Liga Europa

Kudela, do Slavia Praga, é punido pela Uefa com 10 jogos de suspensão por racismo

Caso contra Kamara, do Rangers, gerou repercussão na Escócia e jogador perderá jogos de competições europeias – incluindo de seleções, o que o tira da Eurocopa

O defensor Ondrej Kudela, do Slavia Praga e da seleção tcheca, foi punido com 10 jogos de suspensão por “comportamento racista” em relação a Glen Kamara, do Rangers, em um jogo da Liga Europa, no dia 18 de março. Kamara, que entrou em uma briga com Kudela por causa do episódio, foi punido por três jogos de suspensão por agressão.

Antes do anúncio da punição nesta quarta-feira, Kudela já tinha sido suspenso preventivamente por um jogo pela Uefa, antes que os procedimentos disciplinares fossem analisados. Isso o tirou do jogo contra o Arsenal, também pela Liga Europa, na última semana, que acabou em 1 a 1.

Com a decisão sobre a punição, o jogador ficará inelegível pelos próximos nove jogos de competições europeias, o que inclui também os jogos por seleções. Isso afeta diretamente a sua chance de ir à Eurocopa, potencialmente o tornando inelegível em boa parte do torneio. Isso dependendo do quão longe o Slavia Praga conseguir ir na Liga Europa. O time pode, no máximo, fazer mais quatro jogos, se for até a decisão. Ele ainda teria cinco jogos a cumprir, o que faria sua convocação ficar em sério risco.

Kamara, que se envolveu em uma briga com Kudela no episódio, foi suspenso por tr6es jogos por agressão ao tcheco no túnel, depois do jogo no Estádio Ibrox. O finlandês ficou furioso com a fala supostamente racista do defensor adversário e teria partido para cima. Em justificativa divulgada pelo Slavia Praga, Kudela se explica dizendo que xingou sim o jogador do Rangers, mas não com termos racistas.

O atacante Kemar Roofe, do Rangers, foi expulso naquela partida depois de uma entrada violenta sobre o goleiro Ondrej Kolar, do Slavia, e foi punido com uma suspensão de quatro jogos por “agredir de forma perigosa outro jogador”, segundo informou a Uefa. Roofe foi insultado com termos racistas por torcedores nas redes sociais.

O Rangers foi punido com uma multa de €9 mil por conduta imprópria no episódio.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo