Ligue 1

Torcida do Lille dá show e vê time frustrar planos do PSG, do sempre artilheiro Mbappé, nos acréscimos

Donos da casa são premiados pela organização ao longo de todo o jogo, que teve atuação discreta do PSG, mesmo com o gol de Mbappé

Lille e Paris Saint-Germain empataram em 1 a 1 neste domingo (17), fora de casa, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Francês. Kylian Mbappé marcou o gol dos parisienses em cobrança de pênalti, enquanto Jonathan David garantiu o empate para os mandantes nos acréscimos da etapa complementar. O jogo ganhou em emoção no fim, mas, no geral, teve poucas chances reais de gol.

Linda festa da torcida do Lille rouba a cena

Para quem acha que o futebol europeu tem torcidas mornas, a do Lille é uma exceção. A festa dos torcedores na recepção do jogo contra o PSG foi de arrepiar, com mosaico, sinalizadores e faixas. Definitivamente algo que faz pressão no adversário, e a atuação dos parisienses, especialmente no primeiro tempo, confirma essa teoria. Foi bonito de ver.

Só um pedaço da festa da torcida do Lille contra o PSG (Foto: Anthony Bibard/FEP/Icon Sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Lille neutraliza PSG, que tem poucas chances na primeira etapa

Os primeiros 45 minutos foram de muita luta, mas pouca efetividade. O técnico Paulo Fonseca soube montar um bom esquema para diminuir as valências do PSG, que teve um Mbappé apagado na etapa inicial. Em compensação, os donos da casa também não conseguiram criar chances claras. O Lille se apoiou muito mais no seu goleiro Chevalier, um dos nomes do jogo até aquele ponto.

Mesmo em tarde pouco inspirada, o PSG conseguiu criar as melhores chances. Primeiro, Dembélé foi lançado em contra-ataque fulminante e tirou tinta da trave de Chevalier. Depois, o goleiro do Lille brilhou para salvar o gol de Vitinha. Mas foi só, alguns lampejos de bons momentos, mas o jogo ficou muito concrentado no meio-campo e, com isso, congestionado.

O primeiro tempo foi de muita luta, mas poucas chances reais de gol (Foto: Anthony Bibard/FEP/Icon Sport)

Mbappé abre o placar de pênalti, mas Lille vai buscar nos acréscimos

É importante valorizar os outros nomes do PSG, mas nenhum tem o apelo de Kylian Mbappé. Mesmo em atuação apagada, de poucas oportunidades, ele recebeu uma que não costuma perder. Diakité, lateral direito do Lille, cometeu pênalti, convertido pelo astro francês para dar a vantagem no jogo brigado. Uma diferença que só seria perdida com um vacilo, mas, para o azar dos visitantes, ele veio.

A pressão do Lille chegou com o fim do jogo e, já aos 49 minutos da etapa complementar, os mandantes chegaram ao empate com Jonathan David, de cabeça, no cantinho do goleiro Arnau Tenas. Destaque para o cruzamento de Rémy Cabella (lembra dele?), na medida. A equipe de Paulo Fonseca acabou premiada pela persistência e organização ao longo da partida.

Jonathan David manteve o Lille vivo na briga pelo título francês (Foto: Anthony Dibon/Icon Sport)

Lille segura PSG e se mantém vivo na briga

Mesmo com o empate sofrido no confronto direto, o PSG segue com vantagem confortável na liderança da Ligue 1. Os parisienses atingiram a marca dos 37 pontos e abriram diferença de cinco com relação ao segundo colocado, Nice. A equipe de Mbappé e companhia venceu três das últimas cinco partidas e, com a classificação sofrida na Champions League, vive momento mais tranquilo na competição. O próximo compromisso é diante do Metz, na próxima quarta-feira (20).

O Lille, em compensação, conseguiu garantir, de certa forma, a grande chance de se aproximar de vez dos líderes. Se tivesse vencido o PSG, teria atingido 31 pontos, mas agora permanece estacionado na marca de 29. Segue como quarto colocado, mas viu os parisienses se afastarem a abrirem oito de vantagem. A equipe de Paulo Fonseca encara o Strasbourg na próxima rodada.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo