Conference LeagueLiga Europa

Times das grandes ligas ficam sob ameaça na Conference após os jogos de ida

Lille venceu com aperto em casa, Frankfurt tomou o empate no final, Fiorentina e Osasuna perderam

A Conference League é a única das copas europeias que não possui times garantidos por antecipação na fase de grupos. Assim, mesmo os representantes das ligas mais poderosas precisam passar pela última etapa qualificatória. E nem todo mundo se deu bem nos jogos de ida. Apenas o Aston Villa está em situação confortável. O Lille venceu com aperto e o Eintracht Frankfurt só empatou. Enquanto isso, Fiorentina e Osasuna ficam por um fio após as derrotas na ida. Abaixo, um resumão da quinta-feira na Conference e também na Liga Europa:

A rodada da Conference

O único time das cinco grandes ligas que ganhou nesta quinta-feira foi o Lille. Mesmo assim, os Dogues ficaram no limite diante do Rijeka, com os 2 a 1 na França. Marco Pasalic anotou o primeiro dos croatas, num lindo toque por cobertura. O empate veio com Edon Zhergrova e a virada saiu apenas aos 44 do segundo tempo, com o substituto Leny Yoro. Já o Eintracht Frankfurt ficou no 1 a 1 durante a visita ao Levski Sofia. Randal Kolo Muani até anotou o primeiro na Bulgária, mas um chutaço de Hassimi Fadiga aos 50 do segundo tempo salvou a pele dos búlgaros.

A Fiorentina, atual vice-campeã da Conference, se complicou fora de casa. A Viola perdeu do Rapid Viena por 1 a 0. O gol surgiu num pênalti convertido por Marco Grüll. Vincenzo Italiano escalou seus protagonistas, incluindo Cristiano Biraghi e Nico González. Mais difícil ainda ficou a situação do Osasuna, que perdeu em casa diante do Club Brugge. Os belgas ganharam por 2 a 1 em Pamplona. Andreas Skov Olsen e Maxim de Cuyper marcaram aos visitantes, enquanto os rojillos tiveram seu tento com Chimy Ávila. Vale lembrar que, nesta quarta, o Aston Villa tinha entrado em campo e feito 5 a 0 sobre o Hibernian em Edimburgo.

A lista de times tradicionais de ligas secundárias que venceram é mais ampla. O Fenerbahçe goleou o Twente num imponente 5 a 1 em Istambul. Os alvirrubros até fizeram o primeiro com Manfred Ugalde, mas tomaram o empate de Jayden Oosterwolde e tiveram um jogador expulso. Com um a mais, o Fener anotou quatro na segunda etapa. Irfan Can Kahveci guardou dois, enquanto Sebastian Szymanski e Dusan Tadic anotaram os outros. Também impressionaram os 5 a 0 do Nordsjaelland contra o Partizan Belgrado. Marcus Ingvartsen foi o destaque com dois gols. Martin Frese, Oliver Villadsen e Mihajlo Ilic (contra) complementaram o placar.

O grande resultado veio nos 3 a 2 do Besiktas contra o Dynamo Kiev, com mando dos ucranianos na Romênia. Os turcos saíram na frente com Vincent Aboubakar e Mykola Shaparenko empatou. Omar Colley fez mais um para os alvinegros e Nazar Voloshyn igualou de novo. A definição do resultado pintou aos 49 do segundo tempo, com Bakhtiyar Zaynutdinov. O Ferencváros emplacou 4 a 0 sobre o Zalgiris Vilnius, com dois de Adama Malouda Traoré na Lituânia. Midtjylland e Legia Varsóvia fizeram um animado 3 a 3 na Dinamarca. O zagueiro Juninho deixou o seu para os nórdicos, que contaram com dois do artilheiro Franculino Djú. Já na Escócia, grande resultado do PAOK, com a virada por 2 a 1 sobre o Hearts. Andrija Zivkovic selou o resultado.

Ainda há algumas surpresas possíveis. A maior delas é o Breidablik, que ganhou do Struga por 1 a 0 na Macedônia do Norte e tenta colocar a Islândia pela primeira vez em fases de grupos continentais. O triunfo dos islandeses contou com um golaço de Höskuldur Gunnlaugsson. Fez fila e mandou um balaço para o fundo das redes. Na visita à Holanda, o Brann voltou com um baita resultado no 1 a 1 contra o AZ. Já o Sepsi conseguiu segurar o 2 a 2 contra o incensado Bodo/Glimt na Romênia. Outro romeno a brilhar foi o Farul Constanta, dirigido por Gheorghe Hagi, que anotou 2 a 1 em casa contra o HJK Helsinque. Contratado recentemente pelo clube, Rivaldinho assinalou um dos gols. Já o Ballkani busca outra participação na fase de grupos, depois dos 4 a 1 sobre o Bate Borisov em Kosovo.

Rota dos Campeões

  • Ballkani (Kosovo) 4×1 Bate Borisov (Belarus)
  • Zalgiris (Lituânia) 0x4 Ferencváros (Hungria)
  • Struga (Macedônia do Norte) 0x1 Breidablik (Islândia)
  • Farul Constanta (Romênia) 2×1 HJK Helsinque (Finlândia)
  • Astana (Cazaquistão) 1×0 Partizani (Albânia)

Rota da Liga

  • Levski Sofia (Bulgária) 1×1 Eintracht Frankfurt (Alemanha)
  • Gent (Bélgica) 2×0 Apoel Nicósia (Chipre)
  • Spartak Trnava (Eslováquia) 1×1 Dnipro-1 (Ucrânia)
  • Sepsi (Romênia) 2×2 Bodo/Glimt (Noruega)
  • Tobol (Cazaquistão) 1×2 Viktoria Plzen (República Tcheca)
  • Hibernian (Escócia) 0x5 Aston Villa (Inglaterra)
  • Midtjylland (Dinamarca) 3×3 Legia Varsóvia (Polônia)
  • Lille (França) 2×1 Rijeka (Croácia)
  • Genk (Bélgica) 2×1 Adana Demirspor (Turquia)
  • Fenerbahçe (Turquia) 5×1 Twente (Holanda)
  • Dynamo Kiev (Ucrânia) 2×3 Besiktas (Turquia)
  • AZ (Holanda) 1×1 Brann (Noruega)
  • Rapid Viena (Áustria) 1×0 Fiorentina (Itália)
  • Hearts (Escócia) 1×2 PAOK (Grécia)
  • Nordsjaelland (Dinamarca) 5×0 Partizan (Sérvia)
  • Osasuna (Espanha) 1×2 Club Brugge (Bélgica)
  • Maccabi Tel Aviv (Israel) 4×1 Celje (Eslovênia)

A rodada da Liga Europa

A Liga Europa conta com uma fase de grupos cheia de clubes das principais ligas, mas as fases classificatórias se resumem a times de torneios secundários. O principal resultado foi conquistado pelo Ajax, camisa mais pesada nesta etapa. Na Bulgária, os Godenzonen golearam o Ludogorets por 4 a 1. Mohamed Kudus comandou o triunfo com três gols, naquela que deve ser a sua despedida após a proposta do West Ham. Brian Brobbey também deixou sua marca, enquanto Olivier Verdon descontou apenas no final.

Outras equipes tradicionais também se aproximaram da classificação. O Olympiacos ganhou do Cukaricki por 3 a 1 na Grécia. Ayoub El Kaabi anotou dois gols, enquanto Kostas Fortounis também fez o seu. Aleksa Jankovic descontou só no final. Já na Croácia, o Dinamo Zagreb deu um grande passo com os 3 a 1 sobre o Sparta Praga. Ladislav Krejcí até fez o primeiro para os tchecos. A virada surgiu com gols de Dario Spikic, Dino Peric e Luka Ivanusec. Quem venceu entre os tchecos foi o Slavia Praga, com os 2 a 0 em casa diante do Zorya Luhansk. Muhamed Tijani e Lukas Masopust anotaram os gols na reta final.

As demais partidas não contaram com grandes surpresas. Quem ainda pode aprontar é o KÍ Klaksvík. O campeão de Ilhas Faroe empatou em casa por 1 a 1 com o Sheriff Tiraspol. Filho de mãe pernambucana, mas nascido na Dinamarca, Patrick da Silva anotou o gol dos faroenses e Jerome Mbekeli empatou para os moldavos. O LASK Linz derrotou o Zrinjski Mostar por 2 a 1. Robert Zulj anotou os dois primeiros gols na Áustria e Nemanja Bilbija diminuiu no final, o que dá sobrevida aos bósnios.

Na Eslováquia, o Slovan Bratislava ganhou do Aris Limassol por 2 a 1. Marko Tolic e David Strelec garantiram o triunfo. O Qarabag superou o Olimpija Ljubljana por 2 a 0 na Eslovênia, com gols de Kevin Medina e Leandro Andrade. Sensação na última Liga Europa, a Union St. Gilloise superou o Lugano por 2 a 0. Dennis Ayensa e Casper Terho determinaram o resultado na Bélgica. Por fim, tudo indefinido no Häcken 2×2 Aberdeen na Suécia. Ibrahim Sadiq e Amor Layouni abriram dois tentos aos suecos, mas Bojan Miovski e Nicky Devlin empataram para os escoceses.

  • Slavia Praga (República Tcheca) 2×0 Zorya Luhansk (Ucrânia)
  • Olympiacos (Grécia) 3×1 Cukaricki (Sérvia)
  • Union St. Gilloise (Bélgica) 2×0 Lugano (Suíça)
  • Ludogorets (Bulgária) 1×4 Ajax (Holanda)
  • Häcken (Suécia) 2×2 Aberdeen (Escócia)
  • LASK Linz (Áustria) 2×1 Zrinjski Mostar (Bósnia)
  • KÍ Klaksvík (Ilhas Faroe) 1×1 Sheriff Tiraspol (Moldova)
  • Olimpija Ljubljana (Eslovênia) 0x2 Qarabag (Azerbaijão)
  • Slovan Bratislava (Eslováquia) 2×1 Aris Limassol (Chipre)
  • Dinamo Zagreb (Croácia) 3×1 Sparta Praga (República Tcheca)
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo