terríveis. Era o empate da Suíça sem que as helvéticas sequer tenham precisado colocar a bola na rede por si mesmas.
A Espanha voltaria a estar em vantagem aos 16 minutos. Depois de cruzamento para a área, Bonmatí desviou de cabeça e a bola sobrou para Alba Redondo tocar de cabeça e marcar 2 a 1. Aos 35 minutos, Bonmatí mais uma vez marcou. Desta vez ele recebeu dentro da área, fez o giro, tirando da marcação, e marcou 3 a 1. Um belo gol da meio-campista.
Antes do fim do primeiro tempo, mais um. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola ficou pipocando dentro da área e sobrou para Laia Codina, justamente quem tinha marcado o gol contra, marcar um a favor desta vez: 4 a 1, aos 44 minutos. Foi o placar do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o quinto gol fechou a conta da partida. Eram 24 minutos quando Jennifer Hermoso recebeu e marcou com tranquilidade, na cara do gol, com a categoria que ela se caracteriza. Fechou uma goleada com classe.
A Espanha está nas quartas de final e espera o vencedor de Holanda e África do Sul, que se enfrentam na noite deste sábado, às 23h (horário de Brasília).
Japão 3×1 Noruega: Miyazawa comanda boa vitória do Japão

O Japão é lima das seleções que apresentaram melhor desempenho em campo nesta Copa do Mundo. Diante da Noruega, uma seleção tradicional, as japonesas mostraram força mais uma vez. A vitória por 3 a 1 foi construída com autoridade pela seleção asiática, que foi melhor ao longo do jogo. A partida, disputada no Westpac Stadium, em Wellington, na Nova Zelândia, teve arbitragem da brasileira Edina Alves Batista.
O primeiro gol saiu aos 14 minutos. Depois de um cruzamento para a área, a meio-campista Ingrid Engen tentou cortar, mas acabou desviando e matando a goleira Aurora Mikalsen. Gol contra que colocou o Japão em vantagem.
Só que a Noruega não desistiu. Conseguiu o empate em uma boa jogada pela direita, aos 19 minutos, em que Vilde Boe Risa foi até a linha de fundo e cruzou alta para a área. Guro Reiten tocou de cabeça com precisão e colocou no fundo da rede: 1 a 1.
O segundo gol do Japão aconteceu logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos 49 minutos, Hinata Miyazawa fez o passe paraYui Hasegawa, que tentou devolver para Miyazawa. A defesa conseguiu desviar, mas a bola sobrou para Risa Shimizu, que finalizou para marcar 2 a 1.
O jogo era equilibrado e a Noruega tentava. Colocou em campo a estrela Ada Hegerberg para buscar o gol que poderia empatar o jogo e ao menos levar para a prorrogação. Só que o Japão matou o duelo aos 35 minutos. Aoba Fujino fez um passe preciso nas costas da defesa para Hinata Miyazawa, que, de frente para o gol, teve a calma e a categoria para tocar por baixo e marcar 3 a 1.
O Japão avança às quartas de final e espera o vencedor de Suécia e Estados Unidos, que se enfrentam na manhã deste domingo.