Conference LeagueLiga Europa

Breidablik faz história na Islândia: os classificados da Conference e da Liga Europa

Breidablik, Zrinjski Mostar e KÍ Klaksvík serão os primeiros representantes de seus países em fases de grupos europeias

A quinta-feira nas copas europeias foi de definição, e muito além do sorteio da Champions League. Nada menos que 32 partidas aconteceram ao redor do continente, para definir os participantes da Liga Europa e também da Conference League. A Liga Europa não ofereceu tantas surpresas, apesar de algumas viradas. O destaque ficou para o Ajax, time de mais peso nesta fase, mas que estava com a classificação encaminhada. A Conference teve mais partidas e também mais histórias. O Breidablik coloca a Islândia no mapa das fases de grupos europeias, assim como farão KÍ Klaksvík com as Ilhas Faroe e Zrinjski Mostar com a Bósnia. Várias camisas pesadas passaram – Aston Villa, Eintracht Frankfurt, Fiorentina, Lille, AZ, Fenerbahçe, Besiktas. Já o Osasuna ficou pelo caminho, sem sobreviver ao embate duro com o Club Brugge.

Abaixo, um resumão do que aconteceu nas duas competições e também os potes dos sorteios. Ambos os chaveamentos acontecerão nesta sexta-feira, às 8h, com transmissão dos canais ESPN e do Star+.

A definição da Liga Europa

A rodada da Liga Europa teve duas grandes reviravoltas em busca da fase de grupos. A principal delas foi protagonizada pelo Sparta Praga. Depois de perder a ida para o Dinamo Zagreb por 3 a 1, o campeão tcheco goleou por 4 a 1 diante de sua torcida. Lukas Haraslín, Asger Sorensen, Filip Panák e Victor Olatunji anotaram os gols, enquanto o Dinamo fez o de honra com Martin Baturina. O tento decisivo do Sparta saiu aos 42 do segundo tempo. O resultado é um reflexo do desmanche vivido pelos croatas. Já o Aris Limassol conseguiu um grande feito diante do Slovan Bratislava. Depois da derrota por 2 a 1 na Eslováquia, os campeões cipriotas fizeram 6 a 2 em Limassol. Yannick Gomis assinalou três gols, com Morgan Brown, Mihlali Mayambela e Július Szoke anotando os outros. Será a primeira vez dos alviverdes em fases de grupos continentais.

O Ajax foi o time de mais peso a se classificar. Tinha feito 4 a 1 sobre o Ludogorets na Bulgária e até perdeu por 1 a 0 em Amsterdã, gol de Matías Tissera. O Olympiacos avançou com os 3 a 1 da ida contra o Cukaricki complementados pelos 3 a 0 na volta dentro da Sérvia. Giorgos Masouras, Pep Biel e Panagiotis Retsos balançaram as redes. O Slavia Praga bate cartão nas copas europeias. Ganhou do Zorya Luhansk por 2 a 0 na República Tcheca e passou com a derrota por 2 a 1 na Polônia, com o gol fora anotado no final pelos tchecos. Já a Union St. Gilloise mais uma vez merece atenção. Ganhou as duas do Lugano, por 2 a 0 em casa e por 1 a 0 fora. Dennis Eckert definiu a vitória.

O Sheriff Tiraspol de novo fez bonito além das fronteiras e despachou a sensação KÍ Klaksvík. Empatou por 1 a 1 nas Ilhas Faroe e venceu por 2 a 1 em Moldova. O brasileiro Luvannor abriu o placar e Armel Zohouri definiu a classificação. O LASK Linz deixou pelo caminho o ascendente Zrinjski Mostar. Anotou 2 a 1 na ida e se valeu do empate por 1 a 1 na visita à Bósnia. Já o Häcken, atual campeão sueco, eliminou o Aberdeen na Escócia. Depois dos 2 a 2 em Gotemburgo, ganhou por 3 a 1 no Reino Unido. Ibrahim Sadiq foi o destaque com dois gols. Será outro estreante em fases de grupos. Por fim, o Qarabag tinha ganhado do Olimpija Ljubljana por 2 a 0 na Eslovênia e se satisfez com o empate por 1 a 1 em Baku.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como ficaram os potes do sorteio da Liga Europa

  • Pote 1: West Ham, Liverpool, Roma, Ajax, Villarreal, Bayer Leverkusen, Atalanta, Rangers
  • Pote 2: Sporting, Slavia Praga, Rennes, Olympiacos, Betis, LASK Linz, Olympique de Marseille, Qarabag
  • Pote 3: Molde, Brighton, Sheriff Tiraspol, Union St. Gilloise, Freiburg, Sparta Praga, Maccabi Haifa, Sturm Graz
  • Pote 4: Toulouse, AEK Atenas, TSC Backa Topola, Servette, Panathinaikos, Raków Czestochowa, Aris Limassol, Häcken

A definição da Conference

A história que mais chama atenção na Conference é a classificação do Breidablik. O clube coloca a Islândia pela primeira vez na fase de grupos de uma competição europeia de clubes, depois de ter sido bem importante na ascensão da seleção islandesa rumo à Eurocopa e à Copa do Mundo. Suas categorias de base estão entre as mais respeitadas do país, revelando nomes como Alfred Finnbogason, Gylfi Sigurdsson e Jóhann Gudmundsson. Atual campeão nacional, o Breidablik eliminou o Struga. Ganhou por 1 a 0 na Macedônia do Norte e também fez 1 a 0 na Islândia, gol de Viktor Karl Einarsson. Repescados da Liga Europa, KÍ Klaksvík e Zrinjski Mostar também se tornam os primeiros representantes em fases de grupos de Ilhas Faroe e Bósnia, respectivamente.

A Rota dos Campeões teve a passagem do Ballkani, de Kosovo, que disputará a fase de grupos da Conference pela segunda vez seguida. Ganhou a ida contra o Bate Borisov por 4 a 1 e avançou com a derrota por 1 a 0 na volta. O Ferencváros não tomou conhecimento do Zalgiris Vilnius, com 4 a 0 na Lituânia e 3 a 0 na Hungria. O HJK Helsinque despachou o Farul Constanta, time treinado por Gheorghe Hagi. Os romenos ganharam por 2 a 1 em casa, mas Bojan Radulovic liderou os 2 a 0 dos finlandeses em Helsinque. Também é a segunda participação consecutiva do HJK na Conference, com uma história que inclui até grandes momentos na Champions. Já o Astana superou o Partizani Tirana, com o 1 a 0 em casa bastando com o 1 a 1 na Albânia.

Quase todos os representantes das grandes ligas passaram. Quase todos porque o Osasuna ficou pelo caminho. Perdeu em casa do Club Brugge por 2 a 1 na ida e não passou dos 2 a 2 na Bélgica. Johan Mojica e Ante Budimir até abriram vantagem aos Rojillos, mas Igor Thiago e Andreas Skov Olsen salvaram o Brugge no segundo tempo. Todo o imbróglio com a Uefa impactou no planejamento dos navarros. O Lille só avançou na prorrogação. Depois de vencer o Rijeka por 2 a 1 na França, teve que suar para arrancar o 1 a 1 na Croácia. Jonathan David decidiu aos 14 do primeiro tempo extra. A Fiorentina também avançou no limite. Perdeu a ida por 1 a 0 contra o Rapid Viena e teve que buscar os 2 a 0 em Florença. Nico González fez os dois, o segundo aos 45 do segundo tempo. Já o Eintracht Frankfurt, que empatou a ida por 1 a 1 contra o Levski Sofia, se garantiu na reta final na Alemanha. Jessic Ngankam e Ellyes Skhiri assinalaram os gols.

O maior passeio veio com o Aston Villa. Depois dos 5 a 0 sobre o Hibernian em Edimburgo, ganhou por 3 a 0 em Birmingham. Jhon Durán, Matty Cash e Leon Bailey fizeram os gols. Destaque também ao Fenerbahçe, que não tomou conhecimento do Twente. Depois dos 5 a 1 em Istambul, fez 1 a 0 em Enschede, gol de pênalti de Edin Dzeko. Os turcos ficaram em alta também pelo Besiktas. Ganhou do Dynamo Kiev por 3 a 2 na Romênia e também conseguiu 1 a 0 na Turquia. Foi um golaço de Vincent Aboubakar, abrindo a defesa com seus dribles.

A Bélgica segue forte na Conference. O Gent eliminou o Apoel Nicósia, com 2 a 0 em casa e 2 a 1 no Chipre. Também passou o Genk. Depois dos 2 a 1 contra o Adana Demirspor, a equipe perdeu por 1 a 0 na Turquia, mas avançou nos pênaltis. Os pênaltis também salvaram o AZ, que empatou por 1 a 1 com o Brann em Alkmaar e fez um maluco 3 a 3 na Noruega. Ruben van Bommel, filho de Mark, assinalou um dos gols dos alvirrubros. Outra definição nos penais ocorreu na Polônia. Midtjylland e Legia Varsóvia empataram por 3 a 3 em Herning, antes do 1 a 1 em Varsóvia. O time da casa avançou por 6 a 5 na marca da cal.

O Spartak Trnava passou na prorrogação contra o Dnipro-1. O empate por 1 a 1 se repetiu nos dois jogos, mas os eslovacos passaram com os 2 a 1 do tempo extra na volta em Kosice – curiosamente, outro jogo na Eslováquia, mas sob mando dos ucranianos. O Bodo/Glimt vai a mais uma fase de grupos, também na prorrogação. Foram dois empates por 2 a 2 com o Sepsi, até Amahl Pellegrini definir o 3 a 2 no tempo extra da volta na Noruega. Mais tranquilidade teve o Viktoria Plzen, que venceu o Tobol por 2 a 1 na ida e 3 a 0 na volta. O PAOK despachou o Hearts com os 2 a 1 na Escócia e agora os 4 a 0 na Grécia. Taison fez dois gols. O Nordsjaelland, depois dos 5 a 0 no Partizan, ainda ganhou por 1 a 0 em Belgrado. E o Maccabi Tel Aviv nadou de braçada, com 5 a 1 agregados sobre o Celje, se valendo do 1 a 1 na volta dentro da Eslovênia.

Como ficaram os potes do sorteio da Conference

  • Pote 1: Eintracht Frankfurt, Dinamo Zagreb, Club Brugge, AZ, Gent, Fenerbahçe, Lille, Ferencváros
  • Pote 2: PAOK, Slovan Bratislava, Maccabi Tel Aviv, Viktoria Plzen, Aston Villa, Ludogorets, Fiorentina, Bodo/Glimt
  • Pote 3: Genk, Zorya Luhansk, Astana, Besiktas, HJK Helsinque, Legia Varsóvia, Spartak Trnava, Olimpija Ljubljana
  • Pote 4: Zrinjski Mostar, KÍ Klaksvík, Aberdeen, Cukaricki, Lugano, Breidablik, Nordsjaelland, Ballkani
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo