Ligue 1

Calvário da Ligue 1 ganha mais um episódio: a 2.Bundesliga leva mais gente aos estádios

Falta de interesse dos torcedores na Ligue 1 acende alerta importante para o futuro do futebol na França

A Ligue 1 tem tido seguidos problemas com críticas, como as feitas por Thierry Henry sobre o número de gols, rebatida por Luis Enrique, técnico do PSG, principal time da primeira divisão da França. Após mais uma rodada da competição, um dado interessante sobre a média de torcida na primeira divisão da França chamou a atenção dos especialistas do esporte bretão após a retomada das ligas europeias depois de mais uma paralisação para a Data Fifa. A 2.Bundesliga , que representa a 2ª divisão do futebol alemão, registrou mais torcida em seus estádios do que na principal divisão do futebol francês.

E não foi pela falta de qualidade em campo que o número de torcedores na França foi inferior do que na Alemanha, já que a média de gols na Ligue 1 foi superior a três gols por jogo, sendo nove jogos disputados com 28 gols marcados. Mesmo assim, a 2.Bundesliga registrou mais torcedores se deslocando para acompanhar os jogos da divisão de acesso alemã do que no Campeonato Francês. Segundo dados coletados pelo site Transfermarkt, 28.353 torcedores se deslocaram para acompanhar as partidas na 2ª divisão da Alemanha, enquanto 26.797 torcedores franceses foram ao estádio para acompanhar aos jogos do seu time.

Algumas ações de marketing ousadas, como a do Fortuna Düsseldorf, que vai oferecer três jogos gratuitos ao seu torcedor, ajudam a entender como o interesse pelo futebol foi maior na Alemanha em relação aos números apresentados na liga francesa. Outro fator que pesa para uma maior quantidade de pessoas acompanhando jogos na 2ª divisão da Alemanha é o fato dos estádios alemães serem um pouco maiores do que na França, o que é tema de discussão entre clubes e parlamentares para que um possível aumento na capacidade de algumas arenas seja concretizada para aumentar o número de torcedores nos estádios franceses.

Ligue 1 bateu recorde de torcedores nos estádios em 2022 e projeção para 2023 é ainda maior

Apesar de ter registrado um número menor de torcedores nos estádios nesta rodada em relação à Bundesliga 2, a principal divisão do futebol francês tem batido recorde de média de público na França nos últimos anos. Na última temporada, por exemplo, a média nos estádios foi de 23.810 torcedores, maior número registrado desde então. A previsão para o fim desta temporada é de que a média de espectadores nos estádios seja ainda maior, com média de 26.797 por partida.

No total, na temporada 2022/2023, mais de nove milhões de pessoas adentraram aos estádios franceses para acompanhar os 358 jogos da última Ligue 1, um aumento de 16% em relação a 2021/2022. Em relação aos clubes, dos 18 agremiações que disputam a principal divisão da França, 17 registraram lotação de mais de 81% da capacidade de seus estádios, sendo o Olimpyque de Marseille a torcida que mais esteve presente nos jogos em casa, com média de 62.716 espectadores, à frente do próprio Paris Saint-Germain (47.418) e do Lyon (46.701).

Com 65.894 torcedores, o jogo que reuniu mais público na última temporada do Campeonato Francês foi o clássico entre Olympique de Marseille e PSG. O confronto já havia batido o recorde no 1º turno da competição, quando registrou 47.926 torcedores no Parc des Princés.

Torcida visitante nos estádios ajuda a aumentar a média de público da Ligue 1

Outro fator importante para o aumento de pessoas nos estádios da França é o atendimento prestado aos torcedores visitantes. Na temporada 2022/2023, 125.207 torcedores marcaram presença nos jogos do seu time quando esteve fora de casa, um aumento de 53% em relação à 2021/2022, em média, 350 adeptos dos clubes de fora da cidade do time mandante acompanharam as 358 partidas do seu time do coração, longe dos seus domínios, mostrando que o futebol francês é um espetáculo para todos acompanharem.

Clubes como Reims, Toulouse e Auxerre registraram mais de 100% de aumento na média de público visitante em seus estádios na última temporada. Entre as torcidas que mais saem para acompanhar seus times figuram o Lens, o Marseille e o PSG, que representam mais de um terço da quantidade de torcedores que saem de suas cidades para assistir e apoiar seus times nos jogos fora de casa.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo