Ligue 1

Lyon engata terceira vitória seguida e faz o Nice perder o PSG de vista na Ligue 1

Apesar de sofrer um massacre no segundo tempo, o Lyon venceu o Nice por 1 a 0 e subiu na tabela da liga francesa

Engatando a terceira vitória pela Ligue 1, nesta sexta-feira (16), o Lyon superou o vice-líder Nice pelo placar mínimo, no Parc OL, e voltou subir na tabela. Orel Mangala marcou o gol da vitória ainda no primeiro tempo do confronto, válido pela 22ª rodada do Campeonato Francês.

O triunfo faz os Leões subirem duas posições na classificação, chegando pertinho dos dez primeiros, com 25 pontos. Eles estão empatados com o Strasbourg, mas ficam na 11ª posição pelo saldo de gols.

Já o Nice deixou escapar importantes pontos das mãos mais uma vez. Na rodada passada, os Aiglons perderam para o Mônaco, com direito a expulsão bizarra do zagueiro Dante, e viram o Paris Saint-Germain se isolar ainda mais no topo da tabela.

Pela 23ª rodada, o Lyon visita o Metz, em Saint-Symphorien, na próxima sexta-feira (23), às 17h (horário de Brasília), enquanto o Nice terá o Clermont como adversário em seus domínios, no domingo (25), às 11h. As equipes são a penúltima e última colocadas da liga francesa, respectivamente.

 

Sem Dante, Nice sofre na defesa

Na última rodada, o zagueiro Dante foi expulso após dar uma entrada forte no atacante Takumi Minamino, do Mônaco, com as travas da chuteira. Como era uma peça fundamental no sistema defensivo do Nice, o Lyon aproveitou a ausência para aplicar uma marcação alta.

– Isso cria um problema num time estável. Talvez eles terão problemas de coordenação, um erro de posicionamento – disse o técnico do OL, Pierre Sage, na coletiva de imprensa pré-jogo.

De fato, o problema foi criado e, mesmo longe de fazer uma partida brilhante, o Lyon provou que o brasileiro é fundamental para seus adversários. Aliás, no lance do gol, a defesa do Nice estava desarrumada.

Aos 22 minutos da primeira etapa, Ernest Nuamah rolou a bola para Mangala, que limpou o lance dentro da pequena área e chutou à curta distância no alto do gol de Bulka. Os donos da casa conseguiram levar a vantagem para o intervalo.

Nice domina o segundo tempo, mas não consegue marcar

Com apenas um golzinho marcado, o Lyon erroneamente recuou suas linhas na segunda etapa, dando mais espaço para o Nice construir jogadas pelo meio de campo. A situação gerou o domínio dos visitantes na segunda etapa, com os Aiglons tendo mais posse de bola e dobrando as finalizações realizadas: de 10 para 20.

No entanto, o massacre dos visitantes parou nas mãos de Anthony Lopes, pelo menos três vezes, e outras duas nos bloqueios do zagueiro croata, Duje Ćaleta-Car, um dos melhores jogadores em campo do time da casa.

– Queremos a manutenção após seis meses bem complicados. Queremos estar o mais longe possível da zona. Todo mundo quer aproveitar as oportunidades. Queremos seguir na Ligue 1, nosso trabalho não acabou. Se terminamos a temporada em 10º ou 12º, não importa – havia dito o defensor antes do confronto contra o vice-líder.

Assim a partida permaneceu até o fim, com Lyon se defendendo como podia, muitas vezes contando com a sorte dos chutes errados de seus adversários, ou despachando a bola para de sua área com muito afinco, mas quase nenhuma qualidade.

Botão Voltar ao topo