Liga Europa

Pisilli foi às lágrimas e quase derrubou Mourinho: ‘Fugi para não chorar também’

Garoto de 19 anos fez seu primeiro gol como profissional pela Roma na Liga Europa e foi às lágrimas, emocionando também o experiente José Mourinho

A Roma fez o que era esperado e venceu tranquilamente o Sheriff Tiraspol por 3 a 0 na quinta-feira (14), garantindo classificação aos playoffs da Liga Europa. Por ter ficado em segunda em seu grupo, a equipe italiana comandada por José Mourinho ainda enfrentará um dos terceiros colocados dos grupos da Champions League por uma vaga nas oitavas de final. Mas tudo isso ficou em segundo plano por conta de um gol que pode não ter valido muita coisa em termos de classificação, mas que valeu bastante para montar uma história bem bonita.

A Roma já vencia por 2 a 0 quando Mourinho decidiu tirar Andrea Belotti, autor do segundo gol, e lançar Niccolò Pisilli ao seu segundo jogo como profissional. O meio-campista de apenas 19 anos pode até considerar que essa foi sua estreia fora das categorias de base, uma vez que atuou por apenas cerca de um minuto quando entrou, na temporada passada, no duelo diante da Internazionale, pela 34ª rodada da edição passada da Serie A. Por isso, imagine o filme que não passou na cabeça do garoto.

Gols, lágrimas e emoção do próprio Mourinho

Em sua estreia real, com tempo, pelos profissionais da Roma, o jovem meio-campista não decepcionou. Teve 20 minutos em campo e, no último deles, fez seu primeiro gol como profissional. Não se conteve e foi às lágrimas na comemoração, que acabou se misturando com o final do jogo. Muito festejado por todo o elenco da Roma ao balançar as redes pela primeira vez como profissional, o menino foi diretamente até José Mourinho. E aí vimos que as emoções proporcionadas pelo futebol não cessam para os mais experientes.

— Me emocionou bastante [o gol de Pisilli]. Eu havia comentado com os meios de comunicação de nosso time que já havia feito a estreia de muitos garotos da categorias de base em outros clubes, mas aqui me parece que é uma coisa diferente. Com exceção do João Costa [goleiro português da base da Roma], todos os garotos nascem em Roma, frequentam estádios com seus pais, com seus avôs e então chegam a esse momento. Para Pisilli não foi exatamente sua estreia como profissional, mas foi seu primeiro gol, em um jogo de Liga Europa, no Olímpico, no gol que eles sempre sonham em marcar. É uma alegria ver uma criança como ele chorar, tive que fugir do campo para não chorar também — declarou Mourinho após o gol.

Gol pode ser o começo de mais oportunidades para Pisilli

José Mourinho é conhecido pela forma muito natural com a que promove jogadores de categorias de base e tem aproveitado bastante a formação de atletas da Roma, equipe que investe nisso e que se difere bastante da cultura futebolística italiana, onde muitos times não costumam dar oportunidade aos mais jovens. Pisilli, o autor do gol emocionante da noite, por exemplo, não havia tido minutos ainda na temporada, mas já acumula a experiência de ser relacionado em diversos jogos.

Pisilli foi um dos bons jogadores da Itália que perdeu o título da Euro sub-19 em julho deste ano — a taça ficou com Portugal. Desde que voltou do torneio, tem recebido de Mourinho a chance de integrar mais o elenco profissional, por mais que tenha entrado em campo somente na noite da última quinta.

Pela Serie A, foram 11 jogos no banco, sem nenhum minuto jogado. Já pela Liga Europa, onde fez sua estreia na temporada, ficou entre os reservas que foram ao jogo em todos os seis duelos que a equipe romana disputou. Aos poucos, vai acumulando experiência e confiança. Com o gol, pode ser até mais utilizado por Mourinho, que vai se mostrando cada vez mais um ótimo treinador para lidar com jovens. Sorte da Roma.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo