Liga das Nações

Pior seleção da Fifa, San Marino pode garantir vaga na Copa do Mundo de 2026; entenda

Após fazer história na Nations League, San Marino agora sonha com a possibilidade de jogar uma Copa do Mundo

Para quem gosta do futebol alternativo, a vitória de San Marino sobre Liechtenstein na última segunda-feira (18) por 3 a 1, fora de casa, pela última rodada do Grupo D1 da Liga das Nações, foi o ápice do entretenimento.

Pior seleção do ranking da Fifa (220ª posição), a Serenissima — como os são-marinhenses são conhecidos — conquistou apenas a terceira vitória de sua história. Mas, acredite se quiser, o país ainda pode garantir vaga na Copa do Mundo de 2026.

De todos os três triunfos conquistados desde 1990 (data do primeiro jogo oficial), San Marino ganhou dois deles neste ano. Ambas as vitórias foram conquistadas na Nations League, o que, aliadas ao empate com Gibraltar por 1 a 1 na última sexta-feira (15), em casa, garantiram o primeiro lugar na chave da Liga D.

League D, Grupo 1
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 São Marino

São Marino

4 2 1 1 2 7
2 Gibraltar

Gibraltar

4 1 3 0 1 6
3 Liechtenstein

Liechtenstein

4 0 2 2 -3 2

Com isso, a Serenissima garantiu a promoção inédita à Liga C da Nations. Mais do que isso, a seleção são-marinhense tem a chance de jogar apenas duas partidas que podem terminar na classificação histórica ao Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.

Entenda como San Marino pode jogar uma Copa do Mundo

Para entender como San Marino pode jogar uma Copa do Mundo, primeiro é preciso explicar como funcionam as Eliminatórias da Uefa para o Mundial. No dia 14 de dezembro, a entidade irá sortear 12 grupos de cinco ou seis seleções cada.

Os times vencedores de cada chave da atual fase da Nations garantem vaga direta na Copa do Mundo de 2026. Como a Uefa levará 16 países ao próximo Mundial — que será o primeiro com 48 participantes –, uma repescagem irá definir os últimos quatro representantes do continente.

Os 12 segundos colocados das Eliminatórias Europeias se juntam a quatro países via ranking entre as seleções mais bem colocadas da Liga das Nações. Como a Serenissima ficou em 1º lugar do Grupo D1, os são-marinhenses estão aptos a jogarem a repescagem da Uefa nesse cenário.

Para isso acontecer, San Marino precisa torcer para que 10 vencedores das chaves da Nations League terminem as Eliminatórias da Uefa entre os dois melhores colocados. Veja abaixo uma imagem para ajudar a compreender visualmente esse formato.

Vencedores dos 14 grupos da Nations League até o dia 18 de novembro

Foto: (Reprodução) - Seleções pintadas de azul estão projetadas para ficaram no pote 1 ou 2 das Eliminatórias para a Copa do Mundo, enquanto os laranjas jogariam a repescagem caso as 10 seleções fiquem entre os dois melhores de cada grupo
Seleções pintadas de azul estão projetadas para ficaram no pote 1 ou 2 das Eliminatórias para a Copa do Mundo, enquanto os laranjas jogariam a repescagem caso as 10 seleções fiquem entre os dois melhores de cada grupo (Foto: Reprodução)

Por exemplo, caso Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Noruega, Turquia, Tchéquia, Romênia e Suécia fiquem em 1º ou 2º lugar em seus respectivos grupos das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, Macêdonia do Norte, Irlanda do Norte, Moldávia e San Marino jogam a repescagem.

Uma vez na repescagem, a Serenissima está a duas vitórias de garantir vaga no Mundial. E não é nem preciso vencer no tempo regulamentar, já que o empate leva a decisão para os pênaltis, onde tudo pode acontecer.

Conheça a pior seleção do mundo

San Marino é um país sem litoral rodeado pelo nordeste da Itália, cujo território tem apenas 61 km² e cerca de 33 mil habitantes — o quinto menor país do mundo. Apesar disso, o futebol se faz presente na região.

Entretanto, como os jogadores são semi-profissionais, a Serenissima acumulou vexames em partidas oficiais. Foi somente em 2004 que os são-marinhenses conquistaram a primeira vitória de sua história — encerrando uma sequência de 140 partidas de empates e derrotas.

À época, San Marino ganhou de Liechtenstein por 1 a 0, em um amistoso internacional. Curiosamente, os rivais perderam mais duas vezes para a Serenissima nesta edição da Nations, cujas vitórias foram as primeiras em competições oficiais.

Foto: (Imago) - San Marino celebra vitória sobre Liechtenstein e acesso inédito ao Grupo C da Nations League
Foto: (Imago) – San Marino celebra vitória sobre Liechtenstein e acesso inédito ao Grupo C da Nations League

No triunfo que garantiu o acesso à “terceira divisão” da Liga das Nações, a seleção são-marinhense ganhou seu primeiro jogo como visitante na história, além de ter marcado três gols na mesma partida de maneira inédita. Por fim, foi a primeira vitória de virada.

Tudo isso ocupando a última posição do ranking da Fifa e amargando o título de pior seleção do mundo. Mas isso não importa para San Marino, que vive o melhor momento de sua história no esporte — e pode ser coroado com uma participação inédita na Copa do Mundo.

San Marino no futebol

  • Jogos: 212
  • Vitórias: 3
  • Empates: 10
  • Derrotas: 199
  • Gols sofridos: 842 (!)
  • Gols feitos: 38
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo