Liga das Nações

Polícia grega é acusada até de violência contra crianças durante vitória da Inglaterra

Fãs que viajaram a Atenas relataram episódios de violência e ação será investigada por polícia britânica

A última quinta-feira (14) era para ser um dia de festa ao torcedor inglês que viajou para Grécia e viu sua seleção vencer por 3 a 0, tomando a liderança do grupo 2 da segunda divisão da Liga das Nações a uma rodada do fim. No entanto, o tratamento aos visitantes da Inglaterra não foi nada agradável.

Foram cerca de 3500 ingleses para o Estádio Olímpico, em Atenas, o máximo permitido ao setor dos fãs de fora. No momento de entrar no local do jogo, mesmo que sem tumultos ou brigas, a polícia grega utilizou escudos, gás lacrimogênio e spray de pimenta para organizar a fila, que tinha adultos e até crianças, conforme relato de torcedores nas redes sociais.

Uma publicação da Free Lions, equipe de atendimento da Associação de Torcedores de Futebol da Inglaterra (FSA na sigla em inglês), pedindo relatos dos torcedores que foram à Grécia recebeu dezenas de comentários relatando a péssima experiência, com um torcedor dizendo que poderia ter acontecido uma “tragédia”.

— Não há absolutamente nenhuma razão para a polícia grega nos tratar da maneira como fez. Não houve incômodo algum, mas nos cercaram e então usaram gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Completamente desnecessário. — escreveu um fã no X (ex-Twitter).

— A polícia grega estava toda mascarada e pronta para ir, canalizando centenas de fãs para algumas entradas e então jogando gás/batendo em fãs, incluindo crianças, com escudos quando havia um aperto. Comportamento criminoso daqueles de quem você não deveria esperar isso. — reiterou outro.

A FSA pedirá esclarecimentos à Uefa sobre os acontecimentos e tem trabalhado no caso junto da Federação Inglesa (FA), que disse à BBC que “está obtendo informações para estabelecer o que aconteceu”.

A entidade máxima do futebol europeu ainda não se posicionou.

— Infelizmente, mais uma vez, temos que pedir aos torcedores da Inglaterra que enviem seus relatos sobre a situação do lado de fora do Estádio Olímpico de Atenas. Apesar de termos sido informados com antecedência sobre como as coisas iriam funcionar, ver exatamente o oposto acontecer em alguns casos e ver o tratamento dado aos nossos fãs pela polícia local usando escudos e gás lacrimogêneo para fazer algo tão simples como reorganizar uma fila é incrivelmente frustrante. — lamentou a Free Lions.

As ações não ficarão apenas em organizações ligadas ao futebol e até a polícia da Inglaterra entrará no caso.

Polícia do Reino Unido investigará violência contra torcedores da Inglaterra

Nesta sexta (15), a polícia britânica afirmou que investigará os relatos de violência sofrida pelos torcedores ingleses na Grécia.

A truculência das forças de segurança gregas aconteceu apesar da presença de oficiais da Unidade de Policiamento de Futebol do Reino Unido (UKFPU), que teriam trabalhado para “influenciar uma mudança de tática”.

— Uma equipe de oficiais da UKFPU estava presente na partida na Grécia e estamos cientes das dificuldades que alguns torcedores enfrentaram ao tentar entrar no estádio. Os oficiais trabalharam ativamente com seus colegas para influenciar uma mudança de tática e, após a partida, uma investigação será realizada em parceria com a FA e a FSA. — disse a UKFPU à BBC.

A seleção inglesa volta a campo neste domingo (17), dessa vez em casa, contra a Irlanda pela última rodada da competição europeia.

Para subir direto para elite da Nations League, os Três Leões precisam vencer ou apenas replicarem o resultado que acontecer na partida entre Finlândia e Grécia, já que os gregos têm o mesmo números de pontos dos ingleses, mas perdem no critério de desempate.

Leia na íntegra o comunicado da Free Lions, equipe da FSA

Infelizmente, mais uma vez, temos que pedir aos torcedores da Inglaterra que enviem seus relatos sobre a situação do lado de fora do Estádio Olímpico de Atenas.

Apesar de termos sido informados com antecedência sobre como as coisas iriam funcionar, ver exatamente o oposto acontecer em alguns casos e ver o tratamento dado aos nossos fãs pela polícia local usando escudos e gás lacrimogêneo para fazer algo tão simples como reorganizar uma fila é incrivelmente frustrante.

Diremos mais nas próximas 24 horas, mas enquanto isso, se os fãs puderem enviar um e-mail para [email protected] contando suas experiências, trabalharemos com a FA e conversaremos com a Football Supporters Europe [associação de torcedores europeus] e, por sua vez, com a UEFA, que já foram informados.

Em uma noite em que tivemos um ótimo resultado em campo, ainda há muito o que fazer fora dele para garantir que nossos torcedores não sejam colocados em situações injustificadamente perigosas.

Continuamos tentando. Boa viagem para casa a todos e obrigado antecipadamente.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo