Com show de alvo do Barcelona, Bilbao atropela Roma e mantém sonho ‘caseiro’ na Europa
Equipe basca passeia após expulsão de campeão mundial e avança para as quartas de final da competição europeia

A Liga Europa da temporada 2025 tem um elemento especial para o torcedor do Athletic Bilbao. A grande decisão da competição europeia acontecerá em sua casa, no Estádio San Mames no País Basco. Por isso, o time espanhol encara cada duelo no torneio de maneira ainda mais intensa.
Nesta quinta-feira (13), o time comandado por Ernesto Valverde não tomou conhecimento da Roma do veterano Claudio Ranieri e venceu por 3 a 1, garantindo vaga nas quartas de final do torneio. Sonho de consumo do Barcelona já há algum tempo, Nico Williams teve grande atuação na virada dos bascos diante dos romanos.
No jogo de ida, o time italiano venceu por 2 a 1 no Estádio Olímpico e tinha a vantagem do empate, mas o camisa dez do Bilbao marcou dois gols nesta quinta. Um deles, uma pintura passando por toda a zaga da Roma, para colocar os espanhóis mais próximos do sonho de vencer a Liga Europa em casa.
A Roma ainda tentou uma reação e diminuiu a contagem com Paredes em cobrança de pênalti no finalzinho do jogo, mas nada que impedisse a classificação dos bascos às quartas de Liga Europa.
Expulsão de campeão do mundo condicionou grande vitória do Bilbao
Talvez o cenário do jogo fosse completamente diferente se a Roma não tivesse um de seus pilares defensivos expulsos aos 11 minutos do primeiro tempo. Hummels acabou indo para o chuveiro mais cedo após errar um passe bobo no meio-campo e parar seu adversário com um carrinho, evitando um contra-ataque que poderia se tornar uma ocasião clara de gol.

A partir deste momento, o jogo ficou todo a feição do Athletic Bilbao. Nico Williams marcou o primeiro gol do jogo aos 48 do primeiro tempo, ampliou a vantagem aos 23 minutos da etapa complementar com Berchiche. Aos 37, o alvo do Barcelona marcou seu segundo gol na partida e selou praticamente a classificação dos bascos.
A Roma lutou bravamente e poderia ter tido uma sorte melhor, já que até o minuto 11 do jogo, tentava controlar as ações e administrar a vantagem conquistada em casa.
Athletic sonha com final em casa e vaga na Champions League
Além da possibilidade de jogar uma final europeia em casa, o Athletic Bilbao quer aumentar sua presença no cenário europeu. Quarto colocado em LaLiga, o time de Ernesto Valverde tem 49 pontos e está a cinco de distância para o Villarreal, primeiro fora da zona de classificação para a Champions League.
A equipe basca também quer uma vaga na principal competição de clubes da Europa na próxima temporada e tenta aliar o sonho de jogar a final da Liga Europa diante do seu torcedor em San Mamés, com uma classificação histórica para a Champions.