Liga das Nações

Maignan ‘salva’ Mbappé, França busca remontada contra Croácia e vai à semifinal

Goleiro francês defende dois pênaltis e classifica Bleus na Liga das Nações

Dar a França como morta, nunca é uma boa ideia. E isso ficou comprovado neste domingo (23). Derrotados por 2 a 0 no jogo de ida, os Bleus buscaram uma remontada improvável contra a Croácia e garantiram vaga na semifinal da Liga das Nações.

No Stade de France, em Paris, a seleção francesa devolveu o 2 a 0 e avançou nos pênaltis (5 a 4).

Mbappé, que não marca pelos Bleus desde junho do ano passado (na Eurocopa), desperdiçou ao menos três boas oportunidades durante tempo normal e prorrogação. Para sorte do craque do Real Madrid, Mike Maignan estava em noite inspirada.

O goleiro do Milan defendeu duas cobranças e colocou a França na próxima fase. Classificação merecida, do time que, do início ao fim, impôs um ataque contra defesa.

França esbarra em ferrolho croata

Atrás no placar agregado, a França não tinha outra alternativa a não ser partir para cima e pressionar a Croácia. Foi o que os franceses fizeram desde o pontapé inicial em Paris. O gol, no entanto, teimou em não sair. 

Linhas adiantadas, domínio na posse de bola, “perde-pressiona” bem feito e muita movimentação no ataque. Os Bleus foram muito superiores e produziram para vencer no primeiro tempo. Faltou contundência e capricho no último passe. 

Completamente fechada na defesa, a seleção croata abdicou de atacar e apostou num jogo de marcação forte e diminuição dos espaços. Deu certo. Com Livakovic inspirado, os visitantes “amarraram” os donos da casa e seguraram o 0 a 0. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

França mantém ritmo intenso e força prorrogação

Dembélé celebra gol pela seleção francesa contra a Croácia
Dembélé celebra gol pela seleção francesa contra a Croácia (Foto: Imago)

A postura francesa não mudou no segundo tempo. Precisando correr atrás do resultado, a bicampeã mundial seguiu em cima da Croácia e foi recompensada aos sete minutos. Em linda cobrança de falta, Olise acertou o ângulo de Livakovic e abriu o placar.

O gol incendiou o Stade de France e intimidou os croatas. A equipe de Luka Modric não abriu mão da estratégia reativa, continuou assistindo a França jogar e acabou pagando caro por isso. 

Com 35′ no relógio, Olise tabelou com Mbappé, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Dembélé que, de primeira, finalizou no canto oposto de Livakovic. O 2 a 0 levou a partida para prorrogação. 

Quem a França enfrentará na semifinal?

Também nos pênaltis, a Espanha eliminou a Holanda, garantiu sua vaga e agora terá a França como adversária na semifinal. O jogo está marcado para o dia 5 de junho, às 15h45 (horário de Brasília). 

Semifinais da Liga das Nações

  • Alemanha x Portugal
  • Espanha x França 
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo