Premier League
Tendência

Aston Villa completa arrancada fantástica e irá para a Conference

Equipe de Unai Emery ultrapassou o claudicante Tottenham para voltar à Europa depois de 13 anos

Em novembro de 2022, a realidade do Aston Villa na Premier League era de luta contra o rebaixamento. Os resultados não vinham de jeito nenhum e o promissor trabalho de Steven Gerrard foi interrompido às vésperas da pausa para a Copa do Mundo. O que ninguém esperava naquele momento era que o substituto fosse causar um impacto tão positivo nos vestiários. Este alguém é ninguém menos que o Senhor Liga Europa, Unai Emery.

Parecia pouco provável, antes do acerto, que Unai aceitasse deixar o Villarreal para assumir um time à deriva na Inglaterra. Semanas depois, notou-se que foi um golaço de ambas as partes. A Premier League é a liga na qual todos os técnicos querem estar, e Emery tem um currículo bastante interessante para se manter nela. Anos depois de uma saída tumultuada do Arsenal, o espanhol voltou para mostrar seu valor e perfil conciliador.

Os resultados começaram a vir e o Villa saiu gradualmente da zona de perigo para brigar no meio da tabela. Na reta final, uma série de cinco vitórias deu combustível ao sonho continental dos Villans. A questão seria se o Tottenham continuaria derretendo para permitir tal façanha. Na penúltima rodada, ficou claro que sim. Depois de um atropelo do Brentford contra os Spurs, um simples ponto do Villa contra o Liverpool serviu para a ultrapassagem. Restava apenas confirmar a onda favorável na rodada final.

Se o Tottenham fez o que lhe cabia apenas no momento derradeiro, contra o Leeds, rebaixando o adversário com o placar de 4 a 1, o Aston Villa tem muito pouco a ver com isso. Sem dar margem para o azar, a equipe de Emery fez 2 a 1 no Brighton e assegurou uma passagem para a Europa, após 13 anos de ausência. A bagunça nos Spurs acabou beneficiando o time de Birmingham, que resolveu ainda no primeiro tempo a classificação, com gols de Douglas Luiz e Ollie Watkins.

Na última vez em que esteve em competições internacionais, o Villa fez feio: caiu na fase preliminar da Liga Europa, em 2010-11, após perder em casa para o Rapid Viena, por 3 a 2. Os tempos mudaram. Agora o comandante é outro, a equipe tem poder competitivo para ir longe e quem sabe repetir o papel do finalista West Ham nesta temporada da Conference League.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo