Europa

Mourinho apela após provocação de Guardiola sobre seus títulos de Premier League

Rivalidade entre português e espanhol se tornou uma das mais icônicas do futebol e ganhou destaque novamente nesta semana

Guardiola e Mourinho protagonizaram uma das rivalidades mais quentes do futebol internacional. Entre 2010 e 2012 a dupla fez do futebol um jogo diferente, mais intenso, dinâmico e com transformações que reverberam até os dias atuais.

Recentemente, uma fala do atual técnico do Manchester City sobre seus seis títulos de Premier League atingiu o português, que hoje treina o Fenerbahçe.

Tudo começou após o gesto que Guardiola fez para a torcida do Liverpool durante a derrota por 2 a 0 dos Citizens no último final de semana.

O catalão fez o número seis com as mãos, em alusão a quantidade de títulos ingleses que possui, todos conquistados com o Manchester City.

Guardiola provoca torcida do Liverpool durante a derrota do Manchester City em Anfield Road.
Guardiola provoca torcida do Liverpool durante a derrota do Manchester City em Anfield Road. Foto: Imago

Mourinho fez algo parecido quando era treinador do Manchester United e fez o sinal com três dedos, referenciando os três títulos que possui com o Chelsea.

Ao ver Guardiola fazendo o sinal, a imprensa inglesa logo comparou a postura do espanhol com o técnico português. Em entrevista coletiva em Anfield, o técnico disse que ambos são parecidos em termos de postura em relação às provocações da torcida.

“No final somos semelhantes. Mourinho venceu três Premier Leagues e eu já venci seis. Mas é a mesma coisa, estamos nessas situações juntos“, disse o treinador espanhol.

Mourinho se sente provocado e responde à fala de Guardiola

Por mais que o comentário de Guardiola não tenha parecido desrespeitoso, Mourinho não gostou da maneira como o catalão respondeu ao questionamento após a derrota para o Liverpool.

Mourinho fez o mesmo sinal de Guardiola, mostrando seus três títulos de Premier League
Mourinho fez o mesmo sinal de Guardiola, mostrando seus três títulos de Premier League. Foto: Imago

Nesta sexta-feira (06), o treinador português concedeu entrevista coletiva na qual disse que venceu seus três títulos de Premier League, porém de modo justo.

O português foi além, dizendo que prefere ficar com suas três taças ao invés de ter o dobro de títulos e ser investigado.

O Manchester City é alvo de uma investigação por quebrar regras de fair-play financeiro da Premier League e pode sofrer sanções pesadas se for considerado culpado.

“Guardiola disse algo sobre mim… ganhou 6 troféus e eu ganhei 3, mas ganhei-os de forma justa, limpa. Não quero ganhar tendo 150 casos abertos no tribunal”, respondeu Mourinho.

Retrospecto de confrontos entre os dois é favorável a Guardiola

Em toda a história, Guardiola e Mourinho se enfrentaram em 26 oportunidades. São oito vitórias do português, 11 do técnico espanhol e sete empates.

O último duelo entre os dois icônicos treinadores aconteceu no dia 13 de fevereiro de 2021. Na ocasião, Mourinho treinava o Tottenham e perdeu para o Manchester City de Guardiola por 3 a 0 no Eithad Stadium.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo