FrançaLigue 1

Monaco e seus milhões estão de volta à Ligue 1. Por enquanto

Rebaixado em 2010/11, o time demorou duas temporadas para conseguir voltar à primeira divisão da França. O acesso veio neste sábado, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Nimes. Como o quarto colocado, Angers, tem 60 pontos e restam apenas seis pontos em disputa, os Rouge et Blanc estão garantidos na Ligue 1. Ao menos em tese. Porque na prática, há uma disputa política por causa dos impostos que pode impedir o Monaco de jogar o Campeonato Francês.

A campanha do Monaco até aqui é boa, mas não é excelente. Em 36 jogos, o time venceu 19, empatou 13 e perdeu quatro, resultado em 70 pontos. O segundo colocado, Guinamp, tem 64 pontos, seis abaixo com seis a disputar. O Monaco só não é campeão porque há uma pequena chance de o rival tirar os seis pontos de diferença e, então, vencer no saldo. Atualmente, o saldo de gols do Monaco é de 29 gols, mas o Guinamp chegou a 22 nesta sexta, depois de sapecar um 7 a 0 no Lens. É muito improvável, mas é possível que o Guinamp ainda leve a taça. Basta um empate em um dos dois jogos finais que o Monaco se garante como campeão.

Um dos destaques da campanha do Monaco é o Ibrahima Touré, senegalês que é o vice-líder da artilharia da Ligue 2, ao lado de Granic (Nimes), Keseru (Angers) e Dordevic (Nantes), todos com 17 gols. O artilheiro é Yatabaré, do Guinamp, com 22 gols (três deles marcados nesta sexta). E já se especula que o time irá gastar os tubos na próxima temporada, graças aos milhões de Dmitry Rybolovlev, magnata russo que gastou mais na Ligue 2 do que 19 dos 20 clubes da Ligue 1. Isso se o problema fiscal que explicamos aqui se resolver.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo