Ligue 1

A crise do Lyon só deve piorar e quem reconhece é o técnico Fabio Grosso: ‘Vamos perder mais do que ganhar’

Com apenas uma vitória em 12 jogos na Ligue 1, Lyon vive uma crise sem precedentes e sem perspectiva de melhora

A crise do Lyon aumentou um pouco mais após a derrota em casa para o Lille, pelo placar de 2 x 0, pela 12ª rodada da Ligue 1, em jogo realizado no Groupama Stadium. Com apenas uma vitória em 12 jogos, o gigante francês sete vezes campeão nacional seguido, entre 2001 e 2008, não lembra em nada a equipe que dominou a França sob a batuta de Juninho Pernambucano, Cris, Fred e companhia. Atualmente, o time treinado por Fabio Grosso, que fez parte deste elenco lendário do Lyon, é o lanterna do Campeonato Francês com apenas sete pontos.

A situação da equipe é tão delicada, que Fabio Grosso afirmou que o time vai mais perder do que ganhar nesta temporada e que vai brigar para escapar do rebaixamento até a metade do próximo ano, quando a Ligue 1 termina. Para o comandante, o Lyon deve se preocupar com os times que estão brigando na parte de baixo da tabela, para depois tentar pensar em algo mais ambicioso para a sequência da temporada. O momento é de muito trabalho e dedicação para tirar o time desta incômoda situação.

“ Vamos perder mais partidas do que vencer até o final da temporada. “Sabemos que vamos perder mais jogos do que ganhar, mas temos que vencer o suficiente para alcançar as equipas que estão logo à frente na classificação. Não é fácil dizer isso quando você é Lyon. Mas é assim. Hoje foi o último contra o quarto e isso transparece em campo”, disse o técnico italiano.

Técnico do Lyon ressalta a importância de manter a confiança em campo

Apesar do revés para o 4º colocado e bom time do Lille, o Lyon teve boas oportunidades para abrir o placar em casa, mas acabou sucumbindo psicologicamente após sofrer dois gols em sequência, no intervalo dos 27 aos 32 minutos da primeira etapa. Para o treinador, o momento da equipe não condiz com o tamanho do clube e por este motivo, os jogadores em campo devem se entregar mais e esquecer este início ruim de temporada para encontrar forças para se recuperar e começar a reagir na tabela de classificação da Ligue 1.

“O início do jogo foi bom (antes de sofrer dois gols em cinco minutos). A situação é muito difícil, eu sabia, mas não a este ponto.Estamos em último lugar, estamos longe do que o Lyon normalmente é. Mas devemos esquecer tudo isso. Este ano não se trata mais do Lyon dos anos anteriores, mas de conquistar mais duas posições na classificação. Não temos muitos pontos, mas temos que manter a confiança”, ressaltou o treinador.

Em 12 jogos disputados na Ligue 1, o Lyon venceu apenas um jogo, na penúltima rodada, diante do Rennes, 10º colocado, fora de casa, pelo placar de 1 x 0. No mais, o time treinado por Fabio Grosso empatou quatro jogos e perdeu sete. Além disso, o time detém o 2º pior ataque da competição, com apenas nove gols marcados e a 3ª defesa mais vazada, com 21 gols sofridos. Com apenas sete pontos na tabela, o Lyon está a cinco de distância para o Toulouse, o qual é o primeiro time fora da zona de rebaixamento com 12 pontos.

Nas próximas duas rodadas, a equipe treinada por Fabio Grosso terá dois adversários complicados nesta luta contra o rebaixamento, já que vai enfrentar times em situação um pouco melhor na tabela da Ligue 1. No próximo sábado (2), o Lyon encara o 6º colocado Lens, fora de casa, no Estádio Félix-Bollaert, às 13h (horário de Brasília e em seguida encara o Olympique de Marseille, 12º colocado, mais uma vez fora de casa, no Stade de Velódrome, no dia seis, às 17h. Conquistar pontos nestes dois próximos jogos, de preferência a vitória é de vital importância para o Lyon começar a se recuperar na competição.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo