Ligue 1
Tendência

A punição do PSG a Messi parece o fim definitivo da passagem do argentino em Paris

Aos 35 anos, Messi só tem contrato até o fim da temporada e a punição parece decretar que a passagem do argentino por Paris está em seus últimos dias

O Paris Saint-Germain anunciou uma punição a Lionel Messi, depois que o atacante foi visto na Arábia Saudita e teria viajado sem autorização do clube. Segundo a agência de notícias AFP, o clube abriu um procedimento disciplinar contra o jogador pela viagem a Riade, capital saudita. A visita do argentino, de 35 anos, ao país é parte de um contrato de patrocínio que ele tem com o país árabe. O episódio marca o que deve ser o fim da passagem de Messi pelo PSG, em um divórcio que vem se construindo nos últimos meses.

Messi está suspenso dos jogos e também dos treinos, segundo a informação da AFP. O clube, porém, não anunciou a duração da suspensão. O que já se sabe é que ele não participou do treino nesta quarta-feira e nem estará no jogo contra o Troyes, no domingo. Provavelmente não participará também do jogo contra o Ajaccio, fora de casa, no fim de semana seguinte, dia 13 de maio.

A avaliação interna do PSG é que o clube foi desrespeitado, ainda mais tendo em conta o atual momento, com protestos da torcida. Além da suspensão, Messi também será multado, em um valor que não se sabe exatamente, mas se calcula que será de centenas de milhares de euros do seu salário.

O Le Parisien diz que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, e Luis Campos, que oficialmente tem o cargo de consultor, mas na prática atua como um diretor esportivo, foram informados sobre a viagem, mas não teriam concordado com isso. Messi faltou ao treino de segunda-feira, o que despertou a ira dentro de alguns membros do clube. Foi essa falta que desencadeou a punição.

Lionel Messi tem um contrato como embaixador da Arábia Saudita, que tem planos de sediar a Copa do Mundo de 2030 ou talvez de 2034. Ele assinou o contrato ainda em 2022. Em maio de 2022, o jogador também fez uma viagem similar ao país, mas o contexto era diferente. Na época, o PSG já tinha garantido o título da Ligue 1, o que ainda não aconteceu este ano, além da turbulência que acontece no clube pelas incertezas esportivas e pelos questionamentos em relação à gestão.

A situação no PSG é tensa. Luis Campos deu entrevista ao Canal+ no último domingo, após a derrota para o Lorient no Parc des Princes. “Precisamos dos torcedores, dos jogadores, do técnico e de todos os funcionários até o final da temporada”, afirmou o dirigente.

Este episódio deve marcar o fim de fato da passagem de Messi pelo PSG. Até a Copa do Mundo, o clube estava muito otimista da continuidade do atacante, que tem contrato até junho de 2023. Só que depois da Copa, as negociações esfriaram e clube e jogador se distanciaram. Nas últimas semanas, parece cada vez mais claro que o jogador não continuaria em Paris.

Segundo o L’Equipe, a decisão de punir o argentino foi tomada já sabendo que ele não continuará no clube. Deve ser o primeiro a deixar o clube em mais um inevitável processo de reformulação que o PSG passará no verão. Messi, que chegou a Paris em 2021, ainda terá que escolher um novo destino. Messi pode até voltar a jogar pelo PSG após a punição, mas dificilmente vestirá a camisa do clube após o fim da temporada.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo