Rafael Leão dá show em vitória e classificação do Milan para as quartas de final da Liga Europa
Em duelo contra o Slavia Praga, Rafael Leão dá assistência e faz golaço, ajudando Milan a ganhar por 3 a 1 fora de casa

Rafael Leão fez de tudo um pouco na Eden Arena, nesta quinta-feira (14). Fora de casa, o português só faltou fazer chover na vitória do Milan por 3 a 1 contra o Slavia Praga, que assegurou de forma definitiva a classificação do time italiano para as quartas de final da Liga Europa. O atacante deu assistência para o gol de Christian Pulisic, participou da jogada do gol de Ruben Loftus-Cheek, e ainda fez o seu, com um lindo chute de fora da área. Matej Jurásek descontou para o time tcheco.
A classificação nas oitavas de final estava quase garantida já na semana passada, após a vitória por 4 a 2 no San Siro. Com a vantagem aumentada para 7 a 3 no placar agregado, os rossoneri agora esperam sorteio para descobrirem qual será o seu adversário nas quartas de final.
Expulsão facilitou a vida do Milan e de seu camisa 10
A vantagem larga não significa que o Milan não teve trabalho, pelo menos no início da partida. Aos 4 minutos, Chytil quase abriu o placar em Praga para colocar fogo na partida. Ele girou e acertou um chute quase dentro da pequena área, mas Maignan fez grande defesa. O goleiro francês, inclusive, teve um estiramento na perna direita e precisou deixar a partida ainda no começo da partida.
Mas a partir dos 18 minutos ainda do primeiro tempo, o desespero do Slavia Praga apareceu e a equipe pagou um preço caro ao longo da partida. O capitão Holes foi expulso após o árbitro consultar o VAR, pelo volante tcheco ter dado um pisão na perna de Calabria. Com isso, o Milan, que já tinha uma vantagem confortável, passou a controlar ainda mais o jogo. E aí quem brilhou foi Rafael Leão. Aos 30 minutos, ele quase abriu o marcador após receber passe de Giroud. Mas o goleiro fechou bem o ângulo e defendeu a finalização.
Mas aos 33, finalmente o Milan abriu o marcador. Rafael Leão entrou na área, tirou dois e viu Pulisic entrar livre do outro lado. Após receber o passe do português, o camisa 11 limpou um defensor e bateu de pé esquerdo para abrir o placar. E apenas 3 minutos depois, o time italiano ampliou a vantagem, com um lindo gol após jogada coletiva. Em triangulação, Leão tocou para Theo Hernández. O francês viu Loftus-Cheek passando livre e cruzou rasteiro para o inglês completar a fazer o segundo tento.
Já nos acréscimos, foi a vez do camisa 10 marcar o seu. E definitivamente não foi qualquer gol. Ele recebeu uma virada de bola de Calabria, e com tempo para ajeitar, Rafael Leão acertou um chutaço no angulo esquerdo do goleiro, acabando com qualquer tipo de reação já antes do intervalo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Segundo tempo de controle e gol de honra
Com a classificação praticamente assegurada e um jogador a mais, Stefano Pioli passou a mexer na equipe, dando mais oportunidades para jovens como Kalulu, Reijnders e Chukwueze. Mas nem mesmo o sangue novo fez com que o Milan conseguisse passar pela defesa do eliminado, mas resiliente Slavia.
E a equipe tcheca não desistiu e jogando em casa, conseguiu ao menos diminuir a vantagem. Jurasek, que entrou no segundo tempo, recebeu passe, e após girar em cima da marcação, deu um chute certeiro no cantinho direito de Sportiello, aos 43 minutos. Com o pouco tempo restante e um a menos, o time anfitrião não foi capaz de reverter a situação e a derrota, construída ainda na primeira etapa com um desempenho acima do normal de Rafael Leão.