Mbappé se aproxima de Henry, e Chelsea ganha ‘comprovação’ em vitória da França
Com gol e assistência do camisa 10, Bleus superam Alemanha e ficam com terceiro lugar da Liga das Nações

O jogo em si não valia muita coisa, mas Kylian Mbappé transformou uma disputa de terceiro lugar na Liga das Nações em mais um dia especial em sua carreira. O gol marcado na vitória sobre a Alemanha (2 a 0), neste domingo (8), fez o atacante do Real Madrid encostar em Thierry Henry no ranking de artilheiros históricos da seleção francesa.
Agora são 50 tentos para o camisa 10, um a menos que Henry. Olivier Giroud, que se aposentou da França em julho do ano passado, lidera a lista com 57 bolas na rede. Antoine Griezmann e Michel Platini completam o top-5.
Maiores artilheiros da história da seleção francesa
1º Olivier Giroud — 57 gols
2º Thierry Henry — 51 gols
3º Kylian Mbappé — 50 gols
4º Antoine Griezmann — 44 gols
5º Michel Platini — 41 gols
6º Karim Benzema — 37 gols
Além de Mbappé, outro destaque do 1 a 0 da França sobre os alemães foi Mike Maignan. O goleiro do Milan esbanjou segurança debaixo das traves, empilhou grandes defesas e justificou o esforço do Chelsea para contratá-lo nesta janela.
O time italiano já rejeitou uma oferta de 10 milhões de euros dos Blues pelo arqueiro. A equipe londrina, no entanto, subiu a proposta para 15 milhões e quer ter uma resposta final sobre as negociações até terça-feira (10), data em que se encerra a janela de transferências “especial” do Mundial de Clubes. A informação é de Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol.
Kylian Mbappé has now scored 50 goals for France.
— B/R Football (@brfootball) June 8, 2025
He’s the third player to reach 50 after Olivier Giroud (57) and Thierry Henry (51) ✨🇫🇷 pic.twitter.com/17oDeunCPL
Como foi a vitória da França sobre a Alemanha
Os primeiros 10 minutos de jogo em Stuttgart foram de um verdadeiro bombardeio da Alemanha. Transições rápidas, triangulações bem feitas e boas chances criadas, que obrigaram Maignan a trabalhar. Melhor em campo na etapa inicial, o goleiro francês operou defesas providenciais e viu os Bleus equilibrarem as ações e responderem à ofensiva adversária.
No geral, a seleção alemã foi melhor no primeiro tempo, mas quem saiu na frente foi o time de Didier Deschamps. Nos acréscimos, Mbappé recebeu lançamento de Tchouaméni na área, tirou Kimmich da jogada com drible rápido e fuzilou o gol de Ter Stegen.
E o tento do camisa 10 condicionou toda a configuração do segundo tempo. Precisando correr atrás do resultado, a Alemanha adiantou as linhas e passou a “empurrar” a França contra seu próprio campo. Coube aos Bleus marcarem forte e apostarem nos contra-ataques, aproveitando os espaços cedidos.
E aproveitaram com maestria. A defesa alemã falhou feio, Mbappé partiu em velocidade e, cara a cara com Ter Stegen, serviu Olise. Com o gol vazio, o atacante do Bayern de Munique deu números finais à partida e garantiu o terceiro lugar para os franceses.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Próximos jogos de Alemanha e França
Passada a Liga das Nações, Alemanha e França agora só voltam a campo em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No dia 4, às 15h45 (horário de Brasília), o time de Julian Nagelsmann visita a Eslováquia, no Estádio Tehelné Pole, em Bratislava.
Os Bleus, por sua vez, terão a Ucrânia pela frente, também fora de casa. A bola rola no dia 5 de setembro, a partir das 15h45 (horário de Brasília).
- Eslováquia x Alemanha — Eliminatórias da Copa — 4 de setembro
- Ucrânia x França — Eliminatórias da Copa — 5 de setembro