Liga das Nações

Empate entre Itália e Países Baixos foi bom só para a Polônia, que assume a liderança

Itália e Países Baixos ficaram em um empate por 1 a 1, ruim para as duas seleções. Com isso, a Polônia, que venceu a Bósnia por 3 a 0, subiu para primeiro lugar no Grupo 1 da Liga das Nações. As falhas italianas no ataque, com muitos erros de finalização, acabaram pesando contra a Azzurra. Com tudo embolado na classificação, a decisão sobre quem avança ficará para novembro.

[foo_related_posts]

Em setembro, a Itália venceu Países Baixos por 1 a 0, mas desta vez não houve vencedor. Para esta partida, o técnico neerlandês, Frank de Boer, fez muitas mudanças no time. Mudou para um 5-3-2. Marten de Roon estava suspenso pelo lado neerlandês, assim como Andrea Belotti no lado italiano. Ciro Immobile foi o titular no ataque. O técnico Roberto Mancini ainda colocou em campo Giorgio Chiellini, Danilo D’Ambrosio e Leonardo Spinazzola entre os titulares.

Foi o primeiro jogo da seleção italiana em Bérgamo depois do início da pandemia. A Azzurra não jogava na cidade há 14 anos. Por ter sido um foco da doença ao longo do período mais grave da pandemia, foram convidados os prefeitos de regiões que também viveram situação grave, assim como trabalhadores da área de saúde.

Quem brilhou no começo do jogo foi o meio-campista Nicolò Barella. Ele fez um lindo passe para Lorenzo Pellegrini, aos 16 minutos, e o jogador da Roma aproveitou para tocar de pé esquerdo e marcar 1 a 0.

Os italianos poderiam ter feito o segundo com Immobile, em uma bola levantada na área que o atacante demorou para definir a jogada. Immobile novamente tentou, desta vez com um chute potente, mas a bola foi defendida pelo goleiro Jasper Cillesen.

O empate saiu depois de uma jogada cheia de rebatidas. De Jong tocou na esquerda para Daley Blind cruzar para Memphis Depay, que chutou forte, mas a bola rebateu e sobrou para Donny van de Beek completar para o gol e empatar o jogo em 1 a 1.

Depois do empate, foi a vez dos neerlandeses perderem uma chance feita. Luuk De Jong, em uma cabeçada livre, mandou para fora e perdeu a chance da virada. A Itália ameaçou Cillesen com finalizações de Spinazzola e D’Ambrosio, defendidas pelo goleiro, e Leonardo Bonucci, que mandou para fora. Depay também exigiu muito do goleiro em uma finalização e Gianluigi Donnarumma defendeu na ponta dos dedos.

Immobile teve a chance do jogo em um passe errado de Hans Hateboer, mas não conseguiu aproveitar. Chutou em cima do goleiro Cillesen.No final do jogo, Chiellini fez algumas interceptações bastante importantes para impedir que os Países Baixos saíssem com a vitória.

Florenzi, que entrou nos minutos finais, também levou perigo com cruzamentos, mas a bola não chegou ao alvo nem de Kean, nem de Immobile. O goleiro Cillesen também precisou intervir já nos momentos finais, em um lançamento longo para Kean que ele saiu do gol para cortar.

As últimas duas rodadas serão em novembro para definir a classificação. A Itália enfrenta Polônia e Bósnia, enquanto Países Baixos joga primeiro com a Bósnia, depois com a Polônia. Só o primeiro colocado avança à fase final da competição.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo