Liga das Nações

Espanha elimina França, Yamal responde desafeto e brilha em ‘tira-teima’ pela Bola de Ouro

Craque do Barcelona balançou as redes duas vezes na vitória da Fúria por 5 a 4 sobre franceses

Dois dos principais candidatos à Bola de Ouro, Lamine Yamal e Ousmane Dembélé entraram em campo nesta quinta-feira (5) como protagonistas da semifinal da Liga das Nações, entre Espanha e França. Só um deles, no entanto, brilhou: o jovem craque espanhol.

Autor de dois gols, Yamal comandou a vitória da Fúria por 5 a 4. E além dos tentos, o camisa 19 sofreu um pênalti que teve um gostinho especial. Afinal, a infração foi cometida por Rabiot, volante francês que alfinetou o garoto do Barcelona antes da semifinal da Eurocopa de 2024.

Se naquela oportunidade Yamal respondeu o adversário com gol e excelente atuação, o mesmo aconteceu nesta quinta.

O que Rabiot disse para Yamal na véspera da semifinal da Euro 2024?

— Se quiser disputar uma final, terá que fazer mais do que tem feito até agora.

Apontado como talento geracional, Lamine foi peça-chave nas conquistas domésticas do Barcelona em 2024/25 — Supercopa, Copa do Rei e La Liga — e quebrou recordes com a camisa da seleção. Não à toa é um dos favoritos à Bola de Ouro, premiação que também tem Dembélé no páreo.

Destaque na campanha do título inédito da Champions League pelo PSG, o francês larga positivamente na briga por prêmios individuais justamente em virtude da conquista europeia. Foram 35 gols e 14 assistências em 56 jogos para o atacante do Paris. O desempenho frente à Espanha, porém, deixou a desejar.

Apagado durante os 90 minutos, Dembélé pouco produziu e acabou substituído aos 31′ do segundo tempo. Dito isso, se o duelo pela Liga das Nações for encarado como uma espécie de “tira-teima” pela Bola de Ouro, Yamal tem motivos de sobra para comemorar. A conferir o que acontecerá na cerimônia, no dia 22 de setembro.

Perfeita no ataque, Espanha pune França

Era um jogo lá e cá, com ataques rápidos, boas triangulações e ritmo intenso dos dois lados. O equilíbrio em Stuttgart se manteve durante todo o primeiro tempo, mas saiu vitoriosa a seleção que mostrou maior afinidade no terço final de campo. Aos 22 minutos, Yamal achou Oyarzabal, que, dentro da área, fez o pivô e, sem querer, serviu Nico Williams. Livre de marcação e de cara para a baliza, o camisa 11 chutou forte de canhota e venceu Maignan.

E não deu nem tempo da França respirar e assimilar o golpe. Logo na sequência, aos 25′, a Fúria ampliou. Merino tabelou com Oyarzabal, recebeu passe açucarado e finalizou bonito, de bate-pronto, no canto de Maignan. Os Bleus até ensaiaram uma reação antes do intervalo, mas pararam em atuação sólida de Unai Simón — defendeu arremates de Doué, Mbappé e Dembélé.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Insano segundo tempo termina com classificação espanhola

Veio o segundo tempo, e Yamal ampliou a vantagem espanhola. Após ser derrubado por Rabiot na área, o craque do Barcelona assumiu a responsabilidade na marca da cal. Cobrança perfeita: goleiro para um lado, bola para o outro e 3 a 0 Fúria, que não parou por aí. No lance seguinte, Pedri roubou na intermediária, tabelou com Nico Williams e tocou por cima, na saída de Maignan.

Apesar de atordoada, a França conseguiu descontar o prejuízo. Mbappé foi calçado por Pedro Porro na área, e o árbitro não titubeou. Pênalti. O próprio camisa 10 bateu e fez o primeiro dos Bleus. Yamal, entretanto, jogou um balde de água fria nos franceses ao anotar o quinto tento espanhol.

Se acabou por aí? Nada disso… Estreante da noite, Cherki voltou a dar esperança ao time de Deschamps com uma pintura de fora da área. Dani Vivian (contra) e Kolo Muani colocaram ainda mais fogo na eliminatória, porém a insana reação francesa se mostrou tardia. Um histórico 5 a 4 na Mercedes-Benz Arena.

Quem a Espanha enfrentará na final da Liga das Nações?

Portugal será o adversário da Espanha na final da Liga das Nações. Com gol decisivo de Cristiano Ronaldo, a seleção lusitana venceu a Alemanha por 2 a 1, de virada, na última quarta-feira (4), em Munique.

Portugueses e espanhóis medirão forças neste domingo (8), a partir das 16h (horário de Brasília), na Allianz Arena. Às 10h (horário de Brasília) do mesmo dia, Alemanha e França disputam o terceiro lugar do torneio na Mercedes-Benz Arena.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo