Gol de concorrente e decepção com companheiros: nem vitória da Inglaterra alivia semana de Kane
No banco de reservas contra a Grécia, camisa 9 viu Ollie Watkins balançar as redes e iniciar triunfo inglês
Nesta quinta-feira (14), no penúltimo jogo do interino Lee Carsley à frente da seleção, a Inglaterra venceu a Grécia por 3 a 0, no Estádio Olímpico de Atenas, assumiu a liderança do Grupo 2 da Liga das Nações (Liga B) e encaminhou seu retorno à Liga A.
Ollie Watkins foi a principal surpresa e destaque dos Três Leões na partida. Afinal, o atacante do Aston Villa não só ‘deixou' Harry Kane no banco de reservas, bem como correspondeu ao voto de confiança de Carsley — que o escalou entre os titulares — e marcou o primeiro gol do triunfo inglês.
A boa atuação de Watkins, aliada ao fato de Kane ter entrado somente no segundo tempo, levantou novamente a questão da disputa — dá até para chamar de rivalidade — entre os dois.
É bem verdade que, enquanto o camisa 9 esbanja o status de maior artilheiro da história da seleção inglesa, Watkins ainda tenta encontrar seu espaço. Aos poucos, no entanto, ele vem conseguindo.
Quem ganha é a Inglaterra. E claro, Thomas Tuchel, que assumirá o comando dos Três Leões a partir de janeiro de 2025.
Rivalidade sadia? ‘Embate' Kane x Watkins não é algo novo
No início de outubro, na véspera do jogo entre Aston Villa x Bayern de Munique, pela Champions League, Watkins foi questionado, durante entrevista coletiva, se Kane o ajuda (e vice-versa) quando ambos estão em serviço pela seleção inglesa.
A resposta surpreendeu, já que o camisa 11 do Villa destacou a competitividade interna antes mesmo de elogiar o companheiro.
— Hum, essa é uma pergunta difícil, para ser honesto. Todos estão lutando por uma posição em campo. Obviamente, eu quero ser o cara para jogar, mas dia após dia temos um bom relacionamento, conversamos. Quando estou na seleção falo com ele para que não haja animosidade (entre nós) e estou fazendo tudo o que posso para estar em campo. E ele também.
A declaração de Watkins deixou claro que o respeito e a boa convivência prevalecem no ambiente da seleção. Mas isso não apaga a briga por espaço. Pelo contrário. Tanto ele, quanto Kane, querem titularidade e protagonismo. Cabe agora a Tuchel, escolher o melhor para a equipe.
Com gol de Jhon Durán, substituto de Watkins, o clube de Birmingham venceu o Bayern por 1 a 0. Kane, assim como seu compatriota, teve atuação discreta.
Watkins aguça rivalidade com Kane antes da Champions: ‘Quero ser o cara'
Kane amarga reserva após forte cobrança a companheiros
Barrado por Lee Carsley contra a Grécia, Harry Kane mostrou insatisfação na última quarta-feira (13). Não com o treinador interino, mas sim com alguns companheiros de seleção.
Nove dos convocados para a Data Fifa de novembro optaram por não se juntarem à Inglaterra. Alguns deles estão lesionados, enquanto outros decidiram permanecer focados em seus respectivos clubes.
A situação não agradou ao capitão Harry Kane, que desabafou sobre o tema.
— Sim, é uma pena esta semana, obviamente. Acho que é um período difícil da temporada, talvez isso tenha sido aproveitado um pouco. Eu realmente não gosto disso, para ser totalmente honesto. Acho que a Inglaterra vem antes de qualquer coisa, qualquer situação de clube — disse, antes de concluir:
— A Inglaterra é a coisa mais importante que você joga como jogador de futebol profissional. Gareth (Southgate) estava entusiasmado com isso e não tinha medo de tomar decisões se, você sabe, isso começasse a se afastar de certos jogadores.