Edson Álvarez foi o nome da vitória sobre o Freiburg e garantiu o West Ham nas oitavas da Liga Europa
Com grande assistência e lindo gol, Edson Álvarez foi fundamental para o West Ham vencer o Freiburg e se classificar para as oitavas de final da Liga Europa
A última rodada da fase de grupos dos torneios continentais costuma permitir que clubes das cinco grandes ligas europeias classificados antecipadamente preservem seus titulares e utilizem equipes quase completamente reservas. Este definitivamente não foi o caso do confronto entre West Ham e Freiburg nesta quinta-feira (14), no Estádio Olímpico de Londres, pela Liga Europa. Mesmo garantindo no mata-mata, os dois times entraram em campo com força máxima para definir quem terminaria na liderança do Grupo A e avançaria diretamente às oitavas de final, enquanto o outro iria para a fase de 16-avos de final e enfrentaria um dos terceiros colocados nos grupos da Champions League. Os Hammers levaram a melhor e venceram por 2 a 0 graças a Edson Álvarez, que teve uma grande atuação e evitou que os ingleses tivessem dois compromissos extras num calendário cheio em 2024.
Contratado na última janela de transferências com a árdua missão de substituir Declan Rice, o volante mexicano não só foi importante defensivamente como participou diretamente dos dois gols do West Ham. No primeiro, deixou Mohammed Kudus na cara do gol com um grande lançamento quase do meio-campo. Já no segundo, ele mesmo balançou a rede após tabelar com Jarrod Bowen e ter a frieza de um artilheiro dentro da área para anotar seu primeiro gol pelo clube londrino.
Com a vitória, o West Ham encerrou a fase de grupos com 15 pontos e em primeiro lugar no Grupo A. O próximo compromisso do time comandado por David Moyes pela Liga Europa será apenas em março. O Freiburg, por sua vez, ficou na segunda posição com 12 pontos e enfrentará um dos terceiros colocados dos grupos da Champions League em fevereiro. O adversário da equipe alemã será definido em um sorteio na segunda-feira (18).
Edson Álvarez garante a vitória já no primeiro tempo
O West Ham foi superior ao Freiburg no primeiro tempo, conseguindo se impor no campo de ataque e em pouco tempo criar grandes oportunidades. A primeira foi com o brasileiro Lucas Paquetá, que carimbou o travessão com uma bomba de pé direito da entrada da área aos nove minutos.
Aos 13, Edson Álvarez começou a construir a vitória mandante. O mexicano recebeu no circulo central com liberdade, ergueu a cabeça, teve calma com a bola e procurou a melhor opção possível de passe, encontrando Mohamed Kudus sozinho dentro da área com um excelente lançamento por cima. O ganês até se atrapalhou depois de dominar com o peito, mas conseguiu finalizar de canhota na saída do goleiro Noah Atubolu e abrir o placar.
Dos 19 aos 40 minutos, o Freiburg conseguiu equilibrar as ações da partida, mas não criou uma oportunidade clara de gol e no máximo exigiu defesa tranquila de Lukasz Fabiański em chute de Ritsu Doan. Já o West Ham precisou novamente de Álvarez para voltar a levar perigo. Aos 41, o volante dominou girando para frente na intermediária, foi avançando, tabelou com Jarrod Bowen e, dentro da área, bater cruzado para anotar um belo gol e ampliar a vantagem dos Hammers.
?ALVAREZ ? pic.twitter.com/bcbvtX4n2D
— West Ham United ???? (@WestHam_PT) December 14, 2023
Chances para os dois lados, mas o 2 a 0 continua até o fim
A segunda etapa já foi mais equilibrada, com ambas as equipes tendo boas chances. Atubolu precisou fazer grande intervenção já no primeiro minuto, quando Emerson Palmieri, recebeu enfiada de bola por cima de Lucas Paquetá e finalizou em cima do goleiro quase na pequena área. A resposta do Freiburg veio aos quatro minutos, com Merlin Röhl interceptando um passe errado e indo até a entrada da área para arriscar de pé direito. Fabiański não teve problema para segurar a bola e fez uma defesa tranquila.
Bowen também teve uma enorme oportunidade dois minutos depois, mas não fez o 3 a 0 porque pegou mal na bola após cruzamento de Vladimir Coufal pela direita e mandou por cima do gol. O camisa 20 quase se redimiu no lance seguinte, passando por quatro marcadores e encontrando Mohamed Kudus dentro da área, mas o ganês tirou tinta da trave direita de Atubolu com um arremate de canhota.
Com nove minutos de segunda etapa, Edson Álvarez foi substituído por Pablo Fornals, e o West Ham perdeu muita da segurança defensiva que apresentava até então. O Freiburg aproveitou e só não diminuiu porque Fabiański estava inspirado. Primeiro, o polonês fez uma grande defesa em chute colocado de Doan de dentro da área — e contou com a sorte no rebote, já que Noah Weisshaupt mandou pela linha de fundo. Depois, já nos minutos finais, interceptou o cruzamento rasteiro da direita que certamente seria completado por Chukwubuike Adamu na pequena área.