Pochettino sobre Messi no PSG: “A próxima temporada será completamente diferente para ele”
Ainda com futuro indefinido, Pochettino falou sobre a adaptação de Messi ao PSG, projetou melhora e acha que o título da Ligue 1 tem que ser valorizado

O PSG viveu uma temporada que acabará com o título da Ligue 1, mas com um sentimento de frustração pela derrota na Champions League. Além de ser eliminado nas oitavas de final da competição europeia, caiu precocemente também na Copa da França e na Copa da Liga Francesa. Um dos pontos de debate intensos em Paris foi o nível de atuação de Lionel Messi, contratação estelar do time para a temporada. Para muitos, ele não rendeu o que se esperava.
“Julgar Messi dessa maneira é injusto. Não tenho dúvidas sobre sua qualidade. Messi é talentoso o suficiente para fazer o que tem que fazer. Ele fará. A próxima temporada será completamente diferente para ele”, avaliou Mauricio Pochettino.
Foi um ano de aprendizado e não apenas a nível profissional depois de ingressar no PSG, em uma nova liga e com novos companheiros de equipe, mas também em nível familiar. Isso deve ser levado em consideração. É uma grande mudança que pode afetar até mesmo um jogador como ele”, continuou Pochettino.
“É como falar de Maradona. Não estamos falando de um jogador normal: Messi está no mesmo nível de Diego Maradona. É claro que a transição do Barcelona para o PSG foi uma mudança que precisou de um processo de adaptação”, explica.
O treinador ainda defendeu o fato de conquistar o título da Ligue 1 – algo que não foi possível na temporada passada, quando o Lille é que ficou com a taça. No PSG, a pressão é para vencer a Champions League acima de tudo e a Ligue 1 é tratada como uma obrigação. Houve vaias ao longo da campanha, especialmente após a eliminação na Champions League e, na conquista do título, a torcida vaiou o time e celebrou apenas fora do estádio.
“Não é uma coisa agradável de se viver. Tivemos momentos em que os torcedores não estavam torcendo pelo time. É algo que afeta você. Essa situação me entristece porque eu era jogador do PSG e agora sou técnico deste clube. Espero que isso se resolva”, afirmou Pochettino.
A chegada de Lionel Messi adicionou ainda mais pressão para o time conquistar a Champions League. Parecia que tinha condições, mas acabou eliminado precocemente: ainda nas oitavas de final, diante do Real Madrid, em um duelo que jogou melhor a maior parte do tempo.
“Acho que devemos dar mais valor à vitória na Ligue 1. Cheguei no ano passado, o time estava em terceiro na classificação com muitos problemas e com 12 jogadores lesionados. Não vencemos. o campeonato e foi uma grande frustração para todos. É por isso que temos que valorizar o título da Ligue 1, mesmo que tenha havido a grande decepção por não termos conquistado a Champions League”.
Pochettino fala com confiança sobre a próxima temporada de Messi, mas ele mesmo ainda é uma dúvida se estará no banco no próximo ano. Na semana passada, o treinador chegou a dizer que a chance dele e Kylian Mbappé estarem no PSG na próxima temporada era de 100%, algo que provavelmente nem ele acredita.
O que se especula é que o PSG já estude substitutos para o técnico argentino. Três nomes cotados são de Antonio Conte, Joachim Löw e Thiago Motta.