De maneira categórica, o Lille afundou um pouco mais o Lyon na lanterna da Ligue 1
O Lille anotou dois gols no primeiro tempo e logo resolveu a parada, sem que o Lyon pegasse embalo após a primeira vitória na rodada anterior
O Lyon se permitiu criar um fio de esperança na rodada passada da Ligue 1. Os Gones finalmente tinham vencido seu primeiro jogo, numa partida contra o também cambaleante Rennes, que teve uma expulsão logo nos primeiros minutos. Contudo, a realidade voltou a derrubar o Lyon de maneira dura neste domingo. Diante de sua torcida no Estádio Groupama, o OL acabou derrotado pelo Lille por 2 a 0. Os Gones não viram a cor da bola durante o primeiro tempo, com os dois gols dos Dogues e a chance de mais. Fábio Grosso promoveu três mudanças no Lyon para a segunda etapa e o time até pareceu reviver por alguns minutos. Todavia, abusou dos gols perdidos e não conseguiu reagir. Impressiona a coleção de erros dos dois lados do campo, o que explica em partes a campanha horrível na lanterna do Francesão.
O Lyon conta com uma mescla de jogadores experientes e jovens talentosos que não dá liga, mesmo com a chegada de Fábio Grosso ao comando. O goleiro Anthony Lopes lidera a defesa, com Henrique na lateral. Maxence Caqueret é o talento no meio. Já na frente, Alexandre Lacazette tinha o apoio de Ernest Nuamah e Tino Kadewere. Pelo Lille, o técnico Paulo Fonseca dava força pelos flancos com os laterais Tiago Santos e Gabriel Gudmundsson. Já na frente, uma trinca formada por Edon Zhegrova, Yusuf Yazici e Ivan Cavaleiro apoiava o capitão Jonathan David.
Como foi o jogo
O Lille não tinha problemas para fazer o seu jogo, mesmo fora de casa. Coletivamente os Dogues funcionavam, enquanto o Lyon se mostrava uma equipe desconexa. Os visitantes ditavam o ritmo no campo de ataque, com algumas finalizações, mas um pouco de dificuldades para criar chances mais claras. Os primeiros perigos do Lille vieram em batidas de fora da área, com Gabriel Gudmundsson parando no goleiro Anthony Lopes. Do outro lado, o Lyon só foi chegar depois dos 20. Teve uma bola perigosa em lance anulado e depois uma batida de Maxence Caqueret que esbarrou numa defesa tranquila de Lucas Chevalier. O que parecia uma melhora dos anfitriões terminou sufocada com os gols.
O Lille abriu o placar aos 27 minutos. Numa bola longa do goleiro Chevalier, a defesa do Lyon se tornou uma peneira. Yusuf Yazici enfiou para Jonathan David encontrar um buraco na zaga. Passou em velocidade e finalizou na saída do goleiro. Anthony Lopes até tentou evitar um estrago maior, ao pegar um tiro de Yazici. No entanto, logo os Dogues fariam o segundo, aos 32. Numa bola mal afastada pela defesa, Tiago Santos dominou e mandou uma paulada no ângulo, sem chances a Lopes. Golaço do português. Yazici ainda poderia ter guardado o seu, mas isolou uma bola limpa, de frente para o gol. Do outro lado, o Lyon se via limitado a espasmos e Tino Kadewere não aproveitou um escanteio para descontar antes do intervalo.
O Lyon voltou com três mudanças para o segundo tempo. Rayan Cherki, Paul Akouokou e Mama Baldé entraram, enquanto Alexandre Lacazette estava entre os sacados. O Lille ainda recomeçou melhor e Anthony Lopes foi exigido, com duas boas defesas nos primeiros cinco minutos, contra Hakon Haraldsson e Jonathan David. Contudo, o Lyon cresceu na sequência, mas pecou demais na pontaria. Mama Baldé desperdiçou uma cabeçada livre na pequena área, aos 12, num erro inacreditável. Pouco depois, o goleiro Chevalier foi essencial para travar duas bolas no mano a mano, contra Kadewere e Baldé. A esta altura, os Gones já poderiam ter descontado.
Depois do apagão, o Lille acertou a marcação e conseguiu esfriar o Lyon com um pouco mais de bola no pé. O relógio passava e a partida se mostrava resolvida. Eram minutos finais arrastados no Estádio Groupama. E Anthony Lopes seguia mais exigido, com dois tiros de Jonathan David que pararam no goleiro. Um raro sinal de vida do Lyon pintou aos 42, com o garoto português Diego Moreira, que não concluiu bem. Logo depois, o Lille foi bem mais perigoso com Rémy Cabella, que tirou tinta da trave numa finalização com espaço na área. As arquibancadas esvaziaram antes mesmo do apito final, sinal da melancolia ao redor do OL.
O Lille está na briga por copas europeias. Ocupa a quarta colocação da Ligue 1, com 23 pontos, dentro da zona de classificação à Champions League. O único porém ao começo de campanha dos Dogues é o excesso de empates, cinco até o momento. Já o Lyon segue afundado na lanterna, com sete pontos. Ao menos, grande parte dos concorrentes perdeu. Os Gones ficam a quatro pontos de alcançar a zona dos playoffs contra o rebaixamento e a cinco de deixar o Z-3.