Maignan ‘salva’ Mbappé, França busca remontada contra Croácia e vai à semifinal
Goleiro francês defende dois pênaltis e classifica Bleus na Liga das Nações

Dar a França como morta, nunca é uma boa ideia. E isso ficou comprovado neste domingo (23). Derrotados por 2 a 0 no jogo de ida, os Bleus buscaram uma remontada improvável contra a Croácia e garantiram vaga na semifinal da Liga das Nações.
No Stade de France, em Paris, a seleção francesa devolveu o 2 a 0 e avançou nos pênaltis (5 a 4).
Mbappé, que não marca pelos Bleus desde junho do ano passado (na Eurocopa), desperdiçou ao menos três boas oportunidades durante tempo normal e prorrogação. Para sorte do craque do Real Madrid, Mike Maignan estava em noite inspirada.
O goleiro do Milan defendeu duas cobranças e colocou a França na próxima fase. Classificação merecida, do time que, do início ao fim, impôs um ataque contra defesa.
𝙌𝙐𝘼𝙇𝙄𝙁𝙄𝙀́𝙀́𝙀́𝙀́𝙀́𝙀́𝙎 🔥🔥
— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) March 23, 2025
Menés 2-0 avant le match, les Bleus renversent la situation et s'imposent aux tirs au but face à la Croatie 💪
RDV en juin pour les demi-finales 🔜#FRACRO l #FiersdetreBleus pic.twitter.com/PDFzLkrJoG
França esbarra em ferrolho croata
Atrás no placar agregado, a França não tinha outra alternativa a não ser partir para cima e pressionar a Croácia. Foi o que os franceses fizeram desde o pontapé inicial em Paris. O gol, no entanto, teimou em não sair.
Linhas adiantadas, domínio na posse de bola, “perde-pressiona” bem feito e muita movimentação no ataque. Os Bleus foram muito superiores e produziram para vencer no primeiro tempo. Faltou contundência e capricho no último passe.
Completamente fechada na defesa, a seleção croata abdicou de atacar e apostou num jogo de marcação forte e diminuição dos espaços. Deu certo. Com Livakovic inspirado, os visitantes “amarraram” os donos da casa e seguraram o 0 a 0.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
França mantém ritmo intenso e força prorrogação

A postura francesa não mudou no segundo tempo. Precisando correr atrás do resultado, a bicampeã mundial seguiu em cima da Croácia e foi recompensada aos sete minutos. Em linda cobrança de falta, Olise acertou o ângulo de Livakovic e abriu o placar.
O gol incendiou o Stade de France e intimidou os croatas. A equipe de Luka Modric não abriu mão da estratégia reativa, continuou assistindo a França jogar e acabou pagando caro por isso.
Com 35′ no relógio, Olise tabelou com Mbappé, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Dembélé que, de primeira, finalizou no canto oposto de Livakovic. O 2 a 0 levou a partida para prorrogação.
Quem a França enfrentará na semifinal?
Também nos pênaltis, a Espanha eliminou a Holanda, garantiu sua vaga e agora terá a França como adversária na semifinal. O jogo está marcado para o dia 5 de junho, às 15h45 (horário de Brasília).
Semifinais da Liga das Nações
- Alemanha x Portugal
- Espanha x França