Europa

Nem Vini Jr., nem Rodri: tradicional jornal italiano escolhe outro melhor do mundo

Premiação do Tuttosport coloca ex-companheiro do brasileiro no Real Madrid como o melhor da última temporada

Não foram apenas os jurados da última Bola de Ouro que não consideraram Vini Jr. como melhor jogador do mundo. Outra premiação europeia colocou um ex-companheiro do brasileiro como o maior da última temporada. 

Segundo o Homem de Ouro, prêmio concedido pelo jornal italiano Tuttosport, Toni Kroos foi o melhor atleta com mais de 21 anos do ciclo 2023/2024. 

Aposentado desde julho, o alemão levou a melhor sobre o próprio Vini Jr. e Rodri, eleito o melhor jogador do mundo pela revista France Football.

Curiosamente, o próprio veículo italiano apoiou a decisão de Florentino Pérez de não comparecer ao evento da Bola de Ouro.

Contudo, a votação do dito jornal também não colocou o brasileiro como principal jogador de futebol da última temporada.

O Prêmio Bola de Ouro deste ano teve um desfecho polêmico, já que boa parte da crítica colocava Vini Jr. como melhor atleta do último ciclo. 

Fundamental na conquista da Champions League passada e importante no título da La Liga, o atacante brasileiro somou 24 gols e 11 jogos em 39 partidas.

Já Rodri, vencedor do prêmio, fez 50 no mesmo período, com nove gols e 14 assistências. Há quem considere que o título da Eurocopa pela Espanha tenha sido fundamental para a eleição do espanhol como melhor do mundo.

Kroos teve números abaixo de Vini Jr. e Rodri

Se Rodri esteve bem abaixo dos números de Vinicius Junior na temporada passada, o mesmo pode se dizer de Kroos. O meia alemão, embora muito importante no funcionamento do meio-campo do Real Madrid em sua última temporada, teve apenas 11 participações em gols em 2023/2024.

Kroos disputou 40 jogos, com um gol marcado e dez assistências, desempenho teoricamente inferior ao de seus dois concorrentes no prêmio Homem de Ouro do Tuttosport.

Kroos teve números inferiores aos de Vini Jr e Rodri, mas foi eleito o melhor do mundo por revista Tuttosport
Kroos teve números inferiores aos de Vini Jr. e Rodri, mas foi eleito o melhor do mundo por revista Tuttosport. Foto: Imago

O Real Madrid vem sentindo dificuldades para demonstrar o melhor do seu futebol após a aposentadoria do meia alemão.

Responsável por criar situações ofensivas e pensar o jogo, Kroos faz falta atualmente no time Merengue. A ausência do craque alemão trouxe algumas dificuldades criativas ao time.

Sem um meia pensante, o time madrilenho passou a errar mais passes e a sofrer mais defensivamente. Do ponto de vista técnico, o jogador teve papel importante nas últimas conquistas do Real Madrid.

Vinicius chega a mais da metade de participações em gols da última temporada

O brasileiro, considerado por boa parte dos torcedores como o verdadeiro melhor do mundo da última temporada, segue firme em busca deste objetivo.

Após a premiação, o jogador se manifestou, chegando a dizer que faria até duas vezes mais esforço para provar que é o melhor.

Pelo menos por enquanto, a temporada de Vini Jr. promete ser ainda mais produtiva que o ciclo passado. O atacante somou 35 participações em gols em 2023/2024.

Atualmente, o jogador tem 12 gols e oito assistências, chegando em 20 participações diretas em gols, mais da metade do que fez na temporada passada.

É cedo para qualquer prognóstico, mas se Vinicius seguir nesta linha, talvez consiga se aproximar novamente do objetivo de conquistar a Bola de Ouro.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo