‘Tem que respeitar’: Grande atuação de Casemiro coloca Amorim à prova no United
O volante brasileiro, que não é o preferido do treinador, tem mostrado seu valor quando entra em campo

Preterido pelo técnico Rúben Amorim, Casemiro recebeu a oportunidade de iniciar como titular no início da tarde desta quinta-feira (6), no empate em 1 a 1 entre Real Sociedad e Manchester Untied no Estádio Anoeta, em jogo de ida das oitavas de final da Europa League.
O placar foi sair do zero apenas no segundo tempo. Joshua Zirkzee abriu o placar com um chute na entrada na área e Mikel Oyarzabal empatou, de pênalti.
Pelo lado do time inglês, o volante brasileiro foi o melhor em campo. Para se ter ideia, ele foi o jogador com mais desarmes (4) e mais duelos (6) entre os 22 homens em campo no primeiro tempo.
Além da função defensiva, Casemiro apoiou o ataque com bons passes, principalmente no campo adversário, no segundo tempo.
— Casemiro é um facilitador. Não está no prime da sua forma física, mas com a bola no pé é o Casemiro. São cinco Champions nos ombros, tem que respeitar — disse Luiz Alano, narrador da “Cazé TV” durante a transmissão da partida.
Desde que Rúben Amorim chegou ao Manchester United, Casemiro perdeu espaço na equipe titular. Iniciou apenas sete das 25 partidas que o treinador português esteve à frente do time.
O técnico português já explicou que a preferência por outros jogadores em relação ao ex-Real Madrid se deve ao perfil do jogador.
— Ele tem que ter as características e depois eu tenho que escolher o jogador com as características de como vejo o jogo. É assim mesmo e tenho que fazer algumas escolhas, quero jogar um jogo que às vezes é diferente dos outros treinadores e tenho que escolher com base nisso. Isso é tudo — afirmou Amorim em entrevista coletiva concedida em 28 de janeiro.
Ainda assim, Casemiro é o quarto jogador de melhor nota do Manchester United na Premier League na plataforma especializada em estatística Sofascore: 7,11.
Números de Casemiro contra a Real Sociedad:
- 25 passes certos de 30 (aproveitamento de 83%)
- 4 passes certos (de 6)
- 5 duelos no chão ganhos (de 8)
- 2 duelos aéreos ganhos (de 4)
- 9 perdas da posse de bola
- 2 cortes
- 1 chute bloqueado
- 2 interceptações
- 5 desarmes
- 1 drible sofrido
Casemiro ou Amorim, quem deixará o Manchester United?

A saída do volante de 32 anos do Manchester United parece cada vez mais próxima. Sem espaço no Old Trafford, ele já recebeu oferta da Roma e gera interesse na Saudi Pro League.
Porém, quem pode estar com o futuro em jogo é o próprio Rúben Amorim, que ainda não conseguiu engatar uma sequência de bons jogos e resultados. Ele mesmo já tocou no assunto de forma pública.
— Eu conheço o negócio em que estou; O treinador do Manchester United nunca pode, de forma alguma, estar confortável. Eu sei que se não ganharmos, independentemente, se pagarem a cláusula ou não, sei que todo treinador está em perigo. Eu gosto disso porque esse é o trabalho, então eu entendo a questão. Você pode argumentar que estou aqui há um mês e tive quatro treinos, mas não estamos ganhando. Essa é a realidade e estou bastante confortável com isso — declarou.
De acordo com o site “Goal”, a multa rescisória de Rúben Amorim é avaliada em 9,2 milhões de libras (R$ 71,7 milhões).
Números de Amorim no Manchester United:
- 11 vitórias
- 4 empates
- 10 derrotas
- Aproveitamento de 49,3%
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Tudo aberto para jogo da volta

Com o empate, a decisão está aberta para o jogo da volta, que está marcado para a próxima quinta-feira (13), às 17h (horário de Brasília), no Old Trafford.
Tanto Real Sociedad quanto Manchester United voltam a campo na tarde do próximo domingo (9). Confira:
- Manchester United x Arsenal, às 13h30 (horário de Brasília), no Old Trafford, em jogo válido pela 28ª rodada da Premier League.
- Real Sociedad x Sevilla, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Anoeta, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol.