Europa

O dia em que o McDonald’s salvou a carreira de Maignan, goleiro da França

Titular da França na Euro 2024, goleiro de 29 anos já revelou que odiava o futebol durante a infância

Titular da seleção francesa profissional pela primeira vez em uma competição internacional, Mike Maignan destaca-se como um dos principais nomes da equipe de Didier Deschamps nesta Eurocopa 2024.

Aos 29 anos de idade, Maignan vive um importante momento da carreira. Mas nada disso poderia estar acontecendo se a campanha publicitária de uma rede de fast food não o comovesse durante a infância.

Após a aposentadoria de Lloris, o goleiro do Milan ganhou a sua primeira oportunidade no gol francês e, até então, vem comprovando o motivo da sua titularidade.

McDonald's foi decisivo na escolha de Maignan

Visto como um dos principais goleiros da Serie A Italiana dos últimos anos, Maignan disputa o seu primeiro troféu como titular da seleção francesa nesta Euro 2024.

No entanto, nada disso poderia ter acontecido se não fosse uma campanha publicitária orquestrada pelo McDonald'srede norte-americana de fast food, no começo dos anos 2000.

Ao canal Le Populaire, da França, Maignan revelou, ainda em 2012, que uma bola de futebol do McDonald's mudou totalmente a sua concepção sobre o esporte.

Eu odiava futebol. (Mas depois do presente), nunca mais larguei a bola, brinquei com ela em todos os lugares da casa e até quebrei algumas coisas — revelou.

A bola era um brinquedo da campanha que promovia a Euro 2000, última edição em que a França foi campeã, quando Didier Deschamps ainda era um dos líderes do elenco.

Mike Maignan
Em 2021, Mike Maignan fechou sua passagem pelo Lille com o título da Ligue 1. Foto: Icon Sport

Sem espaço no PSG, Maignan “surgiu” no Lille de Marcelo Bielsa

O futebol sempre foi um exercício de dedicação e paciência para Mike Maignan. Criado nas categorias de base do Paris Saint-Germain, ele nunca teve sequer uma oportunidade no elenco profissional da equipe francesa.

Em 2015, transferiu-se para o Lille, onde precisou esperar dois anos para substituir Vincent Enyeama no time de Marcelo Bielsa. Daí em diante, a carreira do goleiro começou a deslanchar.

Quando chegou ao Milan, em 2021, foi um dos personagens principais da campanha que trouxe ao clube rossonero o título italiano que não vinha há 11 temporadas.

Apesar de não ter feito uma grande temporada 2023/24 pelo Milan, o goleiro francês é uma das peças mais importantes da equipe italiana e está nos planos de Paulo Fonseca.

Mike Maignan
Mike Maignan em ação pelo Milan, seu atual clube. Foto: Icon Sport
Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, também contribuiu para portais como Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo