Champions League Feminina

Ajax conquista vaga inédita nas quartas da Champions Feminina com virada histórica sobre a Roma

Ajax e BK Hacken fizeram história na Champions Feminina ao conquistarem as vagas nas quartas de final pela primeira vez; veja a classificação dos grupos C e D

No penúltimo dia de jogos da fase de grupos da Champions League Feminina, o Ajax foi a grande estrela da noite ao conquistar a classificação para as quartas de final com uma virada histórica sobre a Roma, na Arena Johan Cruijff. A equipe holandesa venceu a italiana por 2 a 1, com gol contra da eslovena Zara Kramzar, marcado quase aos 40 minutos da segunda etapa, e saltou do terceiro para o segundo lugar do Grupo C.

O Ajax tinha três pontos, na terceira colocação da chave C, atrás de PSG e Bayern de Munique – primeiro e segundo colocados, respectivamente. Para se classificar às quartas, as comandadas de Suzanne Bakker precisariam empatar ou vencer o compromisso desta terça e contar com o tropeço das alemãs. E a melhor combinação possível de resultados aconteceu no finalzinho das partidas simultâneas, quando o time de Paris empatou o placar por 2 a 2.

Houve muita festa em Amesterdã com a classificação inédita das holandesas para a etapa eliminatória da Liga dos Campeões.

Barcelona, Chelsea, Lyon e PSG avançaram como líderes de seus grupos e têm a vantagem do mando de campo nas partidas de volta das quartas de final, enquanto Ajax, Benfica, Brann e BK Hacken se classificaram como segundos lugares das chaves.

Feito histórico do Ajax sob o comando de Bakker

O confronto entre Ajax e Roma teve todos os requintes de crueldade para a torcida italiana. Primeiro, a Roma abriu o placar aos 32 minutos, depois sofreu o empate segundos antes do apito final para o intervalo e, na segunda etapa, levou a virada em um gol contra de uma de suas principais apostas, a jovem Zara Kramzar.

Já do lado holandês, o enredo foi de consagração, principalmente para a treinadora Suzanne Bakker, de apenas 37 anos, que está fazendo história no comando da equipe. Além disso, a Arena Johan Cruijff recebeu bom público em plena terça.

– Já disse isso antes, mas na nossa casa há muita força extra, energia extra. Jogamos efetivamente em 12 (jogadores) contra 11, com o público atrás de nós, recebemos um grande impulso. É fantástico – afirmou a treinadora.

O gol da vitória saiu aos 38 minutos do 2º tempo, quando o Ajax não estava em seu melhor momento em campo. O time pressionou bastante, mas não conseguia criar chances claras. Até que uma cobrança de escanteio de Sherida Spitse terminou na cabeça da adversária e, na sequência, no fundo das redes de Camelia Ceasar.

– Antes do escanteio (do gol), eu tinha uma atacante a mais pronta para entrar, mas depois não foi mais necessário. Achei incrível a maneira como jogamos os últimos minutos do jogo – completou a treinadora.

UEFA Liga dos Campeões, Women 23/24, Grupo C
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 PSG Women

PSG Women

6 3 1 2 2 10
2 Ajax Women

Ajax Women

6 3 1 2 -1 10
3 Bayern Munich Women

Bayern Munich Women

6 1 4 1 0 7
4 Roma Women

Roma Women

6 1 2 3 -1 5

Hacken supera Real Madrid e belisca vaga inédita

No Grupo D, a combinação de resultados foi interessante para o Hacken, que venceu o Real Madrid pelo placar mínimo e contou com o empurrãozinho do Chelsea, que goleou o Paris FC por 4 a 0.

Com os placares agregados, o time sueco se classificou para as quartas, tornando-se a primeira equipe do país escandinavo a atingir tal feito.

– Isto é muito importante para nós, jogadores, e muito importante para o futebol sueco, para o clube. Acho que é importante mostrar que podemos jogar a este nível – disse Elin Rubensson, meia do Hacken, que se emocionou na saída de campo ao conceder entrevista para o canal da UEFA.

UEFA Liga dos Campeões, Women 23/24, Grupo D
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Chelsea Women

Chelsea Women

6 4 2 0 10 14
2 BK Hacken Women

BK Hacken Women

6 3 2 1 1 11
3 Paris FC Women

Paris FC Women

6 2 1 3 -6 7
4 Real Madrid Women

Real Madrid Women

6 0 1 5 -5 1

Quartas de final da Champions League Feminina

Na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, a UEFA vai sortear os confrontos das quartas de final da Champions Feminina, às 9h (horário de Brasília). Todos os jogos das quartas e das semifinais terão em ida e volta. A final será disputada em partida única no Estádio de San Mamés, na Espanha.

Quartas de final
Jogos de ida: 19 e 20 de março
Jogos de volta: 27 e 28 de março

Semifinais
Ida: 20 e 21 de abril
Volta: 27 e 28 de abril

Final
25 de maio

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo