O Ajax vê as quartas de final no horizonte, ao amassar o Young Boys em Amsterdã

O Ajax deu um passo enorme para buscar a classificação às quartas de final da Liga Europa. Os Godenzonen construíram uma vantagem sólida no primeiro confronto com o Young Boys. Dentro de Johan Cruyff Arena, o time de Erik ten Hag não conseguiu romper o zero do placar no primeiro tempo, mas fez ótimos 45 minutos finais e determinou a vitória por 3 a 0. A situação é tranquila para os Ajacieden na visita a Berna, especialmente pela maneira como os suíços ficaram devendo no primeiro encontro.
O primeiro tempo já seria um passeio do Ajax, que beirou os 70% de posse de bola e fez valer sua superioridade. Faltou apenas o gol, sem que os Godenzonen aproveitassem sua mobilidade ofensiva. Dusan Tadic era o falso 9, com Antony e David Neres abertos pelas pontas. Antony teve a melhor chance da etapa inicial, ao ficar de frente com o goleiro, mas Guillaume Faivre realizou uma ótima defesa com a perna. O goleiro, aliás, era o principal responsável por retardar o primeiro tento dos anfitriões.
Na segunda etapa, o domínio do Ajax se converteu em bolas nas redes. O primeiro tento saiu aos 17, numa boa tabela pelo meio da defesa, em que Davy Klaassen recebeu a devolução de Tadic e fuzilou. O volume de jogo dos Ajacieden era enorme na etapa final e o time pressionava bastante. O segundo tento viria aos 37, quando Tadic pegou uma sobra de bola e guardou. Sentindo que poderia fazer mais, o time da casa insistiu até o terceiro, nos acréscimos. Ryan Gravenberch serviu e Brian Brobbey, que tinha acertado a trave pouco antes, definiu por baixo do goleiro. O Young Boys terminou o jogo com apenas uma finalização.
Outra equipe com a situação encaminhada é o Villarreal. O Submarino Amarelo viajou até a Ucrânia e conseguiu vencer o Dynamo Kiev com certa tranquilidade, por 2 a 0. Apesar da fase ruim por La Liga, o time de Unai Emery apresenta sua força além das fronteiras. O compromisso era difícil, considerando o bom trabalho de Mircea Lucescu no Dynamo, mirando a conquista do Campeonato Ucraniano. Porém, os zagueiros fizeram a diferença aos espanhóis. Num primeiro tempo equilibrado, o Villarreal anotou o primeiro aos 30. Gerard Moreno aproveitou a sequência do escanteio e cruzou para Pau Torres concluir. Já na segunda etapa, aos sete, a bola parada facilitou o segundo. Num rebote, Raúl Albiol guardou. O goleiro Georgiy Bushchan ainda trabalhou para evitar o terceiro, com os alviazuis limitados a tiro de fora da área.
Por fim, o Rangers saiu com um favorável empate por 1 a 1 na visita ao Slavia Praga. Os escoceses podem focar no torneio continental, após o título nacional. Ainda assim, encaravam um adversário que domina a sua liga e vem de boas campanhas recentes além das fronteiras. Superior na noite, o Slavia abriu a contagem logo aos sete minutos, num lindo chute de Nicolae Stanciu de fora da área. O empate dos Gers viria ainda no primeiro tempo, aos 36. Depois de uma cobrança de falta, a defesa alvirrubra cochilou e Ianis Hagi tocou para Filip Helander concluir. No segundo tempo, os tchecos pressionaram, mas o goleiro Allan McGregor saiu como herói. Já no fim, o veterano fez uma defesa fantástica na cabeçada de Lukas Masopust.