‘Xabi Alonso não está interessado no Bayern nem no Liverpool’: Matthäus não crê em mudanças para o técnico
Para Lotthar Mattäus, ídolo do futebol alemão, Xabi Alonso deve permanecer no Bayer Leverkusen
A próxima janela de transferências no verão promete muito, especialmente para a “dança das cadeiras” que deve acontecer com os treinadores. Mais clubes devem entrar na lista, mas Barcelona, Liverpool e Bayern de Munique já confirmaram que trocarão de técnico ao término da temporada. Jovem, com um trabalho rico taticamente e de muito resultado, Xabi Alonso, hoje líder da Bundesliga com o Bayer Leverkusen, recebe todos os holofotes e deve ser assediado pelos Reds e Bávaros. No entanto, para o histórico ex-jogador Lothar Matthäus e, nesse momento, comentarista da Sky Alemanha, o técnico espanhol não deve mudar de clube para 2024/25.
O ex-Bayern detalhou que o clube alemão deve tratar Xabi como a prioridade número um para substituir Thomas Tuchel ao término da temporada porque “ninguém se encaixa melhor no Bayern do que Alonso”. Mesmo assim, acredita que isso não convencerá o treinador, que segundo Matthäus, está forcado em ser campeão do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Liga Europa.
– Quanto à procura do sucessor de Tuchel, gostaria primeiro de dizer uma coisa: Xabi Alonso tem de estar no topo da lista do Bayern pelo seu currículo, pela sua autoridade e pelo seu trabalho de sucesso no Leverkusen. Não consigo pensar em nenhum treinador na Europa ou no mundo que se encaixe melhor no Bayern de Munique do que Xabi Alonso. Mas Alonso está focado no Bayer Leverkusen e acho isso bom. Xabi Alonso ainda não está interessado no Bayern de Munique, nem no Liverpool ou no Real Madrid. Ele só está interessado em ganhar três títulos com o Leverkusen nos próximos dois meses e meio – analisou.
Lothar exaltou a personalidade de Xabi Alonso, “fiel ao seu caráter”, como definiu o alemão. Campeão de tudo como jogador, o espanhol não deve se seduzir com o projeto dos gigantes europeus pela calma que sempre demonstra, garante Matthäus.
– O mesmo que era como jogador, agora é como treinador. Ele é fiel ao seu caráter. As histórias que estão se desenrolando agora e nas próximas semanas e meses não importam para ele. Ele não tem pressão e pode levar as coisas com calma. Seu sonho pode ser um dia treinar o Bayern, o Liverpool ou o Real Madrid. Mas, na minha opinião, ainda não acabou em Leverkusen. Xabi não é alguém que se deixa levar por grandes nomes, já comemorou sucessos demais como jogador para isso. Ele também não vai se guiar pelo aspecto econômico. O que importa para ele é o que ele construiu e com quem o construiu. Ele sabe de onde vem e o que deve aos outros. É por isso que não acho que vai assinar com outro clube na próxima temporada – concluiu Lothar Matthäus.
Xabi tem contrato até o meio de 2026, mas a mídia especula que ele teria um acordo com o Leverkusen para sair de graça para qualquer um dos clubes que defendeu quando jogador (Bayern, Liverpool, Real). No entanto, o futuro do espanhol só devemos saber em junho desse ano. Até lá, podemos admirar o espetacular Bayer, favorito a todos os títulos que disputa.
Novo diretor esportivo do Bayern tentou Xabi Alonso no passado
A crise dentro de campo do Bayern também reflete nos problemas da gestão do clube. No ano passado, CEO e direto de futebol renunciaram e a direção tem sido alvo de trocas desde então. Teremos uma nova cara na gerência dos Bávaros a partir de março: o direto esportivo Max Eberl, anunciado na última segunda-feira (26).
Ex-jogador do Bayern, Eberl, como dirigente, teve uma breve passagem pelo RB Leipzig e o destaque de sua carreira fora do campo é no Borussia Mönchengladbach, onde tentou, em 2021, trazer Xabi Alonso para ser o técnico. No entanto, como mais uma prova de sua humildade e paciência, o espanhol recusou por ser um passo maior do que poderia na carreira. Sobre a situação atual do Bayern, o novo diretor preferiu não abordar uma possível chegada do técnico.
– Queria trazer Xabi Alonso para o Borussia Gladbach, foi há três anos. Ele me disse: sinto muito, mas não, obrigado, é muito cedo. Preciso de mais experiência. Foi impressionante por parte do Xabi, mas… nenhum comentário sobre a situação atual.
Naquele momento, Alonso só havia treinado o infantil do Real Madrid e estava a equipe B da Real Sociedad, onde permaneceu até o meio de 2022. A oportunidade no Leverkusen só viria em outubro daquele ano para transformar o então vice-lanterna da Bundesliga em uma das forças do futebol local.
??? New Bayern director Eberl reveals: “I wanted to bring Xabi Alonso to Borussia ‘Gladbach, it was three years ago…”.
“He told me: I’m sorry but no thanks, it’s too early. I need more experience”.
“It was impressive by Xabi, but… no comment on current situation”. pic.twitter.com/kBZfi7n5Qz
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 27, 2024
Ao menos, Eberl detalhou o perfil de técnico que passará a procurar para o Bayern. Segundo o dirigente, o essencial é adaptar-se às necessidades da equipe.
– Queremos encontrar um treinador que se adapte às nossas necessidades. Precisamos de estrelas, mas também de jovens jogadores. Para isso temos que encontrar o treinador certo que esteja à altura da tarefa. Treinador, clube, ideias, jogadores: montar esse quebra-cabeça é a tarefa dos próximos meses – projetou.