Corinthians estreia camisa inspirada em mulheres negras na final do Brasileirão Feminino
Na partida, Timão e Nike farão uma ação com crianças e distribuirão uma cartilha antirracista para quem estiver na Neoquímica Arena
Neste domingo (22), Corinthians e São Paulo se enfrentam, às 10h, pelo segundo jogo da final do Brasileirão Feminino, na Neo Química Arena. O Timão está com a vantagem após vencer o primeiro duelo por 3 a 1.
O jogo marca também a estreia da nova terceira camisa do alvinegro, que foi inspirada nas mulheres negras do clube paulista. A camisa vem com listras verticais em preto e branco, que se alternam ao logo do corpo, incluindo nas mangas, sendo a direita preta, e a esquerda branca.
— Essa camisa é uma representação da nossa luta, da nossa força, e da nossa união em busca de igualdade. Embora eu não esteja mais em campo, vestir essa camisa é uma maneira de continuar contribuindo para a luta que sempre defendi. É um lembrete constante de que somos todos responsáveis por um futuro mais inclusivo e justo, tanto dentro quanto fora de campo — disse a ex-jogadora e atual executiva de futebol do time feminino Grazi quando o clube lançou a camisa.
Dentro da gola, que está com o formato redondo, é o mote “tamo junto e misturado”, que apareceram também no primeiro e segundo uniforme.
Uma novidade fica por conta o tradicional “swoosh” da Nike, na cor branca, que dessa vez está aplicado em pé. Dentro dele, há outro “swoosh” pequeno, na cor preta. O símbolo representa a ascensão, união e aceleração do futebol feminino.
Ação para a estreia do uniforme
Além do uniforme novo com as Brabas, a Nike e o Corinthians farão uma ação antirracista no jogo. Serão distribuídas 20 mil cartilhas no final da partida, em continuidade à campanha de letramento racial iniciada no primeiro semestre.
Chamada de “Combatendo o Racismo no Futebol: Da Conscientização à Ação”, a cartilha, realizada em parceria com o Observatório de Discriminação Racial de Futebol (ODRF), busca sensibilizar os torcedores sobre o impacto do racismo no futebol.
No material é possível encontrar informações práticas sobre como agir em casos de discriminação. É possível acessar a cartilha aqui.
A final entre Corinthians e São Paulo também contará com a presença de crianças do Instituto JB12, do ex-goleiro Jonathan Borges, ex-Audax e Flamengo de Guarulhos. A ONG, sediada em Guarulhos, utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano com foco na inclusão de meninas e é apoiada pela Nike desde 2018.
A ideia é ampliar a ideia de que o acesso ao esporte também é para meninas. As crianças recepcionarão as jogadoras na zona mista antes do jogo.
Novas camisas pelo Futebol Feminino
A terceira camisa faz parte da coleção “Together We Rise” da Nike, onde a marca celebra o crescimento do futebol feminino. Liverpool, Chelsea, Inter de Milão e Atlético de Madrid, entre outros clubes patrocinados pela marca, também tiveram suas camisas especiais lançadas.
Chelsea (Inglaterra)
Defendendo o futebol feminino desde a base até a grandeza, o terceiro kit do Chelsea apresenta um padrão tartã rebelde que se inspira na cena punk de Kings Road.
Liverpool (Inglaterra)
Numa homenagem às artistas punk femininas que foram pioneiras num novo som onde o Rio Mersey encontra o Mar da Irlanda, o terceiro kit do Liverpool funde cores icônicas dos clubes com um padrão forte que presta homenagem aos artistas destemidos da cidade.
Tottenham (Inglaterra)
O terceiro kit do Tottenham Hotspur tem uma estética DIY (Do It Yourself, faça você mesmo na tradução) rebelde inspirada nas Sete Árvores plantadas na Tottenham High Road, comemorando as irmãs que plantaram as árvores e os azulejos da Estação das Sete Irmãs.
Atlético de Madrid (Espanha)
Celebrando os artistas e atletas da capital espanhola, o terceiro kit do Atlético de Madrid rompe a tradição com cores ousadas e padrões vibrantes.
Inter de Milão (Itália)
Inspirado nos criadores de tendências da cidade, o terceiro uniforme do Inter de Milão homenageia os artistas e designers que desafiaram o establishment do norte da Itália com um estilo destemido.
América (México)
Inspirado nas guerreiras astecas, o terceiro kit do Club América traz elementos gráficos que representam os valores e crenças do clube. A onça simboliza poder, ferocidade e coragem; um beija-flor é um mensageiro de alegria; um girassol mostra força e lealdade; uma planta agave representa paixão e transformação; e as borboletas simbolizam o renascimento.