O dia na Champions: Icardi faz um belo gol, e Galatasaray arranca vitória no fim
Enquanto Icardi e Galatasaray venceram na Champions, West Ham goleou fora de casa em confronto britânico da Conference
A fase dos playoffs da Champions League, a última preliminar antes dos grupos, continuou nesta quarta-feira, e o caminho dos campeões teve um fim emocionante na Noruega. Depois de perder muitos gols, o Molde lamentava o empate, mas, como tudo sempre pode piorar, ainda foi punido por Fredrik Midtsjo e perdeu em casa por 3 a 2. Nas outras partidas do dia, o Braga saiu na frente do Panathinaikos e Maccabi Haifa e Young Boys não saíram do 0 a 0. Em um confronto britânico pela Conference League, o Aston Villa goleou o Hibernian por 5 a 0.
Icardi faz um golaço
Mauro Icardi tem muitos problemas. Encontrar o caminho do gol não é um deles. Foi o autor do lance mais plástico da partida na hora de virar a favor do Galatasaray aos 29 minutos. Antes disso, o domínio havia sido quase completo do Molde. Os noruegueses conseguiram ameaçar constantemente Fernando Muslera ao longo de todo o jogo, o que se reflete nas estatísticas: 22 finalizações contra apenas seis dos turcos.
É que a pontaria não foi show. Magnus Eikrem tentou surpreender Muslera com uma batida por cobertura, aos dois minutos, e errou por pouco. Logo depois, Martin Ellingsen abriu o placar desviando escanteio, e Emil Breivik levou perigo com uma finalização colocada de fora da área. O Galatasaray ainda não havia finalizado quando um lance de sorte gerou o gol de empate: Sérgio Oliveira cobrou falta na barreira, o desvio mudou a direção da bola e matou as chances de defesa do goleiro Jakob Karlstrom.
Os visitantes cresceram após igualarem o marcador. Não precisaram de muitos minutos para passar à frente, com o golaço de Icardi. Yunus Akgün deu um passe longo para encontrá-lo entro da área. O argentino girou batendo de primeira e estufou as redes de Karlstrom. Ainda no primeiro tempo, recebeu dentro da área e deixou de calcanhar para a chegada de Dries Mertens. O maior artilheiro da história do Napoli bateu de primeira com uma cavadinha e quase anotou outra pintura.
O Galatasaray teve um gol anulado antes do intervalo e parecia ter finalmente se assentado na partida. Mas teria um segundo tempo complicado. Para começar, o Molde empatou, também com um bonito gol: Erling Knudtzon cruzou da direita, Kristoffer Haugen pegou de primeira pela esquerda, batendo em direção ao chão para superar Muslera. Haugen teve outra chance de ouro com um chute cruzado que passou bem perto da trave.
O castigo ao desperdício do Molde chegou nos acréscimos. Baris Yilmaz desviou de cabeça um lançamento longo, Icardi matou no peito colocando na frente e deixou Martin Bjornbak comendo poeira. Cara a cara com Karlstrom, bastou rolar para o lado. Fredirk Midtsjo empurrou às redes e encaminhou a classificação do campeão turco.
Outro golaço
Pelo caminho da liga, o Braga, terceiro colocado do último Campeonato Português, bateu o vice-campeão grego Panathinaikos por 2 a 1. Todos os gols foram marcados no segundo tempo. E o primeiro foi um golaço: Bruma avançou pela esquerda e acionou Ricardo Horta, que ajeitou de calcanhar para Abel Ruíz marcar da entrada da área. Horta também assistiu o segundo gol, de Álvaro Djaló, aos 28. Daniel Mancini diminuiu o prejuízo grego no quinto minuto dos oito de acréscimos, após um belo passe de Fotis Ioannidis. Melhorou bastante as chances do Panathinaikos para a volta em Atenas.
Em um jogo com apenas oito finalizações para cada lado, e duas no alvo, Maccabi Haifa e Young Boys ficaram no 0 a 0 e decidirão tudo em Berna na próxima semana.
Aston Villa atropela
A Conference League costuma ser realizada na quinta-feira, mas como dois times de Edimburgo foram sorteados para fazer a primeira partida em casa, um deles teve que passar para a quarta-feira. Logo, o retorno do campeão europeu Aston Villa às competições europeias após mais de uma década foi antecipado – em um dia. O confronto também marcou a volta do volante John McGinn, que pela primeira vez enfrentou o seu ex-clube. Se bem que enfrentou talvez seja um termo um pouco forte.
Porque, na verdade, o Aston Villa passou por cima. Ollie Watkins foi o nome do dia com um hat-trick. Desviou o cruzamento de Digne no cantinho aos 17 minutos e dobrou a vantagem do time de Birmingham, aos 33, completando na segunda trave após desvio de Diego Carlos em escanteio. Leon Bailey levou os ingleses ao intervalo vencendo por 3 a 0, após outro cruzamento preciso de Digne.
O Villa tinha facilidade em abrir a defesa do Hibernian com sua troca de passes. E Digne estava inspirado: no terceiro minuto da etapa final, cruzou rasteiro para Watkins desviar e completar sua tripleta. De pênalti, Douglas Luiz fechou o placar.
Spartak Trnava, da Eslováquia, e Dnipro, da Ucrânia, também jogaram nesta quarta-feira e empataram por 1 a 1.