Vencer a Champions? Luis Enrique tem um plano e já comunicou a diretoria do PSG
Sem Mbappé, Luis Enrique tem a receita para tornar o PSG ainda mais competitivo e buscar a inédita Champions League

Campeão da Ligue 1, o PSG tem apenas mais um jogo para encerrar sua temporada: a final da Copa da França, contra o Lyon, neste sábado (25). Por conta disso, a diretoria já começa a pensar em 2024/25, que será o primeiro ano sem Kylian Mbappé. Como o atacante francês não conseguiu realizar o sonho dos Parisienses e conquistar a Champions League, Luis Enrique tem um plano para ser ainda mais competitivo.
Mbappé decidiu não renovar seu contrato com o Paris Saint-Germain, e a tendência é que ele vá para o Real Madrid. O treinador espanhol, por sua vez, não está preocupado, tanto que já vinha substituindo o craque francês para o time se acostumar a jogar sem ele. Agora, Luis Enrique tem uma missão bem clara: orientar Al-Khelaïfi para ele não cometer o mesmo erro dos últimos anos.
Desde a chegada do investimento astronômico do Catar, o PSG tinha o costume de gastar caminhões de dinheiro em várias estrelas. Contudo, essa estratégia não rendeu o resultado esperado na Liga dos Campeões. Portanto, o técnico espanhol quer convencer os dirigentes a contratarem jogadores para todas as posições pensando em 2024/25, e não apenas um atleta de peso para substituir Kylian Mbappé nos parisienses.
?? Luis Enrique: “I can confirm we will sign new players in every position for next season”.
“It’s also a message to the players we have in the squad right now, even the best players: next season I want two important players per position. It will be difficult to play for PSG”. pic.twitter.com/CvQoFiSJiW
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) May 14, 2024
A informação é do jornal Sport. O próprio Luis Enrique já deixou claro em entrevista coletiva que quer novas opções para “todas as posições”. O Paris Saint-Germain não pretende perder tempo no mercado, até porque a Eurocopa e a Copa América atrasará as negociações. Fato é que os parisienses podem melhorar ainda mais na próxima temporada caso tenham um elenco robusto e de qualidade.
O que o PSG precisa para a próxima temporada?
Na defesa, as únicas unanimidades do PSG são Achraf Hakimi e Marquinhos. O lateral-direito é o quarto jogador com mais minutos dentro de campo com Luis Enrique em 2023/24. O marroquino só não foi utilizado quando estava na Copa Africana de Nações, quando estava suspenso e poupado. Sem ele, os parisienses perderam (e muita) qualidade naquele setor de campo.
Hakimi é importante tanto para a marcação, quanto para o ataque, já que faz parceria com Ousmane Dembélé na direita. Por isso, o Paris Saint-Germain quer uma peça para fazer sombra ao lateral marroquino. Já o zagueiro brasileiro é a referência técnica da zaga e principal liderança do grupo. Na ausência do jogador de 30 anos, os Parisienses sofrem demais, já que Škriniar, Beraldo, Danilo Pereira e Mukiele não estão no mesmo nível.
Luis Enrique quer um zagueiro experiente para fazer dupla com Marquinhos, que foi o sexto atleta mais utilizado no PSG nesta temporada. No meio-campo, os pilares do treinador espanhol são Vitinha e Warren Zaïre-Emery. O português mostrou um belo desenvolvimento em 2023/24, repondo a saída de Verratti. O francês é uma joia com talento de sobra e visto como um titular absoluto dos parisienses pelos próximos anos.
???? Luis Enrique: “We all knew that Kylian Mbappé was gonna leave PSG. No changes, it’s all the same for us. I wish Mbappé all the best”.
“I remain convinced that next season we will be stronger. Mark my words. PSG will be stronger next season”. pic.twitter.com/LApcAdCcB1
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) May 11, 2024
O PSG precisa de outro nome para fortalecer a trinca de Luis Enrique. Por fim, o ataque é um caso à parte. Raphael Leão, Rashford e Kvaratskhelia são apenas alguns dos cotados para suceder Mbappé. Com Barcola pedindo passagem, os parisienses também precisam um artilheiro, pois Gonçalo Ramos não deve aguentar o tranco sozinho. Resta saber se os cataris vão diversificar seus investimentos, assim como deseja Luis Enrique.