‘Vou renunciar’: jornalista que deixou Vini Jr. do top 10 da Bola de Ouro admite erro
Finlandês se desculpou nas redes sociais; Rodri foi indicado no Top 1 por 49 dos 100 jornalista, contra 35 de Vini Jr.
Quase duas semanas se passaram desde a polêmica decisão que elegeu Rodri, volante do Manchester City, o Bola de Ouro da temporada. O espanhol ficou à frente de Vini Jr., o que causou choque em uma parte da imprensa esportiva mundial.
Neste sábado (9), o jornal francês L'Équipe divulgou o voto detalhado dos representantes de 99 dos 100 países votantes. Apenas Juha Kanerva, da Finlândia; Bruno Porzio, de El Salvador; e Sheefeni Nikodemus, da Namibia, deixaram o brasileiro fora do Top 10. Horas depois, o Vini Jr. foi decisivo na vitória do Real Madrid diante do Osasuna, por La Liga.
Vinicius Júnior foi o segundo colocado na Bola de Ouro, com 1.129 pontos somados, enquanto o espanhol Rodri somou 1.170 pontos.
Jornalistas que deixaram Vinicius Jr. fora do Top 10 da Bola de Ouro
- Juha Kanerva, da Finlândia
- Bruno Porzio, de El Salvador
- Sheefeni Nikodemus, da Namíbia
Jornalista admite erro na votação após deixar Vini Jr. fora do Top 10
Entre os nomes que sequer colocaram Vini Jr. entre os 10 mais bem colocados na disputa da Bola de Ouro, o finlandês Juha Kanerva foi o único que se pronunciou.
Nas redes sociais, o jornalista pediu desculpas e assumiu que deixar o camisa 7 do Real Madrid fora do Top 10 foi “um erro técnico” e que vai renunciar ao posto de jurado da Bola de Ouro.
A resposta do jornalista aconteceu em algumas publicações de perfis de fãs do Real Madrid, que repercutiram a lista dos nomes divulgadas pelo jornal francês.
City apaga vídeo de Rodri provocando Vinicius Junior após a Bola de Ouro
41 pontos separaram Vinicius Jr. de Rodri
Poucas horas antes do anúncio da Bola de Ouro que premiou Rodri como o melhor jogador da temporada, o mundo do futebol foi pego de surpresa com a notícia de que Vinícius Júnior não seria eleito o melhor do mundo.
A partir daquele momento, muito se perguntou o porquê dessa decisão. A lista divulgada pelo L'Équipe, então, desvendou o mistério.
A lista revelou ainda que cinco jornalistas do Bahrein, Bolívia, Colômbia, Emirados Árabes e Panamá deixaram Rodri fora do Top 10. Mas, o que fez a diferença na decisão, foi o fato de que o espanhol recebeu quase metade das indicações possíveis como primeiro colocado.
Entre os 99 dos 100 votos divulgados, 49 deles colocaram o espanhol no Top 1, contra 35 colocando o brasileiro no topo. Considerando a pontuação somada por ser indicado como o primeiro lugar, Rodri ficou com 210 pontos a mais que o Vini Jr. somente neste quesito.
Jornalistas que deixaram Rodri fora do Top 10 da Bola de Ouro
- Abdullah Ashoor, do Bahrein
- Carlos Enrique Rivera, da Bolívia
- Paché Andrade, da Colômbia
- Dafrallah Mouadhen, dos Emirados Árabes
- Campo Estrada, Panamá
Considerando os demais votantes, essa diferença teve uma queda considerável, reduzindo em 169 pontos, mas o número não foi o suficiente para garantir o prêmio ao brasileiro.
A Bola de Ouro é definida a partir da soma das indicações dos representante dos 100 primeiros países no ranking da FIFA. Cada um dos jurados indica 10 nomes em ordem do 1º ao 10º colocado.
Em teoria, três critérios são levados em consideração, por ordem de importância: importância do jogador nos momentos decisivos, os títulos conquistados na temporada e o comportamento esportivo exemplar.
As 10 posições indicadas recebem, respectivamente, 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos. Contabilizando os votos, o jogador que somar mais pontos leva o prêmio.