Europa

O que há em jogo nas últimas rodadas de Ligue 1 e Eredivisie?

Mesmo com título garantido em ambos, campeonatos da França e Holanda ainda têm o que definir na rodada final

Há muita expectativa para reta final da Premier League neste domingo (19), mas também outros centros importantes do futebol europeu contam com definições. Tanto na Ligue 1 quanto na Eredivisie será disputada hoje a 34ª rodada e, apesar dos títulos de PSG e PSV assegurados com antecedência, ainda tem pelo que se lutar. A Trivela lista o que há em jogo nas decisões das elites francesas e holandesa.

Ligue 1

O que está confirmado na temporada francesa de 2023/24?

  • Campeão: PSG
  • Segundo colocado com vaga direta para Champions League: Monaco
  • Quinto colocado com vaga direta para Liga Europa: Nice
  • Rebaixados: Clermont, Lorient e Metz (os dois últimos na luta entre quem vai ao playoff)

Champions League pode ter mudança entre quem vai para pré

Com o PSG isolado na liderança e o Mônaco também garantido com o vice, Lille e Brest, ambos com 58 pontos, disputam a terceira colocação que pode mudar a próxima temporada. Isso porque quem fica em terceiro vai direto para a Champions 2024/25, expandida e com mais partidas (ou seja, mais dinheiro), enquanto o quarto vai para um playoff prévio à nova “fase de grupos”, que reunirá todos os 36 times e sorteará oito jogos.

Parece uma rodada final mais tranquila para sensação Brest, surpresa da temporada e que chegou a ficar em segundo, pois visita o Toulouse, apenas o 11º e sem pretensões. O Lille também pega um adversário que não terá que lutar, no caso o Nice, mas é um dos melhores times, confirmado na quinta colocação, e pode dificultar ao quarto colocado. Ao menos, os Dogues jogam em casa, no Estádio Pierre-Mauroy.

A disputa entre a dupla é interessante porque também poderá envolver o saldo de gols. Caso ambas vençam, cada gol irá contar, visto que a diferença de saldo é de apenas dois a favor do Lille.

Vaga pela Conference totalmente aberta entre Lens e Lyon

Como Lille e Brest, a dupla Lens e Lyon chega completamente igualada para rodada final, os dois com 50 de pontuação e na luta para ver quem jogará a Conference League em 24/25. No entanto, aqui a diferença de saldo é enorme a favor do modesto time, com oito positivo contra sete negativo do time que pertence ao americano John Textor.

Na 34ª partida, os dois duelam, em casa, com equipes da parte de baixo da tabela sem pretensões: Strasbourg (Lyon) e Montpellier (Lens). O Olympique de Marseille acompanha a situação de longe, com 47 pontos e 10 positivo de saldo, e precisaria contar com a derrota dos dois, além de vencer o Le Havre, fora.

Só um milagre tira o Lorient da queda direto à segundona

Os três últimos da Ligue 1 23/24 estão confirmados, mas ainda pode ter uma improvável troca entre quem vai ao playoff de rebaixamento. Isso porque o Lorient, o penúltimo, está apenas três pontos atrás do Metz, que, caso perca, pode ver o adversário colar em pontos. No entanto, os Merlus ainda teriam que tirar uma diferença de sete gols no saldo.

Mesmo com cinco derrotas seguidas, não custa sonhar ao Lorient, que enfrentará o lanterna Clermont, enquanto o Metz tem o campeão PSG.

Tabela Ligue 1

Eredivisie

O que está confirmado na temporada holandesa de 2023/24?

  • Campeão: PSV
  • Segundo colocado com vaga direta para Champions League: Feyenoord
  • Quinto colocado com vaga para fase prévia da Liga Europa: Ajax
  • 6 classificados ao playoff que dá uma vaga para Conference: NEC Nijmegen, Utrecht, Sparta Rotterdam e Go Ahead Eagles
  • Rebaixados: Vitesse e Volendam

A pequena distância que pode mudar a próxima temporada de Twente ou AZ

Na Holanda, apenas os dois primeiros vão direto à Champions, e essas vagas já são ocupadas por PSV e Feyenoord. Em terceiro, local que leva para fase prévia do principal torneio europeu, o Twente tem apenas dois pontos a mais que o quarto AZ, que hoje iria à Liga Europa.

Mas o clube de Alkmaar enfrenta um adversário complexo, o Utrecht, sétimo colocado que quer subir uma posição para ter vantagem no playoff para Conference. Já o Twente visita o Zwolle, 12º e sem possibilidade de alçar nada de diferente.

Playoff do rebaixamento completamente aberto

A 16ª colocação, que enfrentará o vencedor dos playoffs da Eerste Divisie (segunda divisão holandesa), está totalmente aberta entre Excelsior e Waalwijk, ambos com 29 pontos. O primeiro tem saldo negativo de 19 contra 16 do rival direto.

Por ironia do destino, os dois enfrentarão, fora de casa, justamente a dupla que lidera a competição. Às 9h30 (horário de Brasília), o Excelsior visita o Feyenoord, que se despedirá de Arne Slot (a caminho do Liverpool), e o PSV recebe o Waalwijk. Em caso de derrota dos dois, um placar elástico pode definir quem será o 16º da Eredivisie.

Tabela Eredivisie

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo