Champions League Feminina

Embate histórico definido: Lyon e Barcelona farão final da Liga dos Campeões Feminina

Lyon venceu o PSG duas vezes e o Barça passou, mesmo perdendo para o Wolfsburg

Neste sábado (30), a grande final da Liga dos Campeões Feminina foi definida. Pelo segundo ano consecutivo, o Barcelona brigará pelo título, mas desta vez, enfrentará simplesmente o maior campeão do torneio, o Lyon. A data para a partida já está marcada: 21 de maio, em Turim, no Allianz Stadium.

De um lado, o Lyon, que tem a confiança que só uma equipe que vem de grande hegemonia europeia pode ostentar. Sete vezes campeã do torneio, sendo cinco delas consecutivas entre 2016 e 2020, as Fenottes querem retomar o trono e contam com os gols de Ada Hegerberg para tal. Do outro, o Barcelona, que consolidou um projeto e aumentou seu investimento, alcançando sua terceira decisão europeia em quatro edições.

Barcelona 5-3 Wolfsburg (ag.)

O Barça teve uma vida razoavelmente mais fácil em busca da vaga na finalíssima: mesmo diante de um adversário com história na modalidade (dois títulos), o Wolfsburg, as catalãs não tiveram problemas para impor um sonoro 5 a 1 na ida, diante de 91 mil pessoas no Camp Nou. Na volta, jogando no gramado da Wolfsburg Arena, as alemãs impuseram um bom ritmo e venceram por 2 a 0, mas a resposta foi insuficiente para reverter o prejuízo. Os gols das Lobas foram marcados por Tabea Wassmuth e Jill Roord.

O papel das comandadas de Tommy Stroot foi bastante digno e de muita entrega nos 90 minutos restantes do duelo, colocando um poderoso Barça em situação complicada. Com mais eficácia ofensiva nos 45 minutos finais, as Lobas mostraram que com um pouco mais de capricho, a história poderia ter sido diferente. Se não deu para reverter o agregado, pelo menos o Wolfsburg feriu a autoestima das blaugrana, colocando fim à série de 48 vitórias consecutivas do Barça, que vinha desde junho de 2021.

O placar não muda o cenário em que o Barça é o grande favorito ao título do torneio. Afinal de contas, o time de Jonatan Giráldez pulverizou a concorrência vencendo todos os demais jogos da temporada. Em 2020, esse mesmo Wolfsburg eliminou o Barcelona nas semifinais da Liga dos Campeões, posteriormente perdendo para o Lyon na final. Lideradas em campo pela capitã Alexia Putellas (que fez dois gols contra o Wolfsburg), as catalãs são as atuais detentoras do título europeu e chegam com a moral de quem goleou o Chelsea na final de 2021, por 4 a 0.

Lyon 5-3 PSG (ag.)

O octa vem? O Lyon ficou de fora da final em 2021, caindo nas quartas para o rival local PSG. Mas a vingança é um prato que se come frio, e na semifinal dessa temporada os dois se reencontraram. Em dois jogos bastante acirrados, as Fenottes superaram as parisienses e garantiram a passagem para Turim, em busca do oitavo caneco.

Na ida, em casa, o Lyon fez 3 a 2 de virada, com dois gols de Catarina Macario. Para a volta, no Parc des Princes, era necessário conter o desejo das mandantes. O balde de água fria na festa local veio aos 14 minutos, com gol de Ada Hegerberg, dificultando ainda mais a redenção do PSG. O jogo ficou amarrado e, na metade da segunda etapa, Marie-Antoinette Katoto deixou tudo igual, e foi aí que a goleira Christiane Endler roubou a cena. Com defesas cruciais, a chilena impediu que seu ex-clube assumisse a vantagem no placar. Endler pegou uma finalização de Sakina Karchaoui no 1×1 dentro da área, barrando a virada. O golpe final veio em uma cabeçada de Wendie Renard, aos 38 minutos, sacramentando a vaga.

A expectativa para a final de Turim é gigantesca, por reunir dois dos melhores times da história do futebol feminino. O Barça certamente tem um diferencial no seu entrosamento e no estilo de jogo que facilita as goleadas contra quem quer que venha pela frente. Mas o que esperar quando o rival é simplesmente o elenco mais cascudo dentre todos? Faça suas apostas, pois o placar é completamente imprevisível.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo