Com Marquinhos e Zaïre-Emery de volta, PSG recebe o Nantes antes de decisão na Champions
De olho na partida contra o Borussia Dortmund, no meio de semana, o Paris Saint-Germain ven enfrentar um Nantes em recuperação na Ligue 1
O Paris Saint-Germain recebe o Nantes neste sábado (9), às 17h (de Brasília), no Parque dos Príncipes pela 15ª rodada da Ligue 1. Por mais que seja uma partida importante para manter a vantagem de quatro pontos para o vice-líder Nice, o foco da equipe comandada por Luis Enrique é outro: o duelo decisivo contra o Borussia Dortmund na quarta-feira (13), no Signal Iduna Park, que vale vaga nas oitavas de final da Champions League.
Até por ter aumentado a distância para a segunda posição na última rodada, com o Nice tendo sido derrotado pelo próprio Nantes, o noticiário do PSG está completamente ligado ao jogo em Dortmund. Se triunfar na Alemanha, o clube da capital francesa assegurará não apenas a vaga no mata-mata, mas também a liderança do Grupo F. Caso empate, precisará de um tropeço do Newcastle em casa diante do Milan para avançar. Já na hipótese de uma derrota, apenas um empate entre ingleses e italianos impede uma precoce eliminação na fase de grupos.
Por mais que a atenção esteja voltada para a Champions League, não significa que o Paris Saint-Germain fará pouco caso da partida contra o Nantes. Além de manter a vantagem na liderança, o compromisso deste sábado serve para manter a sequência invicta na Ligue 1 e marcar o retorno de dois importantes jogadores às vésperas do importante embate com o Borussia Dortmund.
? PSG vence e dispara na liderança
? Último colocado, Lyon vive um drama
? Fuga da zona de rebaixamento embola de vez pic.twitter.com/QrFUYY03x4— Ligue 1 Português (@Ligue1_POR) December 3, 2023
Como vem o PSG
O Paris Saint-Germain fechou a 14ª rodada da Ligue 1 com 33 pontos, quatro a mais que o vice-líder Nice. Com a vitória fora de casa sobre o Le Havre no domingo (3), o time parisiense está invicto na competição há nove partidas e vem de sete triunfos seguidos.
Em caso de um resultado positivo diante do Nantes, o PSG abrirá uma vantagem momentânea de pelo menos seis pontos, podendo chegar a sete caso o terceiro colocado Monaco não derrote o Rennes fora de casa. No domingo, o Nice recebe o Reims, que atualmente está em sexto lugar.
? Confira os melhores momentos da vitória ? o Le Havre! (0-2)
⚽️@KMbappe
⚽️@vitinha#HACPSG pic.twitter.com/tU1drg0oLL— Paris Saint-Germain (@PSGbrasil) December 4, 2023
Expulso ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Le Havre, o goleiro Gianluigi Donnarumma cumprirá suspensão e é desfalque. Assim como aconteceu no domingo, o jovem espanhol Arnau Tenas deverá substituir o italiano debaixo das traves. Por outro lado, o técnico Luis Enrique terá dois importantes retornos: o zagueiro Marquinhos e o meio-campista Warren Zaïre-Emery estão recuperados de lesão.
Marquinhos sofreu uma lesão no músculo isquiotibial direito na derrota do Brasil para a Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas, em 21 de novembro. Já Zaïre-Emery sofreu ume entorse no tornozelo direito em sua estreia pela seleção francesa, na goleada sobre Gibraltar no dia 18 do mês passado. A previsão inicial era que o garoto de 17 anos só estivesse novamente à disposição em 2024, mas sua recuperação foi confirmada por Luis Enrique em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8).
Como vem o Nantes
Já o Nantes é uma incógnita. Na nona posição da Ligue 1 com 18 pontos, os Canários vinham de três derrotas e um empate com apenas um gol marcado nos últimos quatro compromissos, mas derrotaram o até então invicto Nice por 1 a 0 no último sábado (2), no Stade de la Beaujoire. A vitória marcou a estreia do técnico Jocelyn Gouvernnnec no comando da equipe.
Por estar iniciando um novo trabalho e vir de uma improvável vitória contra o time com a melhor defesa das cinco principais ligas europeias, é difícil saber qual Nantes enfrentará o Paris Saint-Germain. De um lado, existe a possibilidade da chegada de Gouvernnnec ter afastado de vez a fase ruim e o clube conseguir outro bom resultado. Do outro, o recente triunfo pode ter sido apenas um suspiro da equipe dona da terceira pior defesa da Ligue 1, com 23 gols sofridos.
Dans les coulisses du déplacement à Paris ?? pic.twitter.com/1rLZup1Gjx
— FC Nantes (@FCNantes) December 8, 2023
Até mesmo Luis Enrique sabe da imprevisibilidade do Nantes. Na entrevista coletiva na sexta-feira, o técnico do PSG destacou não só a dificuldade em analisar um time que acabou de mudar de treinador, mas também de um adversário que estava habituado a jogar com cinco defensores (atuava assim com o técnico Pierre Aristouy) e que utilizou uma linha de quatro contra o Nice.
— A característica mais importante é que o Nantes mudou de treinador, que disputou apenas uma partida. Eles mudaram o sistema. Venceu o Nice, jogou com determinação no 4-3-3 e assumiu a liderança nesta partida. Você tem que estar muito atento. Eles também podem jogar com cinco na defesa. Dependendo do resultado, a atitude deles pode mudar. Nesta partida tudo pode acontecer. Teremos uma partida difícil de pré-analisar — afirmou Luis Enrique.