Rangers se classifica de forma heroica e, de tabela, elimina Betis em grupo maluco na Liga Europa
Mesmo fora de casa, o Rangers conseguiu superar o Betis no sufoco para garantir sua vaga na próxima fase da Liga Europa
Nesta quinta-feira (14), o Betis perdeu para o Rangers por 3 x 2, no Estádio Benito Villamarin, pela 6ª rodada do Grupo C da Liga Europa. Com o resultado, os Verbiblancos ficaram na 3ª colocação do Grupo C com nove pontos, ficando com a vaga para a repescagem da Conference League. Já os Gers avançaram às oitavas de final do torneio ao sacramentarem a liderança da chave com 11 pontos.
O Sparta Praga ficou com a vaga para a repescagem da Europa League ao ficar na 2ª colocação do Grupo C com 10 pontos. O time de Phillipe Clemont entrou em campo fora da zona de classificação, mas conseguiu superar a equipe de Manuel Pellegrini mesmo fora de casa para carimbar seu passaporte na próxima fase.
Como foi Betis x Rangers pela Liga Europa
Como Betis e Rangers entraram em campo disputando vaga na próxima fase da Liga Europa contra o Sparta Praga, a partida começou bem aberta na Espanha. E logo aos nove minutos do 1º tempo, na primeira grande chance da partida, os Gers abriram o placar, se classificando momentaneamente e, de quebra, eliminando os Verdiblancos.
Após saída de bola errada da defesa de Manuel Pellegrini, o time de Phillipe Clement conseguiu fazer o pivô com Dessers – mesmo sem querer. A bola sobrou para Sima, que bateu forte por baixo para abrir o placar. Só que a alegria dos escoceses durou pouco, pois o Betis chegou ao empate quatro minutos depois, em uma linda troca de passes.
A defesa do Rangers não afastou a bola de sua área corretamente e Miranda fez bela triangulação com Borja Iglesias, que devolveu de letra para o lateral entrar livre na área e finalizar forte rasteiro para estufar as redes. Aos 17 minutos, os espanhóis voltaram a apresentar perigo após cruzamento por baixo vindo do lado esquerdo. A bola ficou com Bellerin, que chutou forte, mas parou em Butland.
No escanteio que se sucedeu, a equipe de Pellegrini acertou o travessão depois de Guardado mandar um petardo de fora da área. Extremamente eficientes, os Gers recuperar a vantagem no marcador aos 19 minutos. Em cobrança de lateral, Dessers deu uma casquinha para trás e encontrou Cifuentes, que rapidamente devolveu o passe na frente.
O centroavante dos escoceses partiu em direção à grande área e, com um corte, deixou dois marcadores para trás – sendo um deles no chão. Ele chutou entre as pernas do goleiro Rui Silva para balançar as redes. Com a classificação à próxima fase da Europa League parcialmente garantida, a equipe de Clement diminuiu seu ímpeto ofensivo, fazendo o Betis dominar a possa de bola e as chances lá na frente.
Apesar da boa marcação do Rangers, os Verdiblancos conseguiram finalizar aos 34 minutos da etapa inicial, quando Ayoze Perez dominou a bola na entrada da área e, mesmo pressionado, chutou para a defesa do goleiro. O empate não demorou para se concretizar – apenas mais dois minutos, para ser mais exato -, colocando os espanhóis de novo na zona de classificação às oitavas de final da competição.
Em contra-ataque, a bola foi para o meio e achou Isco, que avançou com ela carregada fazendo firulas. Ele percebeu a passagem de Ayoze Perez em direção à área pelas suas costas e passou para o camisa 10 do Betis, que finalizou colocado de primeira e acertou a bochecha da rede para empatar o jogo.
Antes da ida para o intervalo, os escoceses assustaram os donos da casa aos 39 minutos. McCausland lançou a bola para Sima nas costas da defesa. Ele bateu cruzado na saída do arqueiro, mas ela saiu pelo lado da trave. A arbitragem ainda acabou marcando impedimento na origem do passe.
Tira casaco, bota casaco
Apoiado por sua torcida, o Betis começou o 2º tempo pressionando o Rangers. Aos cinco minutos, Isco cobrou escanteio Diao, praticamente sozinho na pequena área, cabecear. Contudo, a bola explodiu no travessão. Dois minutos depois, os Verdiblancos cobraram uma falta lateral na esquerda e Roca, quase sem intenção, entrou no gol com bola e tudo. Ele foi parado pelo goleiro dos Gers.
Já aos 22 minutos, a equipe de Manuel Pellegrini chegou a marcar um gol, que foi invalidado pela arbitragem. Em cobrança de escanteio na primeira trave, a bola foi desviada para a pequena área. Butland espalmou, mas a bola bateu em Ayoze e entrou no gol. Contudo, a jogada foi anulada por toque no braço do camisa 10.
Só que quem realmente ficou na frente no placar foi o time de Phillipe Clement. Aos 32 minutos da etapa final, o Rangers bateu escaneito e a bola sobrou para Goldson, que tentou cruzar rasteiro para Matondo dentro da pequena área. Ele finalizou, travado, e a bola ficou limpa para Roofe marcar o gol que eliminou o Betis da Liga Europa.
Apesar do Grupo C do torneio viver um “tira casaco, bota casaco”, com três clubes disputando duas vagas no mata-mata, quem sorriu por último foram os escoceses. Enquanto aos espanhóis, resta se contentar com a respescagem na Conference League.